Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

0
637
views

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais: saiu no site da Deutsche Welle em junho de 2017. Pena que Donald Trump não viu…A matéria cita patrimônios os mais diversos como a Mata Atlântica, no Brasil; a Estátua da Liberdade, nos USA; e até o Vale da Lua, na Jordânia. Vamos à lista?

A Mata Atlântica:

Segundo a DW “é um dos paraísos protegidos pela Unesco. E já enfrenta ameaças como o desmatamento, a caça indiscriminada e a ocupação irregular. Localizada próximo ao litoral, a região também corre riscos com enchentes, secas, deslizamentos de terra e outros eventos climáticos potencializados pelo aquecimento global”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem da mata atlântica
Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

A Floresta Tropical de Bwindi, Uganda:

Para a DW “quase a metade dos gorilas que ainda vivem livres na natureza em todo o mundo estão em Uganda. São cerca de 880 animais. Mas o aumento da temperatura leva a população que vive em áreas vizinhas à floresta a ocuparem áreas mais frescas. Para os gorilas sobra menos espaço para viver. O contato também aumenta os riscos de disseminação de novas doenças”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem de gorila

Lago Niassa, Malaui

“Altas temperaturas fazem com que a água do gigantesco lago Niassa evapore. O período de chuvas tem se tornado mais curto e a seca se estende cada vez mais. Com isso, o lago tem cada vez menos água. Este é um problema tanto para o ecossistema quanto para os pescadores que vivem do que retiram do lago e as empresas que oferecem mergulhos para turistas”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem do lago Niassa, Malaui
Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

Vale da Lua, Jordânia

“Gargantas estreitas, penhascos e uma vista espetacular são alguns dos pontos altos deste patrimônio mundial. Mais de 45 mil pinturas rupestres, algumas com até 12 mil anos, são uma atração turística. Mas a água na região está ficando ainda mais escassa devido às mudanças climáticas e ameaça animais e plantas que vivem nesta área”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem do vale da lua, jordânia

Ilhas Chelbacheb, Palau

“Não é surpresa que as 400 ilhas Chelbacheb recebam mais de 100 mil turistas por ano. Os vilarejos antigos, lindas lagunas e recifes de corais fazem de lá um paraíso no Oceano Pacífico. Ainda assim, com a temperatura do mar subindo e a água ficando mais ácida, os corais são danificados e ficam brancos, causando seu extermínio”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem de ilha de Palau
Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

Ilha de Páscoa, Chile

“As estátuas Moai na ilha chilena atraem a cada ano 60 mil visitantes. A erosão da costa e a elevação do nível do mar ameaçam as estátuas”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem de moais, ilha da páscoa

Estátua da Liberdade, Estados Unidos

“A Estátua da Liberdade sofre com tempestades cada vez mais fortes e o aumento do nível do mar. Em 2012 , o furacão Sandy danificou a infraestrutura da ilha onde fica a estátua. Alguns acreditam que é apenas uma questão de tempo até que a estátua em si seja avariada”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem da estátua da liberdade
Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

Cartagena, na Colômbia

“A colombiana Cartagena de Índias fica a apenas 2 metros acima do nível do mar. Principalmente o belo centro histórico e portuário da cidade, fundada em 1533, estão ameaçados”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem de cartagena, colombia

Veneza, na Itália

“Embora o fenômeno da “acqua alta” não seja novidade em Veneza, ele está ocorrendo com cada vez mais frequência. E como um dos pontos mais baixos da cidade é a Praça de São Marcos, esta área especialmente turística é uma das mais comprometidas. Em longo prazo, o aquecimento global tende a agravar o problema”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem de Veneza
Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

Fiorde Ilulissat, Groenlândia

“Os icebergs derretem e se partem. Quando o permafrost, o solo permanente gelado, descongela, desaparecem com ele também os sítios arqueológicos. Turistas visitam o fiorde para vivenciar o “Marco Zero” da mudança climática. Para o gelo, o efeito é devastador, mas isso não impede mais e mais pessoas de irem até lá para ver icebergs antes que desapareçam para sempre”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais, imagem do fiorde Ilulissat, Groenlândia

Trump começa declínio ambiental. E agora, como ficamos?

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here