Angra Star: submerso no Rio, Inea inicia retirada

0
3671
views

Angra Star: óleo de navio submerso no Rio: Inea inicia retirada,  embarcação pertence à Frota Oceânica e Amazônica S/A

Angra Star: embora não transportasse petróleo, embarcação contém grande quantidade de óleo combustível e lubrificante. O vazamento pode causar desastre ambiental na baía de Guanabara.

Angra Star, imagem do Angra Star navio na baía de gunabara

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio, promove  uma operação para retirar o óleo do navio cargueiro Angra Star. Ele está parcialmente submerso na Baía de Guanabara.

A embarcação pertence à Frota Oceânica e Amazônica S/A. A companhia  foi notificada para  providenciar a retirada do óleo. Mas nada foi feito.

Na tarde de terça-feira foram colocadas boias para demarcar a área. A embarcação estava abandonada, foi saqueada e acabou naufragando.

O navio chegou ao fundo do mar. Como a área em que ele está é rasa, parte continua acima do nível do mar. Um  vazamento pode causar  desastre ambiental na baía de Guanabara.

PUBLICIDADE

150 carcaças de navios apodrecidos na baía de Gunabara, entre elas, o Angra Star

Matéria de O Globo, de Outurbro de 2015 diz que ” em meio à névoa esparsa que cobria a Baía de Guanabara na manhã de quarta-feira, o Angra Star surgia sombrio, ancorado entre as ilhas do Governador e do Fundão. Adernado à esquerda, com o casco e o convés comidos pela ferrugem, o cargueiro de 133 metros de comprimento não tinha uma viva alma dentro. Lembrava mais um navio-fantasma. Adormecido, numa espécie de cemitério que flutua sobre a baía onde há cerca de 150 embarcações abandonadas.

E assim, de naufrágio em naufrágio, a baía de Guanabara vai se tornando um dos locais mais imundos e poluídos da costa brasileira. É inacreditável o descaso das autoridades cariocas que tanto maltratam e baía em cujo entorno moram os cariocas.

Fábio Grellet, do ESTADÃO Conteúdo

Baía de Guanabara, entenda os motivos da poluição.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here