VIII Classic Boat Festival, no Yacht Clube Paulista

0
681
views

VIII Classic Boat Festival, no Yacht Clube Paulista

O termo ‘náutica’ tem uma ampla gama de significados, sendo utilizado não apenas para descrever a arte de navegar, mas também para referir-se a todas as atividades relacionadas a embarcações praticadas em água – do mar, rio ou lagoa. Essas atividades incluem lazer, reparos, indústria, comércio, esportes, entre outras. O que une a maioria dos entusiastas é a paixão pela atividade que escolheram. Um exemplo é a ‘paixão’ pelos barcos antigos, embora não  muito comum no Brasil. Agora acontece uma oportunidade para os interessados. Será no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de maio: o VIII Classic Boat Festival, aberto ao público, e organizado pelo Yacht Clube Paulista.

Lancha Nikita
A Nikita participou do VII Classic Boat Festival. Imagem, reprodução.

No hemisfério norte eles atraem multidões

Na hemisfério norte os barcos antigos atraem multidões e há diversos eventos para reuni-los, usá-los, e mostrá-los ao público, sejam barcos a motor, sejam os clássicos veleiros. Este é o caso, por exemplo, do Panerai Classic Yacht Challenge, que promove a mais extraordinária das regatas clássicas, no Caribe, e também no Mediterrâneo.

Este escriba participou do Circuito Panerai 2014, a bordo do mítico Shamrock V. O veleiro foi construído especialmente para competir na America’s Cup, uma das regatas mais tradicionais do mundo. Sir Thomas Lipton, o homem que inventou o ‘saquinho de chá’ que ainda usamos hoje em dia, encomendou-o. O arquiteto naval Charles Nicholson foi o construtor.

lancha clássica

Posso garantir que são eventos maravilhosos para quem participa e para quem assiste. Alguns dos barcos são os mais famosos jamais construídos, e em perfeito estado de conservação. Seus donos gastam fortunas para deixá-los idênticos ao dia em que deixaram o estaleiro. São eventos que proporcionam troca de informações entre os aficionados,   que promovem a restauração de barcos antigos devolvendo à água  lindos modelos que, de outra maneira, estariam fadados a desaparecer, e ainda torna a náutica mais conhecida.

VIII Classic Boat Festival

Desde 2015, o Classic Boat Festival encanta o público ao exibir as icônicas embarcações clássicas nas águas da Represa de Guarapiranga.

PUBLICIDADE

O Yacht Clube Paulista organiza o evento, e neste ano, o Moinho Santa Clara ofereceu apoio. O Classic Boat Festival  tem seu próprio site que vale a visita, proporcionando um aperitivo do que acontecerá no sábado e domingo.

lanchas do VIII Classic Boat Festival

Ele vai reunir ‘uma variedade de barcos que deixaram sua marca em diferentes épocas, proporcionando uma experiência envolvente para todos os apaixonados por náutica’. Uma chance única de se reconectar com a história ou descobrir as lendárias embarcações clássicas e suas histórias de sucesso.

barcos de corrida

Haverá corridas de lanchas, e desfiles de barcos construídos entre 1950 até 1970. Com eventos como este, o Yacht Clube Paulista contribui para a difusão da mentalidade náutica, ao mesmo tempo em que expõe raridades em seus jardins e água adjacentes.

Regata de veleiros clássicos

Entre as muitas atrações deste festival, estão as regatas em pequenos veleiros clássicos. Na página do FaceBook esta a chamada: Vem aí, dia 01 de Março, o evento de maior prestígio e grandes emoções. Histórias incríveis, barcos icônicos e proprietários inusitados’. O dia de regatas, 1º de maio, também está aberto aos visitantes que queiram assistir alguns do nomes mais representativos da vela no País. Basta para tanto se inscrever (Mais informações logo abaixo).

Anúncio de regata de veleiros clássicosDesde pelo menos 2016 o Yacht Clube Paulista promove regatas de barcos clássicos, e desde este ano contou com apoio deste site que nasceu para divulgar mais as coisas do mar, entre elas, os barcos.

A abertura do evento neste fim de semana

Além das regatas que acontecerão  quarta-feira, 1º de maio, o evento acontecerá no sábado, 4 de maio e no domingo, dia, 5, das 10hs até 17hs. A entrada é gratuita e o estacionamento custa R$ 30.

foto do site Classic Boat Festival
Página de abertura do site Classic Boat Festival.

Informações: [email protected] ou pelo telefone: 5514-6911 -5514-6912 / 94789-460.

Inscreva-se pelo site Mar Sem Fim

Como dissemos, o evento é aberto ao público em geral, e é grátis. Mas é preciso fazer a inscrição. Numa deferência  especial para o site Mar Sem Fim, se você planeja ir, faça sua inscrição aqui.

Júlio Verne: o escritor você conhece mas, e o navegador?

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here