O resgate do Mar Sem Fim… conseguimos!
O resgate do Mar Sem Fim… CONSEGUIMOS!: Depois de muito trabalho tivemos sucesso. O barco veiou tona dia 31 de janeiro de 2013. Recorro ao diário de bordo para relembrar: ” pontualmente, às 07hs da manhã ouvi silvo da alvorada. Eu já estava acordado”.
“Desde às 05h30, quando o despertador de don Francisco tocou, não consegui mais dormir. Esperava apenas o apito para descer e tomar o café da manhã”.
Leia também
Ano novo chinês no Polo SulFoca Leopardo, um predador antárticoEnfrentamos vendaval durante o resgate do Mar Sem FimEstava gelado. Na balsa não existe proteção
“Ou você fica exposto aos elementos, ou trancado na pequena cabine, sem calefação. Não sei o que é pior. Aos poucos o frio vai minando as forças. Os pés, por mais grossas que sejam as meias e botas, ficam duros de frio. As mãos também. O nariz escorre sem parar. O corpo começa a doer. A paciência diminui, por maior que seja a esperança e a torcida pra faina dar certo”.
Chega um momento que você torce pra coisa acabar. Mesmo que o barco ainda esteja lá embaixo, inerte, grudado no assoalho do mar. Com tristeza, desapontamento, e uma ponta de alívio, voltamos para o Felinto Perry.
PUBLICIDADE
“Fué un dia negro, Joao,” sem til mesmo. É assim que ele me chama: Jô-áo.
Não houve comemoração pro aniversário de don Francisco.
Logo depois do jantar o Comandante Luiz Felipe desceu e, com sua equipe, analisou o trabalho.
Mais lidos
Conferência dos oceanos da ONU 2022, apenas mais uma?Tubarão Port Jackson, um tipo muito estranhoManchas de óleo, primeiro mapa global da poluiçãoÉ preciso mais agilidade, ainda que don Francisco só tenha trazido quatro mergulhadores para o complexo trabalho em ambiente tão hostil. Ficou decidido que alguns oficiais da Marinha vão mergulhar hoje. E que o trabalho deveria começar tão logo houvesse luz. Há mais uma frente chegando esta noite. Não há tempo a perder.
11hs40 – locais
“A última boia acaba de ser enchida. Caramba, o Marzão tá subindo!!!!!!!!
“Ele vem vindo….a chaminé está saindo da água!!
“Puta que o pariu! Conseguimos!!!!!!!”

Watch this video on YouTube
Capitão João Lara…
Ter auxiliado na faina de reflutuação do “Mar Sem Fim”, foi uma experiência ímpar, e muito especial. Sua responsabilidade ambiental nos retrata a importância de zelarmos pela nossa natureza.
Parabéns João Lara, “Mar Sem Fim” deixou-nos um grande legado… Sozinhos temos dificuldades em concretizar algo, mas unidos somos capazes…
Que venha “Mar Sem Fim 2”.
Parabéns……
Graaande amigo, que prazer em falar com você! E que mensagem linda a sua. Muito obrigado. Acabao de saber que o MSF já está navegando no Beagle! Sucesso para todos nós. Abração
Sensacional, vibrei muito com todo este esforço e garra para recuperar este barco que já tem uma história vitoriosa!
Parabéns, João
Valeu,Fernando, abracos, obrigado pela mensagem.
Amigo, João, eu e Jacqueline estamos vendo imagens incríveis do mar sem fim, queremos fazer reserva já para viagem inaugural…..
Parabéns a Marinha do Brasil, ao amigo Plínio e equipe e principalmente a você, que tanto lutou por essa vitoria conquistada.
Abrs e parabéns a todos ai…
Graaaande Junior, obrigado por mais esta. Saudades amigo. abracao
muito obrigada Joao
belissimo trabalho
parabens!
Valeu, Bo, grande bjo.
parabens, acompanho todas as expedições e fiquei muito sentido quando do ocorrido, abraços, ZKThies.Bahia,Brasil
Obrigado, Bahia, grande abraco!
Sr. João… engraçado como o assunto é abordado na reportagem. Na hora que o Sr. fala do prazer que o barco lhe deu, o Sr. diz no singular, primeira pessoa (“tanto prazer me deu”). Quando fala do trabalho realizado para retirar o barco do fundo do mar austral na Antártica (área em que a comunidade internacional exerce forte atenção e cuidado), o Sr. fala também na primeira pessoa, porém no plural (“nós trabalhamos, nós resgatamos o barco”). Porém, o Sr. não menciona sequer uma palavra de reconhecimento e agradecimento aos reais atores brasileiros e parceiros responsáveis por tal empreitada, estes, sim, os verdadeiros “salvadores da pátria” que permitiram “limpar” o nome do Brasil, diante das lambanças que o Sr., em primeiríssima pessoa, causou ao ambiente com esse tal “prazeroso” e irresponsável cruzeiro particular a bordo do mar sem fim (que manchou o nome dos brasileiros que lá trabalham com todo respeito às normas internacionais de atuação na Antártica), sem se dignar a citar os nomes das pessoas e instituições que, por fim, atuaram na empreita mostrada na reportagem. Isso parece mais um documentário pequeno-burguês para satisfazer ego(s) particular(es) e menosprezar o esforço do Estado brasileiro em conduzir atividades responsáveis naquele continente branco e protegido por um tratado internacional. Ali não é Brasil e o Sr. não desfruta de individualidade egoísta. Tudo que qualquer brasileiro fizer lá, repercute e incide sobre o nome do país, para o o bem e para o mal. No seu caso, isso tudo é lamentável, Sr. João filho do Estadão! Aproveito para parabenizar às instituições responsáveis por honrar o nome do Brasil, apagando o irresponsável nome do Mar sem Fim do fundo das águas protegidas da Antártica.
Sr Exu, a unica coisa que vou dizer e que tenho muito, mas muito orgulho de ser filho do Estadao.
Xau
Nossa João…sem palavras!Força!!!!!
Obrigado, amiga, abracos
Nossa João e todos aí, que coisa emocionante, haja coração heim ! Força que tudo volta, vcs merecem mesmo ! Todos sabem do seu amor por esse barco ! Bjs
Obrigado, renata, estamos no fim, gracas a ajuda de todos. bjs, obrigado
Lindo e emocionante resgate. Parabéns, João.
Ana e Belarmino( ao meu lado e torcendo)
Obrigado, queridos amigos. bjs, e abracos
João,
Experiência única a epopéia por Vc. vivida até aqui. Parabéns pela coragem e, BONS VENTOS que sem dúvida – ainda – estão por vir!!!
abração,Aurélio