Tudo pronto para a saída. 15/1/2013.

14
1330
views

Finalmente chegou a hora da partida. Depois de passar, e repassar, a função de cada um assim que chegarmos na Antártica, em sucessivas reuniões a bordo do Felinto Perry, chegou o momento tão esperado.

O Felinto Perry sai amanhã de Punta Arenas.
O Felinto Perry sai amanhã de Punta Arenas.

Nesta quarta, 16 de janeiro, às 10 horas da manhã, “ suspendemos” , como se diz no jargão da Marinha, em direção a Antártica.

Está tudo pronto, contratos assinados, a documentação do Mar Sem Fim preparada  para receber “baixa” na baía Fildes, por parte da autoridade naval chilena para, em seguida, o barco ser rebocado de volta para Punta Arenas.

O cinegrafista Alessandro Taques.
O cinegrafista Alessandro Taques.

É muito duro contar o que estou prestes a dizer, mas não posso omitir: ao contrário do que muita gente pensa, via recados que recebo através de meu site, ou nas redes sociais, o Mar Sem Fim não navegará outra vez. Depois de quase um ano debaixco dágua não há muito o que se possa fazer. De volta a Punta Arenas aquele lindo barco, tão querido, será vendido como sucata.

Então será o momento de fechar esta página marcante de minha vida e, ao mesmo tempo, abrir outra. Neste novo capítulo outro barco está contemplado, e muitas outras viagens virão.

Plinio Romeiro Jr.
Plinio Romeiro Jr.

Pretendo continuar a fazer documentários com foco na costa brasileira, como o que já comecei a gravar para a TV Cultura, cuja estréia está prevista para Março. Desta vez vou mostrar todas as Unidades de Conservação Federais da zona costeira. São 62, espalhadas desde o Rio Grande do Sul, até o Amapá.

Alexandre Nogueira, editor e cinegrafista.
Alexandre Nogueira, editor e cinegrafista.

Mas agora o momento é outro. A história do Mar Sem Fim está em seu epílogo mas ainda não terminou.

É hora de eu, e meus companheiros, nos concentrarmos na tarefa para a qual viemos: gravar documentários mostrando o resgate do Mar Sem Fim.

Amanhã às 10hs saímos de Punta Arenas e descemos pelo estreito de Magalhães até a beirada do Pacífico. Então seguimos pelos canais da Patagônia até atingirmos o Beagle, que nos levará ao través do Cabo Horn. A partir daí iniciamos a travessia do Drake até chegarmos na ilha Rei George, 500 milhas depois.

De Punta Arenas até o Cabo Horn. Em seguida a travessia do Drake. Sábado estaremos na Antártica.
De Punta Arenas até o Cabo Horn. Em seguida a travessia do Drake. Sábado estaremos na Antártica.

A previsão de chegada é para a tarde de sábado. Durante este período não sei se terei condições de alimentar o site. É possível que eu possa mandar textos, mas fotos, não.

Uma vez na Antártica voltaremos a ter contato.

Até lá.

Comentários

14 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,estou aqui no Brasil torcendo para que td de certo.Meu esposo faz parte da tripulação do Felinto-Sargento Schiavon,estarei aqui atrás de notícias e orando.Fiquem com Deus.

  2. É com muito pesar que fico sabendo que o MSF não vai voltar a ativa, mas espero ansiosamente por novas aventuras da nova embarcação. Sucesso, muito sucesso.

  3. vai com fé irmao… traz o veleiro de volta… ele já se tornou patrimonio nacional somente pelas aventuras que ja passou e pelas maravilhosas reportagens que voces ja fizeram… Joao Lara… mande um grande abraço ao mestre Alonso e a Paulinea tbm… sucesso ai!!!

  4. Hola João!! deu pra sentir que vc está “pronto” pra encerrar esse capítulo tão especial de sua vida..parabéns pela garra.
    Tudo pronto e todos prontos…então até lá ! e muitaaaaaaaaaaaaaa sorte pra todos!
    bjo grande
    Cris C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here