Geleiras da Ilha Nelson, Shetlands do Sul, Antártica
Geleiras da Ilha Nelson: o resgate do Mar Sem Fim foi realizado no Verão 2012 – 2013. Recorro ao diário de bordo para relembrar. Era o dia 17 de janeiro de 2013:” às 10 horas da manhã de ontem, pontualmente, o Felinto Perry “suspendeu” de Punta Arenas.

“O dia estava bonito, com sol, algumas nuvens e não muito frio. Iniciamos a descida pelo Estreito de Magalhães. Um par de milhas para baixo saímos do canal principal, que leva ao Pacífico, e entramos por outros, menores, adjacentes que, através de um labirinto de ilhas montanhosas, repletas de geleiras milenares, acabam por desembocar muitas milhas abaixo, no Canal de Beagle, porta de entrada e saída para a Antártica”.
Leia também
Ano novo chinês no Polo SulFoca Leopardo, um predador antárticoEnfrentamos vendaval durante o resgate do Mar Sem FimA bordo do Felinto Perry
Atravessando o Drake escrevi: “estou dividindo uma cabine com “don” Francisco Ayarza, dono da empresa Nautilus, que contratei para reflutuar o Mar Sem Fim”.
“Uma figura: 79 anos (vai fazer oitenta a bordo, dia 30/1), barba rala e porte elegante. Ele lembra a figura do capitão Hadock, dos livros de Tim Tim. Não fosse a barba branca, eu diria que era uma cópia do capitão dos quadrinhos. Mas, ao contrário, é uma flor de pessoa. Amável, refinado e, sobretudo, calmo”.
“Começou a mergulhar nos anos 50, trabalhando em plataformas de petróleo na região do estreito de Magalhães. Quando este minguou, especializou-se em recuperar naufrágios”.
PUBLICIDADE
20 de janeiro de 2013
Ainda o diário de bordo: “às sete da manhã avistamos Rei George, distante 6 a 7 milhas. E tivemos mais uma boa notícia: o sol apareceu pela primeira vez! A Antártica, com sol, é o paraíso dos fotógrafos e cinegrafistas. As cores ganham intensidade; os contornos, nitidez. O ar limpo aumenta o campo de visão. E a paisagem belíssima se destaca. Surpreende. O conjunto é de arrepiar”.
Chegada: o trabalho depende do tempo
Quando o tempo está bom todos seguimos para o local do naufrágio. Quando não está, aproveitamos para passear. Foi assim que visitamos as geleiras da Ilha Nelson.
Passeio que fizemos até a Ilha Nelson, em 4 de fevereiro 2013, durante um descanso nos trabalhos de resgate do mar Sem Fim.

Watch this video on YouTube
Hola João!! td bem?
Ainda vou conhecer esse lugar…muito legal!
bjo grande!
Tudo bem, Cristina. Se tiver a chance, não perca. É inesquecível. Vc nunca viu nada igual! bjs
muito bom gostei de ver ,sucessos ao mar sem fim, parabéns.