Costa Concordia, vídeo gravado por mergulhadores

4
1526
views

Costa Concordia, vídeo gravado por mergulhadores

Costa Concordia: Atualizado

A carcaça do navio de cruzeiro Costa Concordia impõe pena. E faz pensar na angústia dos passageiros abandonados pelo capitão.

costa concórdia, imagem do navio costa concordia deitado no mar

Capturando imagens do interior do navio

Dias antes de finalizarem as instalações dos estabilizadores para a reflutuação, mergulhadores da polícia entraram a bordo e capturaram imagens surpreendentes. Escadas misteriosas, lojas, corredores, móveis e pertences que foram deixados às pressas pelos  passageiros em pânico.

Acidente foi em 2012. Havia 4.200 pessoas a bordo

O acidente aconteceu em 2012, com 4.200 pessoas a bordo. O capitão, Francesco Schettino, ex-comandante do navio, foi condenado em Maio de 2017 a 16 anos de prisão por sua covarde ação no naufrágio do cruzeiro quando morreram 32 pessoas.  Os promotores pediram pena de 26 anos de prisão para Schettino. O acidente é de janeiro de 2012.

Francesco Schettino, Comandante cagão

Costa Concórdia, imagem do comandante Francesco Schettino
Francesco Schettino: o comandande cagão

Além de conduzir o navio perto demais da costa, Schettino feriu uma das mais severas leis do mar: abandonou o navio antes de salvar a tripulação. Ficou célebre a bronca que levou do capitão da Guarda Costeira Gregorio De Falco quando estava num bote enquanto os passageiros apavorados tentavam se salvar: “Vá para bordo!”

Companhia é multada

A companhia dona do navio, Carnival Corp, pagou multa de 1 bilhão de euros (US$ 1,13 milhão) para encerrar o caso e promotores aceitarem acordos com cinco outros funcionários.

O navio

O Costa Concordia foi um navio de passageiros  operado pela Costa Crocieri . Foi construído pelos estaleiros da Fincantieri em Gênova. Lançado ao mar em setembro de 2005,  realizou sua viagem inaugural em julho do ano seguinte. O Costa Concordia encalhou na Isola del Giglio em 13 de janeiro de 2012. Emborcou parcialmente, com 32 pessoas morrendo presas a bordo. Foi declarada perda total.  O navio foi  levantado do mar em julho de 2014, sendo  rebocado até Gênova e desmontado.

O vídeo  revela o mundo fantasmagórico deixado pelo pânico que atingiu tripulantes e passageiros na fatídica noite do naufrágio na ilha de Giglio, na Toscana.

Conheça a história do Angra Star, submerso no Rio.

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

4 COMENTÁRIOS

    • Pois eu, não, Nathan, não queria nada para recordar tanta bobagem, covardia, e mortes. Mas respeito sua opinião. Abraços e volte sempre!

  1. Eu assisti um vídeo ” A Vingança do Tubarão” de um Professor Marítimo explicando: a pele do tubarão absorve os metais pesados do mar. Quando uma pessoa come pele na sopa de barbatanas, ela esta comendo os metais pesados como mercúrio e os outros. Se uma grávida tomar a sopa várias vezes a criança terá excesso de mercúrio e outros metais pesados no corpo.
    Gostei muito de seus vídeos

    • Olá, Beatriz, obrigado pela mensagem e bem- vinda a bordo do Mar Sem Fim! Isso acontece com qualquer organismo marinho. Nós poluímos, depois comemos a poluição. Obrigado pela audiência. Vo;te sempre! abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here