Viagem da Kika, Península Antártica, relato Nº 14

329
views

Viagem da Kika, Península Antártica, relato Nº 14

A Antártica tem o poder de nos transportar para outro mundo. Somos completamente tomados pela beleza, aquela que toca a alma. Hoje vamos comentar nossa visita a Península Antártica.

Três viagens à Península Antártica

Durante o verão fizemos três viagens à Península Antártica, sempre partindo de Ushuaia, conhecida como a cidade mais austral do mundo. Atravessar o Drake é um rito de passagem. Nomeado em homenagem ao explorador inglês do século XVI Sir Francis Drake a passagem compreende 480 milhas de mar aberto, é o trecho mais curto para se chegar à Antártica desde qualquer ponto do planeta.

Nestas latitudes não existe nenhuma massa significativa de terra que impeça o vento e a ondulação, este mar impõe respeito a qualquer navegador. A poderosa Corrente Circumpolar Antártica absorve 43% do dióxido de carbono do mundo e ainda conhecemos muito pouco sobre ela.

Atravessando o Drake

No Drake podemos avistar, além de outros pássaros e mamíferos, uma grande variedade de albatrozes. O albatroz gigante é um magnífico viajante que pode atingir 3,50 metros de envergadura e voa sem esforço no oceano aberto, principalmente com muito vento. Rumando sul atravessamos a Convergência Antártica, a partir deste ponto a agua fria das correntes antárticas submerge sob a agua mais quente subantártica criando uma zona altamente produtiva para o krill, um tipo de camarão que é a base da cadeia alimentar do ecossistema da Antártica, dele se alimentam desde pinguins até baleias.

Ilha Decepção

Depois de três a quatro dias de travessia chegamos na Ilha Decepção, atravessamos a estreita Janela de Netuno e entramos na cratera de um vulcão. Na Baía dos Baleeiros avistamos as ruinas da fabrica processadora de óleo de baleias norueguesa do inicio do século XX, com carcaças de barcos e baleias compondo a paisagem.

imagem da ilha Deception
A ilha Deception.

Posteriormente bases cientificas foram estabelecidas, inclusive um hangar britânico no local de onde partiu o primeiro sobrevoo do continente antártico em 1928. Com as erupções do final da década de 60 as instalações ficaram parcialmente soterradas por lava e as bases científicas foram evacuadas. Na praia, envoltos pelo vapor, nos banhamos na água do mar naturalmente aquecida e apreciamos o cenário desconcertante.

PUBLICIDADE

Viagem da Kika, Península Antártica

Seguimos navegando rumo sul ao longo da costa oeste da Península Antártica, através de canais e baías bastante abrigados do vento e da ondulação. Os dias de verão são longos e podem ser bastante ensolarados com temperaturas amenas. À noite dormimos ancorados, dentro do barco o aquecedor a diesel mantém o ambiente cálido. A bordo somos doze pessoas, quatro tripulantes e oito passageiros, a aventura humana torna-se uma experiência gratificante de solidariedade e tolerância.

imagem de cozinha de um veleiro
O encontro com a filha Samanta, na foto cozinhando a bordo do Kotic.

Numa das viagens nos encontramos com o Kotik, o célebre veleiro construído por Oleg e Sophie Bely. Seu filho Igor herdou o barco e junto com minha filha Samanta navegam todos os anos para a Península Antártica, seguindo a tradição da família.

A sincronia para que dois veleiros se encontrem num universo vasto como a Antártica é forte e eu me senti a mãe mais afortunada do mundo, passei 24 horas com eles desfrutando cada minuto.

Vida selvagem

Nesta época do ano a vida selvagem é abundante, avistamos muitas baleias, diversos tipos de focas, pinguins e pássaros. Ao longo do verão assistimos ao rápido ciclo reprodutivo dos pinguins-gentoo, muito presentes nesta região.

imagem de pinguins
Os pinguins Gentoo.

Eles fazem seus ninhos com pequenas pedras e é muito divertido ver como tentam roubar pedras dos vizinhos. As fêmeas colocam dois ovos e os pais se revezam na criação dos filhotes, enquanto um fica no ninho o outro sai para pescar.

Os adultos alimentam suas crias regurgitando comida digerida, o pequeno coloca sua cabeça dentro do bico dos pais para comer. Com 4 a 5 semanas de vida os filhotes ficam agrupados em creches aos cuidados de um adulto. Com 7 a 8 semanas os pais se recusam a alimentar seus filhotes para que sejam independentes e aprendam a pescar.

Canal Lemaire

Durante os meses de janeiro e fevereiro nos deparamos com muito gelo no Canal Lemaire e não conseguimos prosseguir até a base ucraniana Vernadsky. O estreito canal ladeado por penhascos escarpados é tão lindo que é apelidado de “Kodak Gap”.

imagem de gelo no mar austral
O ‘pack ice’ dificulta a navegação.

Abrigamos em Port Charcot onde nos encontramos com outros veleiros que tampouco conseguiam passar. Nos primeiros anos do século XX o francês Jean-Baptiste Charcot invernou duas vezes nesta região, ele foi o primeiro a cartografar a costa oeste da Península Antártica.

Nesta bela baía que leva seu nome há uma colônia de pinguins e uma trilha que leva ao topo do morro com uma vista 360˚ espetacular, dois casais do nosso grupo decidiram acampar em terra.

PUBLICIDADE

Em fevereiro fizemos uma expedição com um grupo de alpinistas australianos buscando conquistar picos nunca antes escalados. No final do verão o gelo está mais derretido e a chance de conseguir chegar em lugares de acesso difícil é maior.

Viagem da Kika, Península Antártica: a base ucraniana Vernadsky

Navegamos diretamente para Vernadsky onde celebrei meu aniversário com muita animação dos anfitriões ucranianos e vodka. Depois seguimos rumo sul, numa região desabrigada e pouco frequentada por outros veleiros.

imagem da base ucraniana Vernadsky, na Antártica
Vernadsky, à direta, próxima ao mar.

Encontramos muito pack ice, gelo marítimo à deriva que se desloca com o vento e a correnteza. O Antarctic é construído com chapas de alumínio espesso e consegue abrir caminho através do gelo flutuante desde que não esteja concentrado em blocos.

Navegamos pelas ermas baías Beascochea e Leroux e fizemos algumas ancoragens surpreendentes numa zona onde as cartas náuticas não são detalhadas. As condições de vento e correnteza podem mudar radicalmente em pouco tempo, o desafio não se trata apenas de conseguir chegar em determinado lugar mas poder retornar semanas depois para resgatar as pessoas. São decisões de muita responsabilidade.

Ilha Anvers

A equipe finalmente optou por fazer a travessia inédita de uma cadeia de montanhas chamada Achæan na Ilha Anvers, mais ao norte. Escolheram um local que consideraram adequado para desembarcar, levaram quilos de equipamentos e provisões para duas semanas.

imagem de paradise harbor, Antártica
Paradise Harbour, ao fundo a ilha Anvers.

Nos comunicávamos pelo radio cotidianamente para passar a meteorologia. Eles montaram um acampamento base a partir do qual se locomoviam por um território completamente inexplorado. Para retornar ao barco fizeram uma travessia com esquis puxados por kites, as imagens que trouxeram eram de pura aventura e liberdade.

imagem de escaladores na Antártica
Explorando a Península Antártica.

Leia o relato anterior da viagem da Kika