Veleiros embelezam o mar
Alguns são pequenos, outros grandes. Uma parte deles é como uma Ferrari: uma máquina de tecnologia que “voa” pelos mares. Existem os antigos e os modernos. Mas todos os veleiros embelezam o mar.
Com suas velas coloridas eles embelezam os mares do planeta. Mas o melhor mesmo é que, além de tudo, usam energia limpa para navegar: não poluem jamais.
Um pouco da história dos veleiros
O wikipedia diz o seguinte:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemConheça o Estreito de Malaca, um dos mais movimentados do planetaChuva provoca caos em Balneário Camboriú, SCUma ‘nova era’ nas entrelinhas dos incêndios na CalifórniaDe invenção que se perde no tempo. Há notícias das primeiras embarcações a vela nas redondezas do Mar Mediterrâneo, com gregos e depois os romanos utilizando barcos que aproveitavam mais o vento a favor, com velas ainda não desenvolvidas. A vela chamada latina, com um corte quase em forma de triângulo e manobrável, foi utilizada em barcos pesqueiros ao fim da idade média pelos genoveses em seu comércio com Bizâncio, passando pelos Vikings, que aperfeiçoaram o sistema de quilha e vela, utilizando-se tanto da forma de vela quadrada como de vela em forma de triângulo, utilizando-as de conformidade com o mar enfrentado, e finalmente com os navegadores ibéricos, que realizaram os grandes descobrimentos em suas caravelas.
Com seu apogeu no início do século 19, quando os grandes clippers eram os reis dos mares, foram superados como meio de transporte pelo barco a vapor, mas sobreviveram como barco de lazer e esporte.
PUBLICIDADE
Os veleiros mais velozes são os multicascos, também conhecidos como catamarãs.
Existiram vários tipos de veleiros, maiores como os Clippers e Cutters, ou mais lentos mas mais armados, como por exemplo o Vistoria, navio Almirante de Nelson.
O circuito Panerai é um tradicional encontro de veleiros clássicos do qual já tivemos o prazer de participar. Mas, voltando ao texto do wikipedia, o que o site não disse, é que um dos primeiros povos a usar a vela como propulsão foram os egípcios milhares de anos antes de Cristo.
No Brasil o mais tradicional circuito de competições à vela é o que acontece todos os anos em Ilhabela. Mas não é o único. Há outros também fortes em Ubatuba, Rio de Janeiro, e Santa Catarina. No mundo uma das mais conhecidas é a regata de volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race.
Este vídeo é um show em termos de vela.
Bons ventos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Veleiro;
Conheça os dez livros náuticos que todo homem/mulher do mar deveria ler