Vegetação na Antártica? Perigo à vista

2
2835
views

Vegetação na Antártica? Perigo à vista

Vegetação na Antártica? O site superinteressante traz matéria alarmante. “Um sinal preocupante do aquecimento global é que o gelo do litoral da antártica está dando lugar a musgos. Matt Amesbury, pesquisador da Universidade de Exeter, autor de um estudo informou que

a Antártica não vai ficar totalmente verde, mas vai ficar mais verde do que é hoje

Vegetação na Antártica?, imagem de vegetação na antártica
Plantas na Antártica? perigo à vista!

Só 2% do litoral da Antártica estava livre de gelo

Até bem pouco atrás apenas 2% do continente branco estava livre de gelo. Normalmente no litoral. Mesmo local escolhido para instalar as bases dos 30 países do tratado antártico. Este pequeno espaço é disputado por bases científicas e pássaros para nidificarem. A matéria diz que “medições inéditas indicam que, nos últimos cinquenta anos, o aquecimento global já derreteu as áreas de clima mais ameno da Antártica e abriu espaço para grandes extensões de rocha nua, agora cobertas de musgo”.

Não é fácil reverter esta tendência

O autor da pesquisa informa que

Esse fenômeno está ligado a outros processos que estão ocorrendo na península [área mais habitável do continente, próxima ao sul da Argentina]. Um deles é a diminuição dos glaciares, que libera novos trechos de terra sem cobertura de gelo – os musgos são colonizadores muito eficientes dessas áreas.

O artigo, publicado originalmente na Courrent Biology é o primeiro a avaliar o impacto das mudanças climáticas recentes na biologia da Antártica.

Escavando o chão da Antártica para descobrir efeitos do aquecimento

O chão não mentiu, diz Matt. “A taxa de crescimento de musgos está quatro ou cinco vezes mais alta do que era antes da década de 1950. O resultado bate com análises feitas em 2013 em uma ilha a mais de mil quilômetros de distância do foco da pesquisa atual – prova de que o fenômeno não é uma variação local, mas algo generalizado”.

A responsabilidade de nossa geração

Ela aumenta na mesma medida que vemos as mudanças por nós impostas na Terra. Em breve os oceanos terão mais plástico que peixes. Os habitats marinhos, na faixa de transição entre terra e mar, estão desaparecendo numa rapidez nunca antes vista.

Vegetação na Antártica? , imagem da grande barreira de corais morta
Grande Barreira de Corais: 30% morta pela acidificação.

Manguezais estão sendo extirpados pela especulação imobiliária e poluição.

Vegetação na Antártica? imagem do vale do rio jaguaribe cujo mangue foi extirpado
Vae do Jaguaribe, Ceará. Onde se via manguezais, vê-se piscinas criatórias de camarão

E nem os costões rochosos escapam da especulação:

Vegetação na Antártica? costão rochoso com placa de vende-se

Agora conseguimos a façanha de contribuir para vegetação na Antártica? Afinal, de quem é a culpa pelo aquecimento se não nossa?

Não bastam os agrotóxicos que ameaçam a vida das aves marinhas da Antártica?

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Putz!!! Pela foto, o broto parece atrás dos pinguins de Adelia… Considerando que estes pinguins possuem 46-75 cm de comprimento, e o broto de alguma dicotiledonia parece maior que os pinguins, é para sair correndo mesmo 😀 KKKKKKK

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here