Antártica: calor recorde!

0
459
views

Recorde de calor, semana passada, na Antártica

antartica calor recorde
Icebergs parecem de obra do outro mundo.

 Antártica: calor bate recorde!

Parece incrível, mas é verdade. A fonte é o jornal ingês The Independent. O dia mais quente da história do “Continente Gelado” aconteceu terça- feira da semana passada,  24 de março de 2015, quando foram registrados inacreditáveis 17.5 graus Celsius, na base argentina Esperanza, localizada no extremo norte da península antártica. O jornal informa espantado que, “neste mesmo 24 de março, a temperatura na Antártica estava mais quente que no do Reino Unido, onde o verão acaba de começar”.

antartica calor recorde
O espectro de cores não tem rival
antartica calor recorde
A capa de gelo sobre o continente varia entre cinco e seis quilômetros de espessura.

Novo estudo confirma aquecimento

“Quinta- feira da semana passada um novo estudo foi publicado, revelando que a Antártica esta perdendo 310 quilômetros quadrados de gelo a cada ano”, diz o Independent.

Maluquice do clima

Este tem sido um ano pródigo em doidices do clima. Tanto no Hemisfério Norte, como no Sul, os recordes são anunciados quase diariamente. Setembro parece ter sido o mês mais quente na história do planeta.

O Brasil e a Antártica

 E pensar que tem gente no Brasil, como o deputado Aldo Rebelo, ex- presidente do Congresso Nacional, que ainda diz que é invenção. Vale a pena ler o relatório no qual Rebelo propôs as mudanças do Código Florestal, nem que seja para dar boas gargalhadas. Apesar do calhamaço ter quase 300 páginas, na época tive a pachorra de ler. Você   pode encontra-lo na net. Além de questionar o aquecimento global, Rebelo vai buscar apoio no Índio Poti, Jesus Cristo e Tonico e Tinoco , entre outros, para defender a surrada tese de que ‘tudo não passa de conspiração dos países ricos querendo tomar conta dos pobres’. Escrevi um artigo a respeito. O que estes personagens têm com a história? Bem…leia o relatório.

Antártica, maior joia do planeta

Tive a felicidade de ir quatro vezes para a Antártica, apesar de sofrer uma grande perda numa dessas viagens. Fiquei deslumbrado com o  continente. Recomendo a todas as pessoas que façam a experiência. É algo inesquecível, mexe com a cabeça, as emoções, provoca, encanta, deslumbra até um paralelepípedo. Não tenho dúvidas em afirmar que a ” última fronteira”  é a maior joia da Terra. Nada se compara à ela.

Temperatura no verão

A temperatura da Antártica, no verão, oscila entre -5ºC, e 5ºC. Ao menos era assim antes deste novo fenômeno. Nem tão frio como pensava o vulgo. O problema não é tanto a temperatura, mas o vento e o efeito que ele produz, a sensação térmica que, mesmo com temperatura relativamente amena, pode  nos levar a sentir um frio de menos 30ºC. Na Antártica, no verão, tudo depende do vento.

Seja como for, se alguém ainda tinha dúvidas sobre o aquecimento da Terra, agora acredito o que mudará de opinião. Será deputado?

Mar Sem Fim já vem alertando há algum tempo sobre o aquecimento de nossos Pólos. Você também pode conferir o nível crítico que está o Ártico.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here