Espécies curiosas de tubarão, conheça

2
461
views

Espécies curiosas de tubarão: uma delas, nunca vista antes, o Tubarão- babado, foi capturada na Austrália

Espécies curiosas de tubarão: pescadores que trabalhavam nas águas do sudeste australiano capturaram um espécime raro do Tubarão-babado, conhecido como o “fóssil-vivo”, já que existe há 80 milhões de anos.

espécies curiosas de tubarão, imagem de tubarao nunca visto antes
Espécies curiosas de tubarão

Espécies curiosas de tubarão: o tubarão- babado tem 300 dentes!

A cabeça e a cauda dessa espécie são semelhantes às de um tubarão comum; no entanto, ele tem 300 dentes, divididos em 25 fileiras, e seu corpo é mais parecido com o de uma enguia gigante.

O tubarão capturado, com dois metros de comprimento, foi encontrado nas proximidades do lago Entrance, no estado australiano de Victoria. De acordo com Simon Boag, da SETFIA (Associação da Indústria de Pesca com Rede do Sudeste),

essa é a primeira vez que esse animal foi visto. Ele parece ter 80 milhões de anos. Tem um aspecto pré-histórico, parece de outro tempo.

Cientistas da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial confirmaram que se trata de um tubarão-babado, espécie conhecida dentro do meio acadêmico, mas raramente vista por pescadores. Apesar de o animal ser encontrado em profundidades superiores a 1.200 metros, o espécime em questão foi capturado a 700 metros abaixo da superfície aquática.

Recentemente o Mar Sem Fim também mostrou outra espécie rara de tubarão capturada nas Filipinas.

Você já ouviu falar do tubarão Megalodon? No vídeo abaixo você conhece um pouco dessa espécie de tubarão que seria a maior que já passou pelo planeta. Cientistas dizem que já não encontramos mais nenhum Megalodon nos oceanos, porém….

O Megalodon tinha até 20 metros de comprimento, seus dentes chegavam a três vezes os dentes de um grande tubarão branco e o alimento favorito desse monstro dos mares era, pasmem: baleias!

Conheça outra espécie curiosa de tubarão: o Tubarão Japonês Cabeça de Touro

espécies curiosas de tubarão, imagem do Tubarão japonês cabeça de touro

Nome Latino: Heterodontus japonicus

Família: Heterodontidae

Identificação: cabeça de touro com corpo cilíndrico. Torso castanho claro. Duas grandes barbatanas dorsais. Primeira dorsal que dá origem às nadadeiras peitorais da frente.

Tamanho: 18 centímetros no nascimento. Um metro e 20 centímetros de comprimento máximo.

Habitat: Recifes rochosos e florestas de kelp dos 6 aos 37 m.

Abundância e distribuição: Noroeste do Oceano Pacífico, Japão, península coreana, Sul da costa da China até Taiwan.

Comportamento: os caças heterodontiformes japoneses nadam sempre no fundo do oceano. Entre suas presas incluem pequenos peixes, crustáceos e moluscos. Inicialmente arrebata presas em suas mandíbulas e, em seguida, esmaga- os, em pedaços pequenos, com seus dentes molares traseiros.

Reprodução: ovíparo. A maior produção de ovos ocorre entre março e abril. As fêmeas,costumam usar o mesmo local de nidificação. Até 15 ovos podem ser encontrados em um único “ninho”. As fêmeas costumam abandonar seus ovos imediatamente e deixar a área de nidificação.

Estado de conservação: o Tubarão- Cabeça- de- Touro- Japonês tem uma população estável, que é de pouco interesse para a pesca. No entanto, costuma ser pego pelas redes de pesca acidentalmente. No norte do Japão, a espécie está ameaçada pela poluição. Como as algas estão diminuindo nessa região oriental, as presas do animal são afetadas e, consequentemente, a espécie também.
Essa curiosa espécie é também bastante encontrada nos aquários pelo Japão.

Reação para mergulhadores: muito facilmente abordado. O Tubarão cabeça de touro japonês costuma permanecer imóvel.

Essa espécie é freqüentemente encontrada por mergulhadores ao redor das penínsulas Chiba e Izu, no lado sul da ilha de Honshu, Japão.

espécies curiosas de tubarão, imagem do Tubarão japonês cabeça de touro

Gostou? Que tal conhecer mais espécies marinhas curiosas?

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá João, tudo bem? Conheço seu programa desde a primeira edição, da qual tenho o livro e os DVDs com todo o programa como foi ao ar na TV Cultura na época. Me lembro até hoje quando assistia o Mar sem Fim nas tardes de domingo e agora mais uma vez, nos salvando dessa programação insana e entediante aos domingos. Parabéns mesmo pelo seu trabalho sério e pela disseminação do conhecimento marinho e marítimo, quem sabe jogando uma luz sobre o homem que destrói tudo de belo, como os nossos oceanos. Vai sair um novo livro desse novo programa? Sucesso!

    • Oi, Alexandre, bom saber que vc nos acompanha há tanto tempo. Sim, a ideia é lançar um livro quando a série de TV terminar, abrasão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here