Tubarão-boca-grande é encontrado nas Filipinas

0
2796
views

Tubarão-boca-grande é extremamente raro, animal de 5 metros foi capturado morto

Foi encontrado nas Filipinas um tubarão-boca-grande, de 5 metros de comprimento.  A carcaça desse gigante foi achada por pescadores em janeiro, em Marigondon, um porto em Pio Duran Albay.

tubarão-boca-grande

Apenas 63 animais encontrados no mundo

Desde sua descoberta, em 1976, foram avistados apenas 63 animais em todo mundo. Agora, mais um será incluído nessa lista.  Ainda não se sabe as causas da morte do animal mas, segundo os pescadores, ele estava sem cauda e pode ter sido vítima de enrosco em uma rede de pesca.

O tubarão- boca grande pode ter até 5,2 metros

O tubarão foi capturado acidentalmente na costa da região central das Filipinas. A espécie pode chegar a até 5,2 metros e viver por até 100 anos. Foi preciso usar um tipo de maca com cabos de aço para retirar o corpo  da água. O Departamento de Pesca e Recursos Aquáticos, da província de Albay, vai abrir uma investigação para determinar a causa da morte do  animal.

tubarao-boca-grande

Tubarão- boca- grande de 500 Kg

As Filipinas é o segundo país com maior número de avistamentos do tubarão-boca-grande, perdendo apenas para o Japão. No ano passado, um tubarão-boca-grande de 500kg foi capturado vivo, pela rede de um pescador no Japão. Na ocasião, o animal foi estudado e até mesmo servido como alimento para a população. Veja vídeo abaixo:

Segundo o wikipedia, ” o tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios) é uma espécie extremamente rara, que habita águas profundas. Tal como o tubarão-elefante, e o tubarão-baleia, alimenta-se por filtração, nadando com a sua enorme boca aberta, filtrando a água para obter plâncton e medusas. Distingue-se por  ter uma cabeça de grandes dimensões e lábios de aspecto elástico”.

“Tem geralmente uma coloração preta ou acastanhada no dorso. Ventralmente é esbranquiçado. A cauda é assimétrica, possuindo um lobo superior longo, similar às caudas exibidas pelos tubarões do género Alopias”.

Gostou? Que tal conhecer o tubarão babado?

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here