Som dos oceanos é captado por laboratório

2
1212
views

Som dos oceanos é captado por laboratório

Som dos oceanos: com a atenção voltada para a poluição sonora marinha, som das profundezas dos oceanos é captado por laboratório.

Som dos oceanos, imagem de mapa dos oceanos

Desenvolvimento industrial no mar e som dos oceanos

O desenvolvimento industrial no mar aumenta a cada década. Com isso eleva os níveis de poluição sonora nos oceanos. Esses sons podem ter efeitos físicos, fisiológicos e comportamentais na fauna marinha: mamíferos, répteis, peixes e invertebrados.

A falta de ferramentas para amenizar esses efeitos é uma realidade. É preciso  avanços tecnológicos para combinar os interesses da indústria ao bom estado ecológico dos oceanos.

Laboratório de Bioacústica Aplicada

O Laboratório de Bioacústica Aplicada (LAB), da Universidade Técnica da Catalunha, na Espãnha, está liderando um programa internacional intitulado “Listen to the Deep Ocean Environment (LIDO)”.  Ele aplica e amplia técnicas desenvolvidas para a monitorização acústica dos oceanos.
A estrutura de software utilizada por este programa está ativa no momento em vários observatórios do mar ao redor do mundo. O sistema é capaz de identificar, avaliar o ruído, classificando e obtendo a localização das fontes acústicas. Os sons identificados vão desde recursos naturais (chuvas, terremotos,..) até artificiais (plataformas, barcos,…) e biológicos (animais marinhos).
O laboratório capta esses áudios e coloca à disposição online para permitir que o público em geral também possa conhecer e entender melhor como são os sons que vem das profundezas marinhas. O usuário é capaz de clicar em uma imagem 3D do planeta Terra e escolher o observatório que quer escutar. Ou até mesmo acessar os áudios de animais, terremotos entre outros, arquivados pelo laboratório.
imagem laboratório Lido

Como surgiu o ser humano, você sabe?

Comentários

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Anderson.
      Sim, já está em funcionamento. O ideal é ter uma boa conexão pois os sons entram em real time direto do observatório do fundo do mar. Basta você entrar no link do site: http://www.listentothedeep.com/acoustics/index.html e escolher um observatório que gostaria de ouvir. O site irá te perguntar se você quer ouvir o som daquele observatório selecionado, clique em Yes e pronto! Vale ressaltar que os sons ao vivo são do fundo do mar, a maioria de silêncio com alguns ruídos o interessante é saber que é exatamente o que está acontecendo naquele momento na profundeza escolhida.
      Obrigado, Anderson.
      Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here