Resex Marinha do Arraial do Cabo

0
944
views

Resex Marinha do Arraial do Cabo

Conheça as dificuldades de fiscalização, conflitos na pesca e o superadensamento na Resex Marinha do Arraial do Cabo.

Assista à primeira parte do documentário

Reserva Extrativista Arraial do Cabo - Parte 1- Episódio 26

Bioma: Marinho Costeiro

Área: 51.601,46 hectares

Criação: 03 de janeiro de 1997

Municípios: Arraial do Cabo

Tipo: uso sustentável

A criação da Reserva Extrativista do Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Criada em 1997 a Reserva Extrativista do Arraial do Cabo tem plano de manejo  e seu conselho consultivo funciona regularmente. Como o forte da  região é a pesca tradicional, até em razão da ressurgência, a prioridade da UC é o ordenamento pesqueiro. Até o momento mil e seiscentas famílias foram homologadas. Uma vez aceitas, as pessoas têm direito a vantagens na hora de conseguir a casa própria, ou na compra de apetrechos de pesca.

Adensamento na Resex Marinha do Arraial do Cabo
Adensamento da cidade

O primeiro susto na Reserva Extrativista do Arraial do Cabo, Rio de Janeiro: a especulação dá as cartas

O primeiro susto foi constatar o absurdo crescimento da cidade. Passeando de carro pelas estradas do Arraial do Cabo passamos ao lado do centro. E que centro urbano!!

O que aconteceu  foi uma ocupação em massa, dificilmente sustentável, mesmo com muita boa vontade e tecnologia. Perdi o fôlego ao ver a cidade de cima. Um horror. Mais uma vez o panorama lembra um deserto de cimento. Não há quase árvore nenhuma entre uma casa e outra, apenas o cinza do cimento, vomitado em todas as direções.

Não há praças, e são poucas as avenidas. Tudo que se vê são casas, centenas de casas, que explodem em todas as direções, atropelando qualquer plano diretor numa fúria enlouquecedora para formar um cenário urbano desolador. Um frankestein urbano.

Mas, lá no fundo da alma deste povo, pelo menos dos nativos, repousa uma arte popular centenária: a pesca em mutirão, e outras modalidades.

» Expedição à Reserva Extrativista Arraial do Cabo, leia mais sobre a nossa visita.
Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here