RESEX do Arraial do Cabo

0
846
views

RESEX do Arraial do Cabo prioriza o ordenamento pesqueiro

Criada em 1997 a Resex do Arraial do Cabo tem plano de manejo  e seu conselho consultivo funciona regularmente. Como o forte da  região é a pesca tradicional, até em razão da ressurgência, a prioridade da UC é o ordenamento pesqueiro.

Assista à segunda parte do documentário

Reserva Extrativista Arraial do Cabo - Parte 2 - Episódio 27

Até o momento mil e seiscentas famílias foram homologadas. Uma vez aceitas, as pessoas têm direito a vantagens na hora de conseguir a casa própria, ou na compra de apetrechos de pesca.

Pesca na Resex do Arraial do Cabo
Pesca na Resex do Arraial do Cabo

A Pesca na Resex do Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Uma das mais concorridas é a pesca de cerco, usando redes a partir de pequenos barcos de pesca, as traineiras.

PUBLICIDADE

Outra, bem diferente também é feita com rede, mas na praia. Esta modalidade exige que um pescador fique em cima dum penhasco com visão total da praia. Enquanto isto, outros quatro ou cinco navegam numa única grande canoa de pau, com remos eles ajudam a cercar o peixe.

O pescador observador, no alto, percebe a chegada do cardume e dá o aviso aos de baixo, que estão no barco.

Em poucos minutos diversas pessoas que estavam na praia, aparentemente à toa, se oferecem para ajudar a puxar a rede, enorme, muito pesada. E começa um lindo trabalho em mutirão, tradição tipicamente caiçara. Depois o peixe é distribuído para todos que ajudaram. Generosidade que só as comunidades carentes ainda praticam.

Outra modalidade é a pesca artesanal da Lula, usando velas ou luzes, nas madrugadas em pequenas canoas do lado de fora dos paredões da ilha do farol.

Maiores inimigos da pesca na Resex

Perguntei a José, representante das traineiras no conselho da unidade, quais os dois maiores inimigos da pesca em Arraial do Cabo. A resposta foi direta, curta e grossa: “o turismo e a sísmica (emissão de jatos de água, submarinos, usados na prospecção de petróleo).”

Já o representante dos artesanais, Eraldo, reclamou da concorrência dos donos de traineiras que “invadem” todos os pesqueiros da região. Para ele a “resex foi um presente, mas o pescador só perdeu espaço para o turismo desordenado.”

» Expedição à Reserva Extrativista do Arraial do Cabo, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here