Resex de Canavieiras, Bahia

0
848
views

Resex de Canavieiras, Bahia

A Resex de Canavieiras é um pouco diferente das outras já visitadas. Apesar de 70% da economia da cidade vir da pesca, o resto são fazendas de coco, um pequeno comércio, a construção civil (especulação), e aposentados, ela também é forte na extração de caranguejos. Estima-se que o número chegue a 40 milhões de indivíduos.

Assista ao documentário

Bioma: Marinho Costeiro

Área: 100.726,36 hectares

PUBLICIDADE

Criação: 05 de junho de 2006

Localização: Canavieiras, Bahia

Tipo: uso sustentável

imagem de manguezal da Resex de Canavieiras
Manguezal na Resex de Canavieiras
Os inscritos na resex são 2.500 famílias, cerca de 8 mil pessoas, ou 25% da população da cidade que tem 35 mil habitantes. Por mês retiram 200 mil caranguejos. A conta, neste caso, fecha.

Maiores problemas da Resex 

Os maiores problemas da UC são a especulação imobiliária, como sempre induzida pela prefeitura, e a carcinicultura.

Há, no entorno da Unidade, 18 fazendas de criação de camarões, praga que assola o litoral do nordeste faz tempo. Como já expliquei, a criação de camarões no Brasil é  tão nociva ao meio ambiente que Estados Unidos, e vários países da Europa, deixaram de importar camarões da Terrinha.

Os criadores extirpam enormes áreas de manguezal, um berçário de vida marinha, e ainda criam um tipo exótico, oriundo do Pacífico. Numa só tacada cometem dois grandes crimes ambientais: destroem habitats, e introduzem uma espécie exótica.

O mais revoltante, entretanto, é a especulação capitaneada por empresários brasileiros e europeus, mancomunados com os diversos prefeitos do sul da Bahia.

Grande parte dos prefeitos das pequenas cidades do litoral abrem, em nome de laranjas, empresas imobiliárias. Em seguida avançam com voracidade atroz pra cima das áreas mais bonitas, numa corrida contra o tempo para transforma-las em imensas e banais Miamis, cheias de resorts, campos de golfe, condomínios e shopping centers. E enchem as burras!

Para você saber: o atual prefeito de Canavieiras, algoz de seus munícipes, é Almir Melo, do PMDB. Contra este cidadão correm vários processos na Justiça.

» Expedição à RESEX de Canavieiras, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here