Resex de Canavieiras, oito mil pessoas dependem dela

9
1725
views

Resex de Canavieiras

Resex de Canavieiras: entenda

Área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Sua criação visa a proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. 

BIOMA: Marinho Costeiro

ÁREA: 100.726,36 hectares

DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec s/nº de 05 de junho de 2006

Tipo: uso sustentável

Caderno de Anotações

Resex de Canavieiras, a favor ou contra?

Depois de visitar um par de resex começo a formar uma opinião sobre este tipo de Unidade de Conservação. Como já expliquei há, no meio ambientalista, uma certa reserva quanto a elas. Uma das correntes é radicalmente contrária. Alegam que áreas preservadas devem ser totalmente preservadas, sem a presença humana. Para este grupo o extrativismo não permite ‘assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade’, como apregoa o ICMBio. Outra, ao contrário, defende a criação.

 A pesca no mundo está condenada

Quanto à mim, fico no meio termo. Quando a resex é criada para a extração de pescado ou, onde a extração de pescado tem peso grande, sou obrigado a concordar com os que  implicam com elas. A pesca no mundo está condenada. É apenas uma questão de tempo para entrar em colapso definitivo. Não acredito que seja possível manejar a pesca em determinado lugar quando ela não o é na maioria dos oceanos. Além de ser muito complicado determinar quais espécies, tamanhos mínimos e época ideal em que podem ser pescados, devido ao desconhecimento, falta de estudos sistemáticos, e estatísticas. Além disso é especialmente difícil, eu diria quase impossível, fiscalizar a extração. O espaço onde acontece é imenso. Seria preciso milhares de fiscais e muita tecnologia, ainda não disponível a preços razoáveis, para que isso fosse possível.  De que adianta fiscalizar apenas a área da resex se, ao lado dela, não há nenhuma fiscalização? Peixes não respeitam fronteiras.

Resex de Canavieiras, image de -caranguejos
Resex de Canavieiras

Resex criadas para a extração de outros animais marinhos

Já, quando a resex é criada para a extração de outros animais marinhos, como crustáceos, moluscos e que tais, então sim, ainda vejo alguma possibilidade de sucesso na tentativa de assegurar seu uso sustentável. Este é o caso da extração de caranguejos, por exemplo. Existem áreas onde  o crustáceo é extremamente abundante. Por serem em número muito menor que a quantidade de tipos de peixes é mais fácil fazer a contagem total de indivíduos. Sabendo, como se sabe, quantas pessoas estão inscritas na resex, é factível determinar a quantidade máxima a ser extraída, fiscalizar a coleta para que só aconteça na época certa, e verificar o tamanho mínimo.

Se há extração, melhor ordena-la

Outra questão que deve ser levada em conta é o fato de que, se há extração, melhor que se tente ordena-la, proibir é impossível. Para isso seria preciso retirar milhares de pessoas das áreas que habitam há gerações, criando um imenso problema social. Onde realocá-las? Que alternativas de sobrevivência oferecer?

Resex de Canavieiras e caranguejos: 40 milhões de indivíduos

Canavieiras é um pouco diferente destas outras. Apesar de 70% da economia da cidade vir da pesca, o resto são fazendas de coco, um pequeno comércio, a construção civil (especulação), e aposentados, ela também é forte na extração de caranguejos. Há milhares deles. Estima-se que o número chegue a 40 milhões de indivíduos. Os inscritos na resex são 2.500 famílias, cerca de 8 mil pessoas, ou 25% da população da cidade que tem 35 mil habitantes. Por mês retiram 200 mil caranguejos. A conta, neste caso, fecha.

Maiores problemas da Resex Canavieiras

Os maiores problemas da UC são a especulação imobiliária, como sempre induzida pela prefeitura, e a carcinicultura.

Resex de Canavieiras, imagem do-panorama-da-carcinicultura
Resex de Canavieiras. Panorama da carcinicultura. Ao fundo, o mar, depois o mangue, em seguida o apicum onde se vê as piscinas de criação que ficam na divisa da resex

Dezoito fazendas de criação de camarões no entorno da Resex Canavieiras

Há, no entorno da Unidade, 18 fazendas de criação de camarões, praga que assola o litoral do nordeste faz tempo. Como já expliquei, a criação de camarões no Brasil é  tão nociva ao meio ambiente que Estados Unidos, e vários países da Europa, deixaram de importar camarões da Terrinha. Os criadores extirpam enormes áreas de manguezal, um berçário de vida marinha, e ainda criam um tipo exótico, oriundo do Pacífico. Numa só tacada cometem dois grandes crimes ambientais: destroem habitats, e introduzem uma espécie exótica.

Especulação imobiliária na área da Resex de Canavieiras, de mãos dadas com prefeituras

O mais revoltante, entretanto, é a especulação capitaneada por empresários brasileiros e europeus, mancomunados com os diversos prefeitos do sul da Bahia.

o-beach-bar-
Praia de Atalaia, lado que não pertence a resex, e o complexo vira-latas. Em vez de construções típicas, com palha, quiosques, etc, concreto armado e nomes em inglês.

Este crime de lesa- pátria é comum no litoral brasileiro. Acontece em todo lugar.

placa-de-vende-b-
Consequências da especulação que, ao lado do plástico, é a maior inimiga de nosso litoral. Até quando?
a-placa-vende-
Idem. De terrenos, a casas, hotéis e pousadas, tudo está à venda, a espera do melhor preço…
uma-placa-vende-a-
Tudo isso acontece na praia de Atalaia, na parte que fica fora da resex.

Grande parte dos prefeitos das pequenas cidades do litoral abrem, em nome de laranjas, empresas imobiliárias. Em seguida avançam com voracidade atroz pra cima das áreas mais bonitas, numa corrida contra o tempo para transforma-las em imensas e banais Miamis, cheias de resorts, campos de golfe, condomínios e shopping centers. E enchem as burras!

a-praia-atalaia-livre
Já esta é a parte da praia de Atalaia que faz parte da resex. Para dentro da vegetação ficam as casas dos nativos que, mais uma vez, mostram como se deve ocupar uma praia sem detonar a beleza cênica.

 

Resex Canavieiras: o mangue mais lindo que já vi

Resex de Canavieiras, imagem do-mangue-canavieiras
Resex de Canavieiras. Pode uma coisa destas?

Em Canavieiras não foi diferente. O lugar é belíssimo, além de extremamente rico em termos de biodiversidade. Um dos manguezais mais lindos que já vi fica bem na porta de entrada. São 13 mil hectares, agora ‘protegidos’ pela resex. A Unidade ainda tem outros 85 mil hectares formados por lâminas d’água no entorno.

o-mangue-canavieiras
Mangue de Canavieiras, na mão de europeus?

Algumas posses no mangue foram vendidas à europeus, outras, para brasileiros. Ilhas inteiras estão na mão desta gente apesar de, pela Constituição, ilhas serem propriedade da União.

o-mangue-canavieiras
Só no Maranhão vi manguezais com tamanha pujança.

Como conseguiram? Quanta propina pagaram? Quantas famílias foram tapeadas e tiveram seus filhos engrossando as quadrilhas que traficam drogas? Bom, isso não é da conta dos prefeitos que, à la José Sarney, passam seus feudos de pai pra filho, enricando, enquanto seus munícipes chafurdam na mais degradante miséria.

Resex de Canavieiras, imagem de uma-mansao-no-mangue
Concreto armado levantado por europeu dentro do mangue.

Barra Velha, parte da Resex de Canavieiras, e sua triste sina

Em Canavieiras isso aconteceu na parte do manguezal, e também em Barra Velha, um dos locais mais bonitos do município. E, mais uma vez, contaram com apoio dos diversos prefeitos que se sucedem.

a-balsa-Barra Velha canavieiras
Balsa de Barra Velha, há 38 anos, repito, 38 anos puxada à mão. Pode?
a-balsa de Barra Velha, canavieiras
Imagine um senhor, ou uma senhora, que tenham um problema de saúde e precisem ir para a cidade…antes terão de entrar na água, pegar o cabo, e puxar…

Para chegar em Barra Velha onde, no passado havia cerca de 200 moradores, é preciso pegar uma balsa. Quer dizer, chamam de balsa um tablado de madeira, amarrado de forma tosca sobre bóias. E todo o conjunto é puxado à mão! O prefeito, canalha, se recusa a colocar um barqueiro com motor de popa para atender a comunidade. Resultado: não há luz elétrica, não há escolas, não há postos de saúde. Com a falta desses serviços básicos começou o êxodo dos moradores afinal, eles têm família e precisam educar seus filhos. Hoje restam 30 a 40 moradores. Grande parte vendeu posses aos europeus que queriam transforma a região num mega resort.

Cães ferozes e assassinatos em Barra Velha

Ao chegarem, os europeus não se contentaram só com aqueles que conseguiram expulsar. Para intimidar os que ficaram, soltaram cães ferozes em seus terrenos. Não foram poucas as crianças atacadas, conforme contaram os moradores. E até assassinatos foram cometidos.

o-seu-Orion-Barra velha
Seu Arion, inconsolável pela perda da companheira de 35 anos.
o-poco-envenenado em Barra velha, Canavieiras
O poço envenenado ainda está lá, a espera das ‘otoridades’ …é o fim da picada!

Poço de casa envenenado

Entrevistei uma das líderes de Barra Velha, Maria da Glória, uma senhora humilde e virtuosa, que contou a triste história. Sua irmã, que não se rendia ao assédio, teve o poço de casa envenenado. Dias depois, já em Barra Velha, entrevistei o marido da morta, seu Arion, que confirmou a chacina e mostrou o poço hoje lacrado. Ao contar sobre os 35 anos ao lado da companheira, aquele homem duro, castigado pela vida, deixou cair lágrimas de seus olhos. Lágrimas de saudades, não de revolta! Perguntei se deram queixa na polícia, se alertaram a prefeitura. Sim, fizeram tudo que estava ao seu alcance. E não tiveram de volta sequer uma visita de qualquer autoridade. Para você saber: o atual prefeito, agoz de seus munícipes, é Almir Melo, do PMDB. Contra este cidadão correm vários processos na Justiça. Pior que isso, apesar dos processos, o homem está no quarto mandato. Porque será?

dende-palmeira-
A Palmeira do dendê.

o-dende
Colheita feita, é hora de começar o beneficiamento. Socam o fruto, depois ele vai para a panela onde fica horas para amolecer e soltar o caldo.

o-seu-orion-prepara-o-dendê
Finalmente seu Arion começa a separar o ‘joio do trigo’. Um dia inteiro de árduo trabalho para produzir dois litros vendidos a dez reais. Vida dura…

Criação da Resex de Canavieiras valeu a pena!

Até que a resex foi criada. E só por isso já valeu a pena. Com a Unidade de Conservação estas áreas estão momentaneamente salvas do assédio. O investimento europeu, de 140 milhões de dólares (para Barra Velha), foi congelado. A resex tem força de lei e impede que a avacalhação persista.

Faltam recursos, na Resex de Canavieiras tema recorrente

Ainda assim é preciso ficar atento.  O analista ambiental que nos recebeu, Javan Lopes, informou sobre a equipe: apenas três analistas ambientais, um bote de borracha com motor de 150 hp, duas canoas de alumínio, e três viaturas 4×4. Muito pouco para assegurar a vigilância  contra todos os poderosos de plantão. Pior que estes poucos recursos é o fato de que a UC não tem verba para consertos e manutenção dos parcos equipamentos. O motor de 150 hp esta quebrado faz dois anos. E não há verba para recupera-lo. Como é possível cuidar de uma Unidade desta grandeza com tanta pobreza?

o-joao-barba-e-Javan-resex de canavieiras
O líder comunitário, seu João Barba, e o analista ambiental, Javan Lopes.

 

O fim se avizinha

a-jangada
Canavieiras é o último local do sul da Bahia onde as fantásticas jangadas ainda são usadas. Isto é, quando o Ibama permite que os nativos cortem árvores. Os grandes desmatadores da Amazônia agem livremente. Mas os nativos, estes são proibidos de manterem suas tradições. É fácil botar banca em cima dos fracos. Já, em cima dos fortes…

E é assim, com raríssimas exceções, que nosso litoral é tratado. Enquanto isso a comunidade científica mundial se desespera para mostrar que a vida marinha do planeta está a beira da extinção. Não é exagero. É verdade!

O consumo proibitivo

a-praia-Barra-Velha
Beleza selvagem em Barra Velha.

O consumo desenfreado, o uso de bilhões de automóveis, além da construção de fábricas, portos e gigantescas instalações petroquímicas na zona costeira, contribuíram detonando grande parte dos ecossistemas marinhos. E é nesta parte sensível, a zona costeira, que começa 90% de toda a cadeia de vida marinha.

Os brasileiros e o mar

Enquanto isso, nós brasileiros, não damos pelota para este monte de informações e apelos desesperados. A maioria não lê, senão legendas de fotos no Face Book. A parcela da população que não pode pagar ensino particular é maltratada e enganada pelos Lulas de plantão que, em vez de investir no ensino básico, criam fábricas de diplomas (faculdades) sem professores, equipamentos, ou um mínimo de preparo. Os que lá se formam são analfabetos funcionais: gente capaz de ler um texto sem, entretanto, compreender o que significa.

Reação comum

Fico desesperado ao publicar estes posts em meu site, repicando em todas as redes sociais para chamar a atenção. É o único recurso que tenho. E quase sempre tem gente que reage assim: “chama o Greenpeace!” Porque não tiram a bunda da cadeira e se filiam a uma ONG? Mais fácil “chamar o Greenpeace”… Outros, então, dão- se trabalho de apertar uma tecla, sem ler o que está escrito, e “curtem”. Curtir, o quê? O descalabro, a destruição da beleza cênica, ou  a merda que nossa falta de espírito público é capaz de produzir?

E os ricos e bem nascidos, aqueles que deveriam dar o exemplo?

Os ricos, bem nascidos, bem formados, gente que teve sorte grande, bem, parte significativa deles têm outros problemas para resolver. Que tal uma casa em cima do costão com vista para o mar?

Curiosidade da Resex de Canavieiras

Você sabia que, além dos bancos tradicionais, tipo Itaú, Bradesco e outros, há 104 bancos comunitários no Brasil? O de Canavieiras foi aberto em 2013 . É um banco com moeda própria, a MOEX, cujo valor de face é igual ao Real.

cedula de 1,00-moex
Cédula de 1,00 Moex cujo valor é o mesmo que 1,00 Real.

A moeda é aceita em vários estabelecimentos comerciais da cidade. De postos de gasolina a super mercados, e lojas em geral. O objetivo é facilitar o crédito aos membros da Resex em condições super especiais para reformas, compra de material, consumo, etc. Cada membro da Resex de Canaveirias pode retirar até 600,00 reais, sem burocracia e outras obrigações, para pagar em até seis vezes.

seu-joao-barba canavieiras
Seu João Barba cuja linda estampa está na face da MOEX.

Epílogo

Fiquei extremamente bem impressionado com o analista que nos recebeu. Javan Lopes é uma ‘máquina’ de tanto trabalhar. Entusiasmado, não para um minuto. Tem resposta para toda e qualquer pergunta. Conhece o ofício e o desenvolve com gosto independente das poucas condições e apoio. Veio do Pará, onde foi ameaçado de morte…

Também fiquei muito bem impressionado com as pessoas simples e humildes que entrevistei. Impressionante a visão que têm. Apesar do precário nível de ensino, são muito bem articulados, conhecem em detalhes os problemas seja os do ICMBio, a quem dependem para sobreviver, seja de seus inimigos como o Prefeito- Algoz, os especuladores, os problemas marinhos, etc.

o-pesacador-tabaco
Tabaco. O robalinho foi solto em seguida.

Os nativos da Resex de Canavieiras: um exemplo a ser seguido

Falam com a desenvoltura de professores universitários. São inteligentes e cultos. Um exemplo a ser seguido. Infelizmente não tenho os nomes completos mas, ainda assim, faço questão de cita-los: o pescador Tabaco, morador do primeiro núcleo que originou Canavieiras; Ana Bárbara que, junto com Thauara , cuida do Banco Comunitário; Maria da Glória, cuja irmã foi assassinada, e Ernesto, dois líderes de Barra Velha; seu Arion, marido da senhora assassinada, extrativista, morador de Barra Velha; Iaciara Lisboa, de Puxim da Praia, comunidade englobada pela resex; Carlos Alberto Pinto dos Santos, da AMEX, Associação Mãe da Reserva; seu João Barba, cuja figura estampa uma das notas da MOEX, da comunidade de Manguinhos; e, finalmente, meu agradecimento ao casal formado por seu Pedro e dona Iracema, moradores de Barra Velha, pobres, humildes, mas generosos como só o são os nativos. Eles nos ofereceram um ótimo almoço em sua casinha simples, mas extremamente limpa e bem cuidada, depois de nossa passagem por Barra Velha.

dona-iracema,-ernesto,orion-e-javan
Dona Iracema, seu Arion, Ernesto e Javan, no banquete que nos foi oferecido.

À todos meus sinceros agradecimentos, meu respeito e admiração por sua bonita luta e exemplo de vida. Oxalá nossos porcos políticos aprendam a serem brasileiros dignos como vocês.

SERVIÇOS

Não há qualquer restrição para o público visitar a área da Resex. Basta escolher um hotel ou pousada na região, são dezenas, e aproveitar.

COORDENAÇÃO REGIONAL / VINCULAÇÃO: CR7 – Porto Seguro

ENDEREÇO / CIDADE / UF / CEP: Rua General Pederneiras, nº 410 – Centro – Canavieiras/BA – CEP: 45.860-000

Gestor da Unidade MARCELO SILVEIRA
Endereço da Unidade Rua General Pederneiras, 410
CEP 45860000
Bairro Centro
UF BA
Cidade Canavieiras
Site da UC  
Telefone da UC (73) 32843971
E-mail da UC [email protected]

Resex Arraial do Cabo

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

9 COMENTÁRIOS

  1. Os resultados do projeto Petrotecmangue-Basul, desenvolvido entre os
    anos de 2011 a 2013, evidenciam diferentes graus de qualidade ambiental no que
    se refere, sobretudo, à presença de metais em diferentes compartimentos ambientais
    (água, sedimentos e biota) nos baixos cursos e estuários dos rios Una
    (no município de Una), Pardo (em Canavieiras) e no delta do Jequitinhonha (município
    de Belmonte).
    Maiores informações, vide:
    https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16627/1/Avaliacao%20de%20ambientes%20costeiros-repositorio.pdf

  2. muito intéressante esse papel e felice de ver brasileiros se mobilisando para a preservacao de seu littoral. Estamos velejando os tris ultimos anhos na costa brasileira e fiqueimos apavorados para tantos predios na costa.
    Desculpe meu portugues, so francesa e no estudei o portugues aprende na rua.
    Onde podemos comprar o livro “saga do mar sem fim”?

  3. Grande capitão Lara Mesquita acompanho seu trabalho desde sua 1ª vinda a Canavieiras, desde então vejo aos domingos suas reportagens sou nativo da comunidade de Campinhos gostei muito da sua materia sobre a area da Resex de Canavieiras um dos lugares mais bonito que conheço.

    • Oi,Fábio, bom saber que temos amigos espalhados pelo litoral brasileiro. Fico muito feliz de saber. Canavieiras é de fato espetacular. Espero que vc goste do programa que vai ao ar em breve, abração

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here