Resex Cassurubá, sul da Bahia, conheça

0
1369
views

Resex Cassurubá, sul da Bahia, conheça

No primeiro dia embarcamos na lancha da Unidade de Conservação. Sim! A Resex Cassurubá tem uma lancha de tamanho médio com motor de popa, uma canoa de alumínio, e uma baiteira. Além de uma perua 4×4! Quanto ao pessoal, a Resex segue na pobreza normal do ICMBio: apenas dois analistas ambientais.

Assista ao documentário

O chefe da UC, Marcelo Lopes, historiador por formação, acaba de assumir esta Unidade de Conservação. É a primeira vez que dirige uma UC marinha. Se lhe falta experiência na área, pelo menos ele diz que “adora ir a campo”, o que já é um ótimo começo.

Como expliquei em textos anteriores, parte dos chefes das UCs federais marinhas já visitadas passam mais tempo em seus gabinetes refrigerados, que observando ou fiscalizando o que acontece nas respectivas Unidades.

Bioma: Marinho Costeiro

Área: 100.767,56 hectares

Criação: 05 de junho de 2009

Localização: Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa, sul da Bahia

Tipo: uso sustentável

 mata atlântica na Resex Cassurubá
Mata Atlântica na Resex Cassurubá

Pesquisa sobre hábitos do caranguejo Uçá

Conhecemos a pesquisa conduzida por sete instituições brasileiras, integrantes da Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos – REMAR, coordenada por Anders Schmidt (UFSB) e Karen Diele (Edinburgh Napier University).
Segundo Anders, o IBAMA adota o defeso na época da “andada”, quando os crustáceos saem da toca para reproduzir. E não se sabe exatamente quando acontece o fenômeno. Sabe-se que é logo após a lua cheia ou nova. Mas nem sempre ocorre após ambos os períodos.
O motivo desta alternância entre luas é o que o grupo de pesquisadores se propôs a descobrir. Com este conhecimento será possível prever datas certas para defesos do caranguejo-uçá. E contribuir para o uso sustentável deste importante recurso pesqueiro.
O monitoramento, que deve durar até 2019, envolve amostragens simultâneas em manguezais de norte a sul do Brasil. Enquanto isto, em torno da lua cheia e da lua nova, Anders e seu companheiro Zezinho (José de Jesus – Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste – CEPENE / ICMBio), saem para o manguezal de Caravelas.
» Expedição à RESEX Cassurubá, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here