Tubarões no litoral de Alagoas: biólogo diz ser normal a presença

0
1648
views

Tubarões no litoral de Alagoas: biólogo diz ser normal a presença

Tubarões no litoral de Alagoas: duas espécies de tubarões foram capturadas por pescadores. Professor da Ufal afirma que pesca indiscriminada pode gerar problemas.

Depois da captura de dois tubarões no litoral alagoano,  criou-se uma polêmica entre os internautas sobre o risco de banho nas praias do estado. O biólogo  da disciplina de Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cláudio Sampaio, diz que a presença de tubarões é “absolutamente normal” e que a população não deve se preocupar.

Presença de tubarões no litoral de Alagoas

O primeiro animal encontrado foi um tubarão-martelo. Foi fisgado a 45 Km da costa de Maceió. Dois pescadores conseguiram arrastar o tubarão, de cerca de 400 kg e quatro metros, até a praia o que atraiu dezenas de curiosos e turistas.

Tubarões no litoral

O outro foi um tubarão tigre. Ele  se enroscou em uma rede de pesca na praia de Lagoa Azeda. O tubarão, com quase 400 kg, também chamou a atenção e os banhistas aproveitaram para tirar fotografias ao lado do animal.

PUBLICIDADE

Porto de Suape e tubarões nas praias do Recife

Após as capturas, internautas levantaram a hipótese, nas redes sociais, de haver ataques de tubarões como ocorrem no Recife.  Mas o professor explica que o que ocorre na região metropolitana recifense é pontual e específica. Provocada possivelmente pela construção do Porto de Suape.

As pessoas deveriam se preocupar é com o lixo jogado nas ruas e que acabam indo para o mar

“Os banhistas podem ficar tranquilos e não precisam mudar os hábitos por conta de tubarões. O que as pessoas deveriam se preocupar é com o lixo jogado nas ruas e que acabam indo para o mar. No nosso litoral é mais fácil alguém ser atropelado na praia, porque há veículos circulando pela areia, do que ser mordido por um tubarão”, ironiza Sampaio.

imagem de tubarões no litoral
Presença de tubarões no litoral. Tubarão tigre virou atração entre os banhistas e moradores do povoado de Lagoa Azeda. (Foto: Alagoasweb)

Tubarões sempre estiveram no litoral alagoano

O biólogo explica que tubarões sempre estiveram no litoral alagoano e que outras espécies menores podem ser encontradas, mas não ganham repercussão porque ficam em áreas mais isoladas. “A rede social tem o poder de dar maior repercussão à captura desses animais. Fiquei impressionado como as fotos circularam rapidamente na rede”.

Outros visitantes

Quem deu as caras na badalada praia da Ponta Verde, foi uma família de peixes-boi. A mãe e dois filhotes fizeram a festa dos banhistas e turistas que curtiam a praia. O biólogo Bruno Stefanis, do Instituto Biota, diz que a presença dos mamíferos na costa é comum, já que eles estão acostumados com humanos. “Eles são criados em cativeiro e adoram receber carinho e um petisco, por isso eles sempre vão para a costa”.

imagem de peixes boi
Peixes-boi chamaram a atenção na orla de Ponta Verde (Foto: Viviane Leão/GLOBOESPORTE.COM)

No verão eles são vistos com mais frequência porque tem mais pessoas na praia. Muita gente fica preocupada achando que eles estão encalhados, mas é difícil eles encalharem porque os peixes-boi conseguem rolar até ir para a parte mais funda.

Fonte: Globo.com/Alagoas.

Você imagina como é um tornado de peixes?

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here