Parque Estadual Marinho Laje de Santos – Episódio 14

2
1281
views

Parque Estadual da Laje de Santos, sucesso que atrai milhares de mergulhadores de observação

Um mergulho na Laje de Santos é extremamente colorido, cheio de vida e com uma água muito limpa e cristalina. O Parque é um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do País, devido a grande visibilidade que pode alcançar até 35 metros nos melhores dias.

Características das Unidade de Conservação

Área: 5000 hectares

Bioma: Costões Rochosos e Formações Coralíneas

Município: Santos

Criação: 27 de setembro de 1993

Visitação: R$ 12,00 por pessoa

Os mergulhadores que vão para a Laje quase todos os fins de semana (de 4 a 5 mil por ano) pagam uma taxa que é revertida para a ajuda da manutenção da própria UC estadual.  É isto que defendo, junto com ambientalistas bem informados, para os dois parques federais já visitados e os demais que ainda o serão.

parque estadual marinho laje de santos
A Laje de Santos possui 33 metros de altitude, 550 metros de comprimento e 185 metros de largura máxima. O formato da ilha lembra uma baleia.

Laje de Santos

Em agosto, e início de setembro (2014), visitei a Laje de Santos. Na viagem para a Laje estavam a bordo o Chefe da UC, José Edmilson Mello Jr, mais conhecido como Junior, acompanhado pelo biólogo Felipe Augusto, ambos funcionários da Fundação Florestal de São Paulo. Infelizmente não foi o dia ideal. O mar estava agitado em razão de recente frente fria. Em vez dos habituais 25 metros de visibilidade encontrei apenas seis, sete, metros. Mesmo assim no mergulho que fiz, e filmei, foi possível mostrar tartarugas, cobras marinhas, e vários tipos de peixes entre eles o badejo, o peixe-anjo, peixe- palhaço, e dezenas de outros.

O Parque é aberto para visitação e constitui um local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científicas, proporcionando contato direto com os diferentes ecossistemas que ainda podem ser conhecidos e compreendidos.

» Expedição no PARNA Laje de Santos, leia mais sobre a nossa visita.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, posso usar para uma postagem a sua foto da Laje de Santos? Colocarei os créditos se assim vocês permitirem! Aguardo uma resposta, passar bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here