Orca no rio Sena, encontrada morta pelo Sea Shepherd

0
8337
views

Orca no rio Sena, encontrada morta pelo Sea Shepherd

Antecipadamente apesar das tentativas de salvá-la a associação Sea Shepherd encontrou o corpo da orca. Embora o animal estivesse doente, estressado em água doce ainda estava vivo quando a prefeitura de Seine-Maritime anunciou que iria sacrificá-la. Mas antes disso o animal não aguentou.

Orca no rio Sena
Imagem, Clément Thomas.

Primeira atualização: domingo, 29/5

Le Monde, ‘A orca em dificuldade no Sena será sacrificada’. A operação de resgate não conseguiu atraí-la para a foz do rio. por isso, a prefeitura de Sena-Maritime anunciou a necessidade de acabar com o sofrimento do cetáceo cujo estado de saúde está gravemente degradado.

A propósito, Charlotte Curé, pesquisadora em bioacústica do Centro de Estudos e Especialização em Riscos, Meio Ambiente, Mobilidade e Desenvolvimento (Cerema), declarou

Dá arrepios, nem reconhecemos que é uma orca

Segunda atualização: segunda-feira, 30 de maio, 11h40

Assim acabou www.francetvinfo.fr, ‘A associação Sea Shepherd encontrou o corpo no Sena. O animal estava doente, consequentemente, a prefeitura de Seine-Maritime anunciou  que seria sacrificado’.

PUBLICIDADE

twite do Greenpeace sobre a morte da orca do rio Sena
Twite do Greenpeace sobre a morte da orca do rio Sena.

“Estamos atualmente com o corpo para evitar que seja atingido por um navio o que comprometeria a autópsia”, explicou a Sea Shepherd no Twitter.

A seguir a inusitada história de…

Uma  orca de 4 metros no rio Sena

Reuters: A orca tem quatro a cinco metros e imediatamente foi vista na foz do rio em 16 de maio. Primeiramente entre o porto de Le Havre e a cidade de Honfleur, Normandia.

Ainda por cima como é macho e muito pequeno talvez seja jovem mas desde então viajou dezenas de quilômetros rio acima, cerca de 60! A França se inquietou imediatamente correu à margem do rio.

Antes de prosseguir, orcas são predadores do topo da cadeia alimentar… dos oceanos não de rios.

mapa rio Sena
No momento que escrevemos, a orca está entre Le Havre e Rouen 60 km rio acima.

Nenhuma tentativa de resgate foi feita

Desde já para autoridades ‘nenhuma tentativa de resgate foi feita por medo de estressar ainda mais o animal’.

Entretanto meios de comunicação a mostraram no rio a barbatana dorsal saindo da água com a coloração preta e branca aparecendo enquanto sobe para respirar.

Barbatana dorsal está dobrada

Nicolas Ampen, Escritório Francês de Biodiversidade na Normandia, antes da morte, à TF1, “A barbatana dorsal dobrada o que é sinal de saúde ruim, em consequência, perdeu muito peso, parece em más condições.”

orca no rio Sena
Imagem, ©Gérard Mauger (Gecc).

Courrier.picard.fr, contudo em abril outro cetáceo foi visto no Canal da Mancha. Ainda que no mar é  local incomum para vê-las. Enquanto isso a orca do Sena foi avistada por rebocadores do porto Le Havre em17 de maio. Segundo observadores mediria entre três e quatro metros.

Contudo explica Sébastien Jacquot do Cotentin Cetacean Study Group (Gecc), parece não ter intenção de deixar a área…

Ela vai e volta. A orca vai muito para o interior. Isso é bastante surpreendente

Fenômeno raro

Segundo especialistas observar  um cetáceo nadando no Canal, ou no Sena, é incomum. Além disso as orcas  viajam em grupos, raramente, um membro da espécie e visto sozinho.

Por falar nos hábitos deste considerado o mais ‘inteligente’ dos animais, ouça podcast gravado com o maior especialista  do Brasil.

PUBLICIDADE

Explica até mesmo  ataques contra barcos por um grupo, sempre matriarcal, no litoral da Espanha. E, porquê, às vezes acontece. Uma pista, acredite, pode ser poluição sonora.

Mas pra definir a entrevista numa palavra, sensacional!

Agora depois do aparte voltamos ao…

Rio Sena e, atraída por focas?

Entretanto dizem, a explicação pode estar no fato de ter sido atraída pelas populações de focas que vivem no litoral da Normandia e norte da França. Ao mesmo tempo a hipótese levanta questões. Por exemplo orcas costumam caçar em grupos.

Então como o animal entrou sozinho no rio?

Seja como for para o vice-presidente da associação Gérard Mauger…

O prognóstico vital está comprometido. Estamos realmente muito preocupados. O estado de saúde da orca do Sena está degradado. Quanto mais tempo ela ficar em água doce, mais a condição se deteriora. Torna-se extremamente urgente colocá-la de volta em seu habitat natural com a família

No entanto especialistas não conseguem implementar um plano de ação. Porque…

Aproximar-se da orca é dor de cabeça

Enquanto isso aproximar-se do mamífero marinho solitário equivale a dor de cabeça para cientistas. Em outras palavras “Um animal fraco será muito mais sensível ao estresse” e, pode ser perigoso explica Mauger. Então a…

PUBLICIDADE

Prefeitura entra em ação

Agora um decreto da prefeitura de Paris é preparado às pressas para protegê-la diz o especialista que espera de coração, que a orca possa ser salva.

Felizmente ainda tem quem se sensibilize com a vida marinha. Isso é D+!

Atualização em 1/6

Segundo o actu.fr, autópsia começou no dia seguinte, pela manhã. Entre os especialistas envolvidos, havia dois do observatório Pélagis, La Rochelle, que deram as primeiras lições com as análises do corpo.

“Provavelmente”, doente antes de entrar no Sena

“É um animal bastante magro consequentemente não se alimentava há semanas”, disse Sarah Wund em vídeo no Twitter.“Provavelmente” doente antes mesmo de entrar no Sena.

Para Thierry Jauniaux, especialista em cetáceos da Universidade de Liège (Bélgica), “é exatamente o mesmo trabalho de um médico forense, exceto, que trabalhamos com animais selvagens. Contudo partir do momento em que identificamos as causas da mortalidade saberemos as ameaças portanto, tomaremos medidas em relação às ameaças.

E, conclui, Vários laboratórios estão envolvidos para determinar em particular se sofreu de um vírus ou parasita, relata, La Rochelle . Os veterinários também definirão a idade do animal e sua história então o esqueleto será entregue ao Museu de História Natural de Paris, diz  Cécile Dars do Pélagis.

Se você tem duvidas, então, assista ao vídeo. O Mar Sem Fim tem este apego ao mar,  zona costeira,  e vida marinha. Junte-se a nós. Compartilhe! Lembre-se, informação é poder.

Une orque affaiblie et coincée dans la Seine depuis dix jours

Imagem de abertura: Clément Thomas.

Oceanos, semi-esquecidos pelo Observatório do Clima

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here