ONG lança aplicativo sobre praias impróprias no Reino Unido

0
680
views

ONG lança aplicativo sobre praias impróprias para banho de mar no Reino Unido

ONG lança aplicativo sobre praias. Uma organização não governamental (ONG) britânica lançou um aplicativo de celular que avisa banhistas e surfistas sobre as praias impróprias para banho por causa da poluição.

Mensagens de texto sobre o lançamento de esgoto

O serviço é gratuito. Ele envia alertas ou mensagens de texto sobre o lançamento de esgoto e água da chuva em quase 250 praias da Inglaterra e do País de Gales.

ONG lança aplicativo sobre praias, mapa do Reino Unido, mapa do Reino Unido
O que não faltam são praias no reino Unido.

O aplicativo foi criado em resposta às preocupações sobre aumento do despejo de esgoto nas zonas costeiras do país.

ONG Surfers Against Sewage financiada pela agência de meio ambiente do Reino Unido

A iniciativa, desenvolvida pela ONG Surfers Against Sewage (SAS, na sigla em inglês, ou Surfistas contra o Esgoto, em tradução livre), foi financiada pela agência de meio ambiente do Reino Unido.

As enchentes ocorridas no verão de 2012  aumentaram a quantidade de praias sem as exigências mínimas de qualidade da água. O número de locais para banho de mar com um maior nível de limpeza caiu.

Aplicativo pode ser baixado em smartphones iPhone ou Android

O aplicativo pode ser baixado em smartphones iPhone ou Android. O serviço acessa dados das companhias de água sobre o transbordamento das estações de esgoto. Em dias de chuva forte esse sistema  permite que a água das ruas e o esgoto não tratado sejam despejados no mar para evitar refluxo nos canos das casas.

PUBLICIDADE

Doenças

O aplicativo ainda envia alertas ou mensagens de texto aos usuários quando a poluição atinge níveis considerados perigosos. A informação é postada online.

A SAS espera que o serviço ajude os banhistas a escolher seus locais de lazer com maior segurança, sem o temor de contrair doenças como infecções ou hepatite.

Aplicativo permite que banhistas enviem mensagem para “cobrar” as companhias de água

O aplicativo também permite que os banhistas enviem uma mensagem para “cobrar” as companhias de água e relatar lançamentos de esgoto à agência de meio ambiente do país.

O serviço de alerta de esgoto foi testado em três praias de Cornualha, no sudoeste da Inglaterra.

Uma pesquisa conduzida pelo governo britânico envolvendo 591 pessoas revelou que 94% dos indivíduos que recebiam informação atualizada sobre despejo de esgoto evitavam frequentar as praias onde havia esses lançamentos.

Andy Cummins, um dos diretores da SAS, descreveu a iniciativa como “um conceito inovador, alcançado graças a anos de campanha contra o despejo secreto de esgoto pelas companhias de água”.

Da BBC

Tubarões valem mais vivos que mortos

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here