Oceano Austral , o quinto oceano reconhecido pela National Geographic
Em 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, a National Geographic reconheceu o quinto oceano do planeta Terra, o oceano Austral. É o primeiro oceano a circundar um continente inteiro, ao contrário dos outros. A notícia foi publicada por todas as mídias de prestígio mundial, e prova mais uma vez o valor deste ícone da exploração geográfica, a National Geographic Society.

Oceano Austral, o quinto oceano reconhecido
No post Mares e oceanos, você sabe qual a diferença? explicamos que mares e oceanos são, em primeiro lugar, convenções. São invenções humanas. Daí a dificuldade em diferenciá-los claramente, se não para justificá-los. Por convenção, o termo oceano significa as maiores extensões de água salgada, cercadas por continentes.
Mas pela primeira vez em mais de 100 anos que a National Geographic Society mapeou os oceanos do mundo, ela passa a reconhecer cinco deles. E, ao contrário dos outros quatro, o oceano Austral é o único que, em vez de estar cercado por continentes, circunda um continente.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaEste reconhecimento já havia acontecido por parte da NOAA, em 1999, a agência norte-americana que cuida de tudo em relação aos mares nos Estados Unidos. Mas o reconhecimento da NOAA nem de longe provocou a repercussão que agora aconteceu.
PUBLICIDADE
Conforme o Washington Post, ‘quando as fronteiras do oceano foram propostas em 2000 à Organização Hidrográfica Internacional (IHO), que rastreia e mapeia os mares e oceanos do mundo, nem todos os países membros da IHO estavam de acordo, segundo a NOAA. O IHO é uma das principais referências da National Geographic, entre outras fontes, para consultoria em nomes de lugares’.
Apesar de muitas pessoas e organizações falarem em cinco oceanos, Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico, e Austral, oficialmente havia apenas quatro deles. O que alguns chamavam por oceano Antártico, oficialmente eram apenas extensões ao sul do Pacífico e Atlântico.
Leia também
Como a música clássica salvou milhares de belugas no ÁrticoAquecimento global promove ‘mudanças abruptas na Antártica’Arrastões devastam o krill na Antártica em nome da aquiculturaO quinto oceano reconhecido
Para o geógrafo Alex Tait, da National Geographic Society, “é uma espécie de nerdice geográfica em alguns aspectos.” E acrescentou: (mas) “os cientistas sabem há muito tempo que existe uma região ecológica distinta ao redor da Antártica.”
“Pensamos que era importante reconhecê-lo oficialmente”, disse Tait. “As pessoas nos procuram em busca de fatos geográficos: quantos continentes, quantos países, quantos oceanos? Até agora, dissemos quatro oceanos. ”
Agora, quando a National Geographic listar oceanos, ela mencionará cinco: Ártico, Atlântico, Índico, Pacífico e Austral. Essa também é a chave para fins educacionais. A National Geographic tem um programa de educação em geografia e fornece materiais online para escolas e para o público em geral.
“Achamos que é realmente importante do ponto de vista educacional, bem como do ponto de vista de rotulagem de mapas, chamar a atenção para o Oceano Antártico como um quinto oceano”, disse Tait. “Então, quando os alunos aprendem sobre partes do mundo oceânico, eles aprendem que é um oceano interconectado, e que existem essas regiões chamadas oceanos que são realmente importantes, e há um diferente nas águas geladas ao redor da Antártica.”
As divisas do quinto oceano
O corpo de água se estende desde a costa da Antártica até 60 graus de latitude sul, de acordo com a NOAA. A National Geographic disse que também usará a latitude 60 sul como limite norte, excluindo a passagem de Drake.
Enric Sala, explorador residente da National Geographic, descreveu o Oceano Austral em um e-mail para o The Washington Post como um corpo de água distinto caracterizado pela poderosa Corrente Circumpolar Antártica que flui para o leste, “perseguindo-se perpetuamente ao redor da Antártica”.
Ele se referiu ao corpo como um “anel oceânico no fim do mundo que conecta os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico”.
Reconhecendo o papel dos oceanos
Tait e Sala disseram que o reconhecimento pode aumentar a conscientização sobre o papel do corpo d’água nas mudanças climáticas.
O Oceano Antártico, escreveu Sala, “contém áreas que estão se aquecendo mais rapidamente na Terra, como a Península Antártica”.
O gelo marinho no Oceano Austral desempenha um papel na determinação da circulação oceânica e dos padrões climáticos, e o aquecimento adicional do oceano poderia “perturbar o clima global”, disse Sala.
PUBLICIDADE
“Esta é uma grande oportunidade para ampliar o perfil desta região vital e aumentar a conscientização sobre as ameaças que a afetam e as soluções”, disse ele.
Conheça as curiosidades mais interessantes sobre os cinco oceanos.
Assista ao vídeo e saiba mais
Ilustração de abertura: National Geographic
Fontes: https://www.washingtonpost.com/science/2021/06/09/fifth-ocean-national-geographic-southern-ocean/; https://www.nationalgeographic.com/environment/article/theres-a-new-ocean-now-can-you-name-all-five-southern-ocean?cmpid=org=ngp::mc=social::src=twitter::cmp=editorial::add=twt20210608env-worldoceansdaythread.












Caro João Lara, o nome oficial do Southern Ocean em português é “Oceano Austral”. Oceano Antártico ou Antártico Glacial é arcaísmo!
Jefferson C. Simões, UFRGS e Programa Antártico Brasileiro
Beleza, Jefferson, vamos de oceanos austral! Abraços
Ótima materia