Navio vomita lixo no mar, mais uma vez

8
3524
views

Navio vomita lixo no mar, mais uma vez, agora um cargueiro estrangeiro faz descarte irregular no porto de Santos!

Navio vomita lixo no mar, mais uma vez. O descarte aconteceu dia 10 de Janeiro, por um cargueiro que aguardava sua vez para atracar no maior porto do Brasil. As autoridades ainda não sabem exatamente de que se trata. A suspeita é fertilizante. E foi muito grande, o descarte alcança área equivalente a mais de 200 campos de futebol, abrangendo quatro cidades do litoral de São Paulo! A mancha foi localizada por uma lancha da Receita Federal que fazia o patrulhamento na área. Imediatamente, foi contatado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Este, mobilizou a Marinha do Brasil e a Polícia Federal porque.

imagem de navio que poluiu Santos
Santos, 10 de janeiro, 2019. Navio vomita lixo no mar, mais uma vez. Foto: G1, Santos.

Navio vomita lixo no mar, desta vez na porta de casa!

Veja-se a cara-de-pau do comandante do cargueiro. E se não for descarte, mas acidente, continua o adjetivo porque a obrigação do comandante seria avisar a Capitania de Santos no ato. Um descarte deste pode ser gravíssimo dependendo da substância. O pessoal do Ibama verificou que havia material particulado no descarte, e também o odor característico na água. Foram colhidas amostras para exames. A agente ambiental Federal Ana Angélica Alabarce, do núcleo de emergências do Ibama no litoral declarou:

Desconfiamos que trata-se de descarte de resíduos de porão do navio. Se confirmado, isso é um caso grave de crime, que pode acarretar grandes multas aos responsáveis

Atravessando a mancha de poluição

Alabarce contou que as equipes levaram cerca de 10 minutos, em baixa velocidade no mar, para atravessar a mancha a quase 10 quilômetros das praias da região. Pelas coordenadas registradas, estima-se que o material tenha se espalhado por área aproximada de dois quilômetros quadrados entre as cidades de Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande.  Ana Angélica, que fará uma vistoria a bordo do cargueiro  disse que “Inicialmente, suspeitamos que o descarte tenha ocorrido de um navio de fertilizantes que vai carregar o produto no Porto de Santos. Entretanto, não podemos eliminar a hipótese de que outro navio tenha feito isso e o material levado pela corrente marítima.”

imagem de grande poluição no mar de Santos
Navio vomita lixo no mar, mais uma vez. Foto: G1, Santos.

O Mar Sem Fim já cansou de denunciar a execrável moda de navios, sejam cargueiros, graneleiros, ou os enormes navios de passageiros,  ‘os donos’ do mar, que têm o péssimo hábito de vomitarem suas entranhas em águas brasileiras, mesmo ao largo de uma unidade de conservação de proteção integral. Já fizemos matérias provando o descarte com filmes! Mas mesmo assim a situação persiste. Abra o olho se fizer um cruzeiro, escolha bem a companhia, e ainda assim, a bordo, fique atento e com seu celular/câmera de filmar na mão.

Navio tem bandeira da República de Chipre

O navio suspeito tem bandeira da República de Chipre. Ele foi impedido de atracar enquanto a operação de fiscalização continuava na Barra de Santos. “Não podemos deixar de lado, também, a hipótese de algum vazamento involuntário, que é tão grave quanto o descarte irregular de qualquer substância não autorizada no oceano. Por isso, a análise das amostras colhidas é essencial para podermos esclarecer o que é e de onde realmente veio”, complementa a agente do Ibama.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2019/01/11/substancia-despejada-por-navio-no-mar-se-espalha-por-quatro-cidades-no-litoral-de-sp.ghtml;

A manipulação do Oceanos minimizaria as consequências do aquecimento global?

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

8 COMENTÁRIOS

  1. E o nosso atual governo preocupado em autorizar armas, dar palpite na política educacional, com ideias e críticas xulas e sem fundamentos. Nem sabe o q acontece com o meio ambiente! É desprovido de inteligência e saber.

    • Não quer armas, não compre, simples. E sobre política educacional, vai ser bem difícil mesmo resolver toda essa bagunça causada pelo PT nos últimos anos, onde a educação foi por água abaixo. E o meio ambiente, está desamparado há anos, IMABA corrompido e demais órgãoe sd fiscalização, abandonados. Fácil chegar agora e falar bobagem para sifamar o atual presidente, quando os problemas, são oriundos das gestõe santeriores. Dessa forma, desprovido de inteligência e saber é você, em pouco mais de sete meses esse governo já fez muito mais do que os governos anteriores, que sugaram e arrasaram o país com roubo e negociação de ministérios com amigos políticos. Acabou a mamata!

  2. Seria tão fácil de solucionar, só abordar o navio e perguntar ao Capitão, mas a polícia brasileira não quer solucionar nada. Até que decidam já sumiram com qualquer indício, ou foram embora.

  3. Os oceanos e mares é o destino final da maior parte do lixo sólido e líquido do Mundo. Tomar banho de mar é tomar banho na maior lixeira do Mundo. Neste caso, específico relatado pelo Mar sem fim, ficamos numa dúvida, se o navio fugiu sem ser identificado. Hoje, mesmo neste Estadão, uma traineira Brasileira foi obrigada a parar a tiros por uma fragata num pesca em águas Uruguaias, com a retenção do pescado. Ficamos numa situação constrangedora, o Brasil é sacaneado a torto e a direito e não acontece nada e, pior: ninguém vê.

  4. Esse caso demonstra a importância da integração das instituições para a fiscalização ambiental marítima no Brasil, incluindo aí Marinha, órgãos ambientais, Polícia Federal, Antaq, Anvisa e Receita. E a punição teria que ser exemplar. Vai ver como seria esse caso nos EUA…

  5. “os donos’ do mar, que têm o péssimo hábito de vomitarem suas entranhas em águas brasileiras” E por que ocorrem tais fatos??? IMPUNIDADES E MOROSIDADES DA JUSTIÇA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here