National Geographic, acervo completo está disponível

2
5965
views

National Geographic, acervo completo está disponível, quer presente melhor?

A National Geographic é um ícone mundial da exploração. Hoje, é uma das marcas mais admiradas no mundo. A missão histórica da National Geographic Society é “aumentar e difundir o conhecimento geográfico enquanto promove a conservação dos recursos culturais, históricos e naturais do mundo”.

imagem da revista National Geographic mostra mulheres com burka no deserto

National Geographic, um pouco da história

A sociedade foi fundada em 27 de janeiro de 1888, com sede em Washington. Objetivo:  “aumentar e difundir o conhecimento geográfico”. Um grupo diversificado de geógrafos, exploradores, professores, advogados, cartógrafos, oficiais militares e financistas, 33 ao todo, compartilhavam interesse pelo conhecimento científico e geográfico. E perceberam que os americanos estavam mais curiosos sobre o mundo ao redor. Não demorou. Redigiram uma constituição e elegeram como presidente da Sociedade um advogado e filantropo de nome Gardiner Greene Hubbard. Nem um cientista, nem um geógrafo. Hubbard representou o desejo da Sociedade de alcançar o leigo. Nove meses depois veio…

O nascimento da revista National Geographic

Nove meses depois, a Sociedade publicou a primeira edição da revista National Geographic. No entanto, o número de leitores não cresceu até Gilbert H. Grosvenor assumir o cargo de editor em 1899. Grosvenor aumentou a circulação de 1.000 para 2 milhões. Descartou o formato de artigos curtos e excessivamente técnicos para artigos de interesse geral da revista. E fotografias. A National Geographic tornou-se  conhecida por sua fotografia impressionante e pioneira. Foi a primeira a imprimir fotos em cores naturais do céu, do mar e dos polos norte e sul. A partir de 2015, a revista circulou em quase 40 edições em todo o mundo. Teve uma circulação global de aproximadamente 6,5 milhões por mês, segundo o Washington Post (menor que os 12 milhões em circulação que atingiu nos anos 1980). E além dela, ainda há canais de televisão em todo o mundo.

imagem de fogo no deserto

Patrocinando expedições aos recantos mais ermos do planeta

A Sociedade usou as receitas da revista para patrocinar expedições e projetos de pesquisa. Elas promoveram a compreensão da humanidade sobre os fenômenos naturais. A National Geographic Society tem sido fundamental para possibilitar algumas das grandes conquistas da exploração e da ciência. Até hoje distribuiu milhares de subsídios. Foi este financiamento que ajudou Robert Peary a viajar para o Polo Norte. Nem de longe ele foi o único. Richard Byrd sobrevoou o Polo Sul, e Jacques Cousteau mergulhou fundo no mar graças, em parte, à ajuda da National Geographic.

imagem de caverna com lago dentro

Instituição científica e educacional

Hoje, a National Geographic Society é uma das maiores instituições científicas e educacionais sem fins lucrativos do mundo. Seus interesses incluem geografia, arqueologia e ciências naturais. A promoção da conservação ambiental e histórica e o estudo da cultura e história mundiais. Financiou mais de 7.500 projetos de pesquisa científica. E apoia um programa de educação que combate o analfabetismo geográfico. Estima-se que alcance mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo a cada mês através de seus muitos meios de comunicação. A revista National Geographic continua a circular mensalmente, com uma circulação de cerca de 9 milhões.

imagem de leão em cima de árvore

A  National Geographic Society hoje

A Sociedade é dirigida por um Conselho de Administração composto por 23 educadores, empresários, cientistas, ex-funcionários do governo e conservacionistas. A organização continua a patrocinar e financiar pesquisa e exploração científica. Além da revista principal, a NG, há outras revistas, livros, produtos escolares, mapas, outras publicações, produtos para web e filmes em vários idiomas e países ao redor do mundo. E um museu, gratuito ao público, no centro de Washington, DC, que patrocina uma grande variedade de exposições em mutação, bem como exposições permanentes e interativas de todo o mundo. Através de variados meios,  atingem aproximadamente 360 ​​milhões de pessoas em todo o mundo a cada mês.

imagem antiga de fotógrafo em canoa

Setembro de 2015

“Em troca de US$ 725 milhões, a National Geographic Society passou a revista e outros meios de comunicação para uma sociedade liderada pela 21st Century Fox, a empresa controlada por Murdoch que tem o estúdio 20th Century Fox, a Fox Television, a rede e Fox News.
imagem da revista National Geographic mostra tubarão preso em rede

National Geographic on line

O site capes.gov.br explica: “A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece, gratuitamente, acesso à revista National Geographic. O periódico está disponível ao público desde a primeira edição, de 1888, até o ano corrente. Por meio do acordo da CAPES com a editora responsável pela publicação, todo IP brasileiro terá acesso ao conteúdo.”

“A pesquisa pode ser feita por meio de qualquer computador ligado à internet – em casa, na escola, no trabalho ou onde o usuário se sentir confortável para navegar e explorar o conteúdo disponível. Além de visualizar na íntegra os artigos, é possível armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal ou ainda imprimir o material para posterior leitura.

Conheça o Portal de Periódicos do Capes

“O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes. Além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.”

Saiba como pesquisar os números de National Geographic

Quer ver como funciona? Clique aqui.

Bom proveito!

Imagem de abertura: National Geographic

Fontes: https://www.history.com/this-day-in-history/national-geographic-society-founded; https://www.newworldencyclopedia.org/entry/National_Geographic_Society;

Baleias em Ilhabela, uma surpreendente descoberta

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here