Juan Fernandez, tesouro da costa chilena

0
1316
views

Juan Fernandez, tesouro da costa chilena

O arquipélago de origem vulcânica Juan Fernandez (são três ilhas), tesouro da costa chilena, está para o país como a “ilha de Trindade” está para o Brasil. Ambos os arquipélago são tesouros. O primeiro fica no Pacífico Sul, o segundo, no Atlântico Sul ao largo do do Espírito Santo.

Juan Fernandez foi descoberta pela navegador espanhol Juan Fernandez em 1574. Muito provavelmente, nos séculos seguintes serviu de esconderijo à piratas europeus, o que mais havia nos mares daqueles tempos, seja o Pacífico, seja o Atlântico. Por isso foi erguido um forte na Ilha Robinson Crusoé, para defendê-la. Mais tarde, como acontecia também nas ilhas oceânicas brasileiras, foi transformada em presídio.

Juan Fernández, tesouro da costa chilena, imagem de Juan fernandez

Juan Fernandez, tesouro da costa chilena

Hoje o local pode ser visitado por turistas do mundo inteiro que se encantam com a peculiar história, e fantástica beleza e biodiversidade. A maior ilha, a capital, abriga cerca de 700 pessoas que vivem da pesca e turismo. Há voos regulares, embora com frequência semanal pequena, a partir de Santiago. Há algumas pousadas e hotéis simples onde se hospedar.

Mas o turista que para lá se dirige não vai atrás de luxo e sofisticação, mas beleza impar do parque marinho, além da flora e fauna da ilha.

PUBLICIDADE

Através deste vídeo espetacular a ONG Oceana mostra como procura proteger os ecossistemas marinhos no arquipélago Juan Fernandez, localizado a 675 km da costa continental do Chile.

Nas imagens você pode ver a extraordinária diversidade de vida marinha que essas águas abrigam. Foram contados  cerca de 735 espécies diferentes. E altos níveis de endemismo. O mar que banha  Juan Fernandez é um dos 11 sítios insubstituíveis para prioridade de conservação marinha em todo o mundo.

O vídeo inclui depoimentos de pessoas que durante anos trabalharam para preservar os recursos da ilha, o desenvolvimento da pesca artesanal e do turismo de forma sustentável. A Oceana vai apoiá-los nestas questões.

Imagens gravadas pelo renomado cinegrafista  Manu San Felix

As imagens inéditas foram gravadas pelo renomado cinegrafista submarino Manu San Felix, que normalmente trabalha com a National Geographic e participou de uma expedição à ilha em janeiro deste ano.

 A capital do arquipélago, San Juan Batista, fica na Robson Crusoe, a maior e mais populosa das ilhas.

Também conhecida como Robson Crusoe

A maior das ilhas é também conhecida como ilha Robinson Crusoé, foi imortalizada no romance de mesmo nome do jornalista inglês Daniel Defoe, em 1719. O autor se inspirou na história do marinheiro escocês Alexander Selkirk que, depois de incitar um motim a bordo de um navio, foi abandonado na ilha de Juan Fernandez durante quatro longos anos.

Assista ao vídeo e saiba mais

Fotos incríveis no mar: conheça as dez mais

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here