Iceberg maior do mundo já se soltou

0
387
views

Iceberg maior do mundo prestes a se soltar: ele tem o tamanho de Brasília ou 5.000 km²

Iceberg maior do mundo, atualizado, julho, 2017

Este pedaço da Antártica fica na Plataforma Larsen, longa plataforma de gelo na parte noroeste do mar de Weddel, que se estende ao longo da costa Leste da península antártica.

Iceberg maior do mundo, ilustração do Iceberg maior do mundo que se soltou da antártica
Ilustração: BBC

A plataforma já apresentava uma rachadura, mas ninguém esperava que ela aumentasse 27 Km em apenas dois meses, desde dezembro passado. Seu avanço diário representa cinco campos de futebol. Ao se soltar,  criará o maior iceberg do mundo. Hoje apenas 20 Km impedem que o bloco se solte.

Ingleses monitoram o local desde 2014

Um dos  estudos desenvolvidos  por  pesquisadores ingleses é o Projeto Midas, que tem como objetivo estudar o ‘impacto do derretimento na dinâmica e estabilidade do gelo na Antártica’. Eles dizem que a área da rachadura estava vulnerável ao aquecimento global que acelera todo o processo. 

Fenômeno vai mudar drasticamente o cenário da Antártida

Este é o aviso dos ingleses. A Antártica não será a mesma depois do bloco se soltar. Mas, afirmam, ele sozinho não é capaz de aumentar o nível do mar porque é mais provável que flutue ao redor do mar de Weddel, sem entretanto derreter. O problema é outro. Para os pesquisadores, as futuras rachaduras decorrentes desta, podem levar ao descongelamento de geleiras. Então…

Consequências do descongelamento de geleiras: aumento de nível do mar em 10 cm!

É pouco provável, mas  possível. Uma das estimativas do estudo mostra que, na  hipótese de toda a plataforma Larsen C derreter, o nível dos oceanos poderia aumentar em até 10 centímetros!

Iceberg maior do mundo, imagem da rachadura Larsen C, antártica
A rachadura Larsen C

Adrian Luckman, um dos responsáveis informou à BBC que,

Nossos modelos indicam que a plataforma ficará menos estável, mas não que desmoronará imediatamente ou qualquer coisa do tipo. Ainda que o impacto imediato não atinja os mares, trata-se de um grande evento geográfico que mudará a paisagem da Antártica

Atualização

Ele já se soltou. É a BBC.com quem traz a notícia: “já era anunciado há meses e acabou de acontecer. Um iceberg gigante de quase 6 mil km² se descolou da Antártida”.

Iceberg maior do mundo: pra onde ele vai?

A BBC.com responde: “o movimento dos icebergs é controlado principalmente pelos ventos presentes na atmosfera e pelas correntes oceânicas que empurram o bloco de gelo que está abaixo da superfície da água”. Foi o disse à BBC Mundo Anna Hogg, especialista em observações de satélite da Universidade de Leeds, no Reino Unido”.

“Se nada o detiver e se ele começar a se mover, dará início a uma viagem ao redor do continente antártico, impulsionado pela corrente litorânea que gira em sentido anti-horário durante o ano inteiro”.

Iceberg maior do mundo aumentará o nível dos oceanos?

Com a palavra, a BBC.com: “…se a plataforma continuar perdendo sua área, isso pode resultar na separação de geleiras do continente rumo ao oceano, o que impactaria o nível do mar, ainda que em um índice moderado”.

Iceberg maior do mundo, ilustração mostrando separação do maior iceberg do mundo
Ilustração: BBC.com

Perigo à vista?

Ainda a matéria da BBC.com: ” quando sair de perto do continente antártico, é importante ficar no seu encalço, já que o iceberg pode se tornar um perigo para os marinheiros.

“Agora não há perigo – em meio ao inverno no hemisfério sul – mas haverá durante o verão antártico: mesmo que a península esteja fora das rotas comerciais mais importantes, é o principal destino turístico de cruzeiros provenientes da América do Sul”.

Nossa ação põe em perigo a maior joia do planeta Terra: a Antártica. Saiba como o uso de agrotóxicos na agricultura ameaçam as aves do Continente Branco.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here