F. de Noronha: esculhambação sob o comando de Pernambuco
O Brasil político é inacreditável, quando achamos que já vimos tudo em matéria de descaso, negligência, e burrice, surge algo novo que supera todos os outros casos. Fernando de Noronha é uma das joias de nosso litoral, contudo, o arquipélago conta com gestão dupla: o Parque Nacional Marinho, também negligenciado como já informamos, é de responsabilidade do governo federal. Enquanto isso como a ilha é parte do estado de Pernambuco a Vila dos Remédios e a infraestrutura em geral é de responsabilidade do governo de Estado, agora sob comando de Raquel Lyra (PSD). Não nos esqueçamos que F. de Noronha é um dos pontos altos do turismo no Brasil, uma ilha ‘paradisíaca’ gerida por irresponsáveis. Neste domingo, 22 de junho, um avião da Azul simplesmente atolou no asfalto da pista de pouso!! Uma semana depois, foi a vez de Boeing 737 MAX da Gol…

Obras da pista e do pátio são de responsabilidade do Governo de Pernambuco
De acordo com o vídeo da TV Bandeirantes que você pode assistir abaixo, ‘a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado informou que o incidente não comprometeu as operações do terminal, que seguem normalmente’.

‘A pasta informou que vai iniciar reparos emergenciais no local para garantir a integridade da infraestrutura aeroportuária. No início do segundo semestre, começam as obras de reestruturação das pistas de taxiamento e do pátio de aeronaves, conforme o cronograma previsto’.
Mais lidos
Orla do Rio de Janeiro: praias podem desaparecer totalmenteParaty e turismo, um casamento mórbido e insustentávelFraude no seguro defeso pago a pescadoresÉ inacreditável que o governo sequer tenha se desculpado por mais esse desrespeito à população e aos turistas que sustentam parte da economia local. Permitir uma barbaridade dessas em pleno “paraíso brasileiro” mostra o completo desprezo pelas obrigações mais básicas de gestão pública.

O Boeing 737 MAX da Gol
Bem que dissemos no início, que tudo que é ruim pode sempre piorar. Foi o que aconteceu devido à inenarrável esculhambação do governo de Raquel Lyra (PSD). Segundo a Folha de S. Paulo, ‘exatamente sete dias depois, o problema voltou a acontecer, desta vez com o Boeing 737 MAX 8 da Gol, de matrícula PR-XMQ, que partiria rumo a São Paulo, com destino final ao aeroporto de Guarulhos’.
PUBLICIDADE
‘O voo faz parte das novas rotas inauguradas após a reabertura do aeroporto de Noronha para operações com aeronaves a jato’.
‘O canal Viajando com o Luiz, no Instagram, relatou que alguns reparos foram realizados na área onde o avião da Azul havia atolado, mas as melhorias não foram suficientes para suportar o peso do 737 MAX da GOL, que é maior e mais pesado’.
Leia também
Decadência do Parna de Noronha e crise das UCs marinhasPGR denuncia impunidade de hotéis que privatizam praia em JeriPesca ilegal de atum ligada à corrupção, lavagem de dinheiro, e tráfico humano‘Responsável pela administração do aeroporto Governador Carlos Wilson, a Dix Aeroportos afirmou, em nota, que um afundamento do asfalto ocorreu em outro trecho do pátio de manobras’.
Ver essa foto no Instagram
A esculhambada infraestrutura de F. de Noronha
Nas primeiras vezes em que estive em Noronha nos anos 80, a população girava em torno de 2.500 pessoas. Hoje ninguém sabe ao certo. O último Censo (2022) indicava 3.167 habitantes, embora o Controle Migratório da ilha aponte 4.700 moradores.
PUBLICIDADE
Contudo, estimativas extraoficiais citam ‘mais de 5.000 pessoas’. Já o g1 diz que ‘na alta estação, como em julho de 2016, a Compesa abasteceu 8.000 pessoas (incluindo visitantes).
Apenas 50% das casas de Vila dos Remédios têm esgoto tratado!
Sai governo, entra governo, mudam-se os partidos políticos ora da esquerda, ora de centro, e a baderna e a negligência continuam inalteradas. Como é possível justificar que apenas 50% das residências tenham esgoto tratado num ‘paraíso’?
O que aconteceu por lá foi um irresponsável ‘inchamento’ da população por parte dos sucessivos governos de Pernambuco sem o respectivo crescimento da infraestrutura que é precária e deixa a desejar desde 1956.
Faltava água, saneamento, coleta de lixo, e energia limpa em 1956
Segundo o então governador do território federal, ‘Ao assumirmos o Governo, este era um dos problemas cruciantes: a água era insuficiente para os habitantes, quer para beber, quer para outras necessidades.’
E, ainda, ‘Há deficiência na limpeza pública e coleta de lixo, o que faz com que apareçam algumas moscas e mosquitos.’
Por último, informava, ‘A energia elétrica é fornecida por uma Usina Termoelétrica (instalada em 1948) constituída de três grupos geradores Atlas Imperial-Diesel, sendo 2 de 200 HP e o outro de 80 HP, fornecendo corrente alternada de 2.200 volts na alta e 220 volts na baixa tensão.’
É certo que naquela época queimar diesel era a única solução. Pois bem, passados 67 anos desde este relatório, e outros 35 desde a criação da unidade de conservação de ‘proteção integral‘, vejamos qual a situação.
PUBLICIDADE
Século 21, falta água, coleta e tratamento de lixo, saneamento básico e energia limpa
Setembro é o mês em que acontecem os mutirões de limpeza litoral afora. Em 2021 não foi diferente. O mutirão de Fernando de Noronha revelou esculhambação.
Os organizadores do mutirão subaquático realizado na praia do Porto de Santo Antônio divulgaram no balanço nada menos que 1,1 toneladas de entulhos no mar. Entre outros foram retirados 400 quilos de pneus, 350 quilos de ferro, 250 kg de madeira e fibra e 100 de plástico, vidro e latas de alumínio. E, pelo menos até 2019, Noronha não tinha sequer coleta seletiva de lixo!
Até hoje falta água. O abastecimento praticado é de um dia com água para sete dias sem.
Mas há a promessa (2022) da instalação de usina solar fotovoltaica flutuante no espelho d’água do Açude do Xaréu.
Frota de veículos movidos a combustíveis fósseis
Noronha tem uma ‘imensa’ (para uma ilha) frota de veículos movidos a combustíveis fósseis. Segundo o IBGE, há 1.400 na ilha principal, mais uma bobagem do governo pernambucano.
Além disso, 90% da geração de energia é de geradores a óleo diesel. E isso num local fustigado por ventos, e um dos pontos com a maior insolação do País!
Favelão de puxadinhos
A Vila dos Remédios é hoje um retrato do Brasil, um ‘favelão de puxadinhos’ com lixo pelo chão. A improvisação é prática recorrente, governo após governo. De novidades em relação à sustentabilidade temos apenas a proibição atrasada de plásticos, que só aconteceu a partir de abril de 2019.
PUBLICIDADE
Chorume na praia da Cacimba do Padre em F. de Noronha
Em 2014 denunciamos que centenas de sacos de lixo faziam parte da paisagem do arquipélago.
Consequentemente, o chorume contaminou uma das mais belas e conhecidas praias, a Cacimba do Padre. Na época, o engenheiro químico e consultor em resíduos sólidos, Edjar Rocha, alertou.
O mau cheiro é a liberação de gases com alta concentração de enxofre e amônia. Se isso está acontecendo é por uma sucessão de falhas. Erro na hora da triagem do lixo, má compostagem e acúmulo de big bags no terreno. São indicadores perigosos de grande risco ambiental.
Promessas de campanha de Raquel Lyra (PSD)
Segundo o Brasil de Fato, estudantes da rede pública estadual cobraram a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), durante um evento, por causa do atraso na entrega de fardamento e kits escolares. A gestora respondeu, na ocasião, que até o fim de abril os mais de 500 mil matriculados receberiam seus três kits de fardamento para o ano letivo 2025, mas a promessa não se cumpriu.
‘Ao ser cobrada sobre o tema, a governadora Raquel Lyra (PSD) chegou a dizer que “não está mais havendo roubo de farda”, mas não esclarece sobre quando ou quem foi o responsável pelos desvios mencionados’.
Já o g1 enumera algumas das promessas de campanha, entra as quais Plantar 4 milhões de árvores, Extinguir lixões e qualificar a gestão de resíduos sólidos, Criar centros de apoio e programas de incentivo a pequenos produtores rurais, Criar restaurantes populares, Criar o programa Mães de Pernambuco, Expandir a malha aérea e a capacidade dos aeroportos de Pernambuco. E outras mais. Como se sabe, o papel, ou o papo neste caso, aceita tudo, é preciso cobrar a execução das mesmas. O g1 informa que o governo vai avaliar todas essas promessas ao longo do mandato. Mas já dá para afirmar que pelo menos uma delas segue ignorada: ampliar a malha aérea e a capacidade dos aeroportos de Pernambuco.
“Queda em aprovação coloca reeleição de Raquel Lyra em risco”
O título acima está entre aspas porque se trata de matéria da Gazeta do Povo publicada em abril de 2025.
PUBLICIDADE
‘A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), é aprovada por 51% dos eleitores do estado, de acordo com pesquisa da Genial/Quaest. Esse é o menor nível de aprovação dela na comparação com dois levantamentos anteriores, de julho de 2024 (53%) e de dezembro de 2024 (54%) — a desaprovação de sua gestão está em 44%’.
Pior que Raquel Lyra (PSD) só Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro
Entre os oito governadores avaliados pela pesquisa Genial/Quaest, Raquel Lyra só supera Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, que tem aprovação de 42% do eleitorado fluminense. Por outro lado, governadores de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás têm índices de aprovação superiores a 60%’.
A resposta do Governo de Pernambuco
No mesmo dia em que publicamos este post enviamos uma série de perguntas à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado.
-Como justificar: um asfalto de tão baixa qualidade em um local que é referência de turismo no Brasil?
-Que apenas 50% das casas de Vila dos Remédios têm esgoto tratado?
-Que F. de Noronha, carro-chefe do turismo no Estado sofra com a falta água, coleta e tratamento de lixo, saneamento básico e energia limpa, num local tido como ‘paraíso’?
Tão logo tenhamos as respostas elas serão incluídas.
PUBLICIDADE
Você tem orgulho de ser brasileiro?
Faz anos, aliás mais de duas décadas pelo menos, que este escriba sente-se humilhado pelos sucessivos governos. É muito triste um País com tamanho potencial ser governado por uma maioria de anões morais sem condições nem mesmo de serem vereadores.
Assista ao vídeo da Band e veja o avião atolado na pista de F. de Noronha
Ver essa foto no Instagram
Você sabia que o governo da Paraíba ameaça derrubar 43% do restante de Mata Atlântica de João Pessoa em nome do turismo?