Litoral do Ceará e erosão: o mar está carregando

0
228
views

Litoral do Ceará e erosão com o avanço do mar: ocupação desordenada acirra o problema

Nos 573 quilômetros de costa do Ceará estão distribuídos 19 municípios. Especialmente nos últimos 10 anos, há uma grande degradação das faixas de areia: o litoral do Ceará e erosão costeira.

 imagem do Litoral do Ceará e erosão

Litoral do Ceará e erosão costeira

Causas naturais e antrópicas interferem nesse estreitamento da faixa de terra, que é em média de sete metros por ano. Entre as naturais estão a flutuação do nível do mar, o Swell (ondas de alta energia), a deflação (quando a areia sai das praias), a morfologia da linha de costa e a presença de rochas. Já entre as provocadas pela ação humana estão a ocupação de áreas que seriam depósito de sedimentos, e o barramento de rios que deságuam no mar.

O litoral do Ceará tem núcleos de erosão em praticamente em toda a orla. O fenômeno acontece independente da ação humana, como explica a professora Lidriana de Souza Pinheiro, coordenadora do Curso de Graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

É um processo natural, existem períodos em que a praia é erodida e depois retorna. Mas, principalmente nas áreas urbanas, com edificações muito próximas do mar, os efeitos são mais agressivos

Litoral do Ceará e ocupação desordenada

O tamanho da destruição é responsabilidade da ocupação desordenada. Para o professor Jeovah Meireles, do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), da UFC, a solução é reestruturar a planície litorânea de modo a não ocupar de maneira inadequada.

Quando são feitos os muros de contenção, os locais que não têm a barreira acumulam erosão intensa

Estreitamento da faixa de terra: sete metros por ano 

Para a professora Lidriana Pinheiro,

toda alteração na paisagem pode repercutir um tipo de estado, mas o impacto negativo (das obras de contenção) pode ser diminuído com base em estudos sólidos e levantamentos de longo período. Quando a obra é bem embasada, a probabilidade de não dar certo é muito pequena

Por: André Salgado

Conheça outros problemas gerados pela ocupação irregular do litoral.

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here