Dia mundial dos Oceanos, 8 de junho, e daí?

0
807
views

Dia mundial dos Oceanos, 8 de junho, e daí? Daí muitas coisas…

Para começar, vamos ao alcance do evento da ONU em 2021. Simplesmente, a  conquista de 100,6 milhões de pessoas através das redes sociais (fonte: ONU). Além disso, mais de 270K+ de visualizações em transmissões ao vivo. Por último, 70 palestras internacionais. Ou seja, aos poucos ganham corações e mentes. Demorou. Afinal, é decisão tomada aqui mesmo, Rio de Janeiro, já lá se vão muitos anos. O Dia Mundial dos Oceanos foi estabelecido durante a Cúpula da Terra, a Rio92.

Dia mundial dos oceanos

Voltando aos resultados de 2021

Antes de mais nada só isso já é bom. Especialmente, sabendo que o problema é falta de informação. Antecipadamente, assim diz minha guru Sylvia Earle. Por falar de “Her Deepness”, este site convenceu a editora do SESC a lançar A terra é azul: Por que o destino dos oceanos e o nosso é um só? Para promovê-lo, Sylvia veio ao País (2018).

8 de junho, daí é importante sua participação

O Dia Mundial dos Oceanos acontece todo 8 de junho. Ao mesmo tempo, é uma observação para homenagear, ajudá-los, protegê-los e conservá-los. Acima de tudo, nos fornece recursos e serviços. Isso inclui oxigênio, regulação climática, fontes de alimentos e, ainda mais, remédios.

O mar é importante porque:

COMO OBSERVAR

A princípio, nas redes sociais use #WorldOceansDay para acompanhar o dia.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, faça pesquisa. Especialmente, de fotos para conhecer criaturas diversas e, acima de tudo, belas. Consequentemente, recomendamos o site da National Geographic.

Entre as recomendações da ONU, consta como o lixo e bactérias acabam no oceano. Da próxima vez que for a um córrego, rio, lago ou oceano, limpe. Além disso, participe de limpeza de praia. Há muitas no Brasil.

HISTÓRICO

Conforme dissemos, o conceito foi, inicialmente, concebido em 1992. Dois proponentes, o Centro Internacional para o Desenvolvimento dos Oceanos (ICOD) do Canadá, além do Ocean Institute of Canada. No primeiro Dia Mundial, 1992, os objetivos eram tirar os oceanos da margem. Assim, trazê-los para o centro das discussões internacionais. Igualmente, fortalecer grupos marinhos e costeiros.

O dia é marcado de várias maneiras. Incluindo o lançamento de novas campanhas e iniciativas. Eventos especiais em aquários e zoológicos, explorações ao ar livre. Igualmente, limpezas aquáticas e de praias. Além disso, criaram programas de ação educacional e conservação. E mais, concursos de arte, festivais de cinema.

Faça sua parte. Cada cidadão tem responsabilidade. Além disso, só vamos tirá-lo do limbo se todos, sem exceção, participarem.

Pense sobre isso, e tenha um ótimo dia dos oceanos!

Saiba mais

Announcing UN World Oceans Day 2022

Imagem de abertura: Natural and History Museum.

Meteoro no mar em Capão da Canoa, Rio Grande do Sul

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here