Cancún em Angra dos Reis, nova bobagem de Bolsonaro

75
4576
views

Cancún em Angra dos Reis , nova bobagem de Bolsonaro

Alguns internautas observam que o Mar Sem Fim estaria exagerando nas matérias sobre a admInistração Bolsonaro. Como não fazê-lo? Ele está no poder há apenas cinco meses. Cinco meses de confusões, bate-cabeça entre a cúpula do governo; discursos desconexos, trocas de ministros, etc.

Na área ambiental não foi diferente

Exoneração do fiscal que flagrou Bolsonaro pescando na ESEC de Tamoios; abertura da área do banco de corais Abrolhos para prospecção de petróleo; ameaças infantis de abandonar o protocolo de Paris; de transformar o MMA em apêndice do ministério da Agricultura; acusação sem provas ao Fundo Amazônia cujos parceiros estranharam; ameaças de acabar com as multas do Ibama; creditar o aquecimento global a um plano orquestrado por comunistas e mais. Não por acaso, o desmatamento na Amazônia explodiu este ano. Agora vem a estapafúrdia ideia de importar a cafonice brega, criando uma Cancún em Angra dos Reis, justamente  nos 5% da baía de Angra formada pela unidade de proteção integral, ESEC de Tamoios! Simplesmente, para um site especializado em meio ambiente marinho, não há como não repercutir mais esta idiotice.

A Cancún que encanta Bolsonaro

imagem de prédios na orla de cancún
Cancún em Angra dos Reis. É esta muralha de concreto que abriga o malfadado turismo de massa, símbolo internacional da breguice, que Bolsonaro quer importar do México. Imagem, US Ooday.

Ocorre que Cancún não protege nada, nem vida marinha, muito menos paisagem. Como se vê, Cancún dá para mar aberto, não está numa baía, como a ESEC de Tamoios (veja filme). Veja a foto. Aparecem apenas dois ecossistemas marinhos, já sem vida. Quais? A praia, toda ocupada por cadeiras, e gigantesca massa de pessoas que não aparecem na foto acima, mas lotam a dita cuja nas temporadas. Não sobra espaço para aves marinhas se alimentarem, ou para os micro organismos enterrados na areia sobreviverem; muito menos para tartarugas desovarem. O outro ecossistema é a zona de arrebentação. Mas ela está lá só pra ser fotogênica, nenhuma espécie de vida marinha suporta a superlotação humana.

imagem de cancun superlotada
A massa de masoquistas se diverte em Cancun, a mesma com que Bolsonaro quer estuprar Angra dos Reis! Imagem, www.theodysseyonline.com/.

Os problemas ambientais provocados pela massa

Pessoas fazem xixi no mar. Se fossem apenas algumas, nada de mais. Com milhares, compostos sintéticos como os do Prozac, e outros remédios campeões de venda, são expelidos pela urina. E são altamente tóxicos para a fauna. Sem falar nos cremes passados no corpo, seja para queimar, ou para evitar queimação, eles são extremamente danosos para a vida marinha. Tanto, que muitos foram banidos de áreas recifais protegidas espalhadas pelos oceanos. Sem falar no saneamento básico, que quase inexiste no País que ele governa, e os enormes problemas do recolhimento e processamento do lixo, também artigo de luxo no ‘nosso Brasil’. Pois é o que pretende o tosco Presidente do Brasil! Ora, se ele gosta tanto da massa que vá se balnear na Ilha das Couves e não aborreça mais.

Diferenças fundamentais entre Angra dos Reis e a Cancún de Bolsonaro

imagem de ilha deserta na esec de tamoios
Será esta ilha da Esec, com seu costão rochoso, que Bolsonaro quer ocupar? Imagem, O Globo.

Ao contrário de mar aberto, Angra fica numa baía de águas ainda limpas e calmas, tem como ecossistemas as praias ainda intocadas, costões rochosos nas ilhas e continente, água salobra descendo de rios, trazendo rica massa orgânica transformada em alimento para a vida marinha, e mais, manguezais estão espalhados por sua borda continental, enquanto recifes de corais se espalham em águas rasas e quentes.Para não citar a mata atlântica de suas ilhas, e serra adjacente. Estas, as principais diferenças. Angra esbanja biodiversidade, Cancún, mau gosto.

PUBLICIDADE

imagem de pinhal na esec de tamoios
Ou será este o ninhal que Bozo quer acabar? Imagem, O Globo

Transformar a beleza de Angra dos Reis num monumento à breguice

No site do tripAdvisor, assim se referem à Cancún: too crowded for kids, not good

imagem de praia e desova de tartarugas na esec de tamoios
Será nesta praia que o tosco Sr. Presidente pretende trazer a massa?

O problema de Bolsonaro é sua abissal ignorância e desmedido voluntarismo. Destilou ódio por tudo que diz respeito ao meio ambiente, porque fez mal a ele, foi surpreendido, multado e desmascarado. Desde então, maltrata sistematicamente todo o sistema de conservação do País, desmoralizado por um presidente tosco, e por um ministro neófito condenado pela Justiça por improbidade administrativa. Estes são os fatos, apesar da turba Bolsonarista de plantão nas redes sociais, prontos a atacarem, sem jamais responder as críticas. Acusam-nos, sermos supostamente ressentidos, órfãos da canalha petista. Ou escrevem que ‘a matéria é tendenciosa’. Tendenciosa uma ova, é explícita! Coitados, são tão despreparados como o chefe. Não sabem argumentar.

Por quê Bolsonaro não pode intervir na ESEC de Tamoios e criar sua Cancún  em Angra dos Reis

Simplesmente não está na alçada do Presidente, mas na do Congresso. Unidades de Conservação federais, como é o caso, são criadas por Medida Provisória presidencial, transformada em Lei, em seguida, pelo Congresso. Mas só se pode ‘descriá-las’, novamente, via Lei do Congresso Nacional. Mais uma vez, Bolsonaro perde a oportunidade de trabalhar para questões fundamentais, criando barulho desnecessário e inócuo já que nada pode fazer. Assim tem sido seu governo. Assim tem sido o MMA que, de tanta bobagem, conseguiu a união de oito ex-ministros que vieram a público denunciar o descalabro. Estarão todos eles ‘ressentidos’?

Assista a proposta


Imagem de abertura – www.theodysseyonline.com/.

Zona do crepúsculo no oceano e a vida marinha, conheça

Comentários

75 COMENTÁRIOS

  1. Perfeita análise João. Precisamos estar alertas, infelizmente turistas não têm um mínimo de consciência para com o meio ambiente, querem se divertir e nada mais. Continue firme em seu propósito e quem sabe um dia, os brasileiros saberão preservar e respeitar o pouco que ainda resta das reservas naturais.

  2. O Estadão vai fechar as portas e seus comentaristas geniais vão ter que ir publicar matérias pagas de graça no Grama de Havana e no El Estadón de Caracas.

  3. Pior jornalista tratar o presidente de Boso, termo chulo. Nunca vi o mesmo escrever “Nove Dedos” pra se referir ao ex q tá preso. Fui a Cancún e não vi nada de barbáries nas praias , pelo contrário , limpas e bem acessíveis . Lá de cada 4 empregos ; três têm que ser destinados a mexicanos ( aqui se criar isso, será política excludente )….

  4. Infelizmente a ignorância dominou o debate de qualquer assunto neste país. Triste. Seja de um lado ou de outro, as pessoas não se informam. Eu recebo fake news todos os dias. A informação falsa virou arma para gerar a ira na massa que têm preguiça de ler, de se informar e de pensar. Que fique claro que este blog já elogiou e já criticou este governo quando era justo fazê-lo. Este governo está um caos. Infelizmente ninguém parece estar preocupado em se informar, somente em negar a realidade.

    • Se estiver um caos, não penso que esteja, esse “caos” é em grande parte corroborado, em especial, p pela grande mídia. E imagino que qualquer ser, minimamente inteligente, concorde. Exemplifico: tudo que possa ser colocado como negativo de Bolsonaro é motivo de super exposição e o contrário tb é verdadeiro, tudo que seja bom para o seu governo não é, ou é minimizado ao extremo sua repercussão. Os marqueteiros do PT já devolveram 150 milhões aos cofres públicos. Dá para imaginar quanto o governo os pagou nas campanhas de Lula e Dilma ? Multiplica esses 150 por um nº a partir de 2 e me fales onde vc leu essa matéria ? Não lembrou !!!

  5. Estou tão satisfeito de ver esses esquerdistas doentes, tão desesperados! Falando contra o Bolsonaro! Fazendo de tudo para prejudica-lo!
    Que já estou convencido a votar nele para Presidente na próxima eleição!

  6. Sou assinante do Estadão a anos, infelizmente há comentários cada vez mais agressivos ao nosso presidente. Agradeçam estarem em uma democracia real, e não PTista, se não já estaria mortos ou no mínimo presos. Porém nosso presidente entende que por anos vcs foram doutrinados a corrupção e manipulacao que os sustentaram até aqui. Mas um pouco de bom senso os leitores esperam, deixem de agredir quem está melhorando o país. Ou perderam as poucas rendas que ainda sustentam esse jornalismo medíocre que praticam.

    • CONCORDO…parcialmente! Porém, a agressividade é desmedida – de ambas as partes. O excelente JLMesquita se esquece da corrupção e incompetência dos órgãos ambientais aparelhados e “estuprados” pelos PeTralhas e PSDBistas e PMDBistas e PPistas associados…O Presidente desfaz mais do que faz, e ISSO É OTIMO!!! Deixa ele limpar e colocar ordem na casa, meu nobre JLM! Depois disso, você pode e deve indicar alguns pontos do litoral nordestino, E COMO FAZER balneários turísticos para atrair turistas “masoquistas”…nem todos têm a chance de serem escritores e velejadores em embarcação própria, não é? Forte abraço!!!

  7. Excelente artigo, mas infelizmente contra a ignorância não há argumentos. Vivemos momentos trevosos, um governo reacionário, inepto comandado por um “homenzinho triste” e sua prole, representantes da velha política, há cerca de 30 anos, que nunca fizeram nada que merecesse reconhecimento, além de uma postura deletéria e procurando apenas destruir e criticar tudo que não fazem parte do seu parco entendimento. Chama de comunistas, marxistas e outras baboseiras, visto que não possuem argumentos ou mínimo conhecimento para argumentar de forma razoável sobre qualquer assunto.

  8. Kakakaka estou horrorizado com o palavreado usado nessa matéria…

    De repente “turismo gerador de renda” virou “breguice” e turista virou “masoquista”…

  9. Bobagem é esse país de pobre que o teu nove dedos e a anta deixaram. Mas vcs tem opção de ir pra Venezuela e cuba para se sentirem com um presidente inteligente. Chora mortadela

  10. Kkkkk isso é do Estadão? Para que tá feio! Xixi? É sério? Certo que esse colunista não sabe pra onde vai maior parte dos dejetos humanos no litoral…

    Bolsonaro está corretíssimo!! Precisamos valorizar a área linda de Angra, trazer mais turistas não quer dizer destruição, tudo depende da forma que é feito.

    Fora Estadão!

  11. Mas seu Carlos, se voces, agora como antes, chamarem à todo momento o Presidente Bolsonaro de bobo, mais bobos somos nós, os dezenas de milhões de brasileiros que votaram nele e que o apoiam. Por favor, não se esqueça desse pequeno detalhe! O fato, seu Carlos, é que nossa industria de turismo (principalmente a internacional) é insignificante, em vista da extensão territorial e dos locais parasidíacos que o país possui. Da próxima vez, ao falar de Angra, não copie da Globo as pequenas ilhas rochosas que ela mostrou, trabalhe um pouco, entre na internet e mostre as belas praias de Angra.

  12. Depois de terminar esse texto, esse colunista deve ter se sentido o máximo. Mas, o que importa é a percepção externa que só mostra um moleque escrevendo. Deveria ter vergonha de escrever tanto ‘breguice’ em um texto.

  13. Nunca dantes, um presidente com cinco meses de governo foi tão achincalhado pela extrema imprensa, onde vocês estavam nos governos petistas que desgraçaram o Brasil. Estavam em Marte, agora voltaram à Terra. Seu idiota, para fazer uma suposta nova Cancun, vai-se criar uma nova estatal, uma dessas “bras” que tanto deram prejuízos ao Brasil, ou empresariado vai arriscar um empreendimento sem retorno ou viabilidade, que jumentice, com perdão a classe dos jumentos.

  14. Mas que lixo de matéria , hein? Angra e região estão muito mais degradados que is arredores de Cancun. O desinformado que escreveu esta matéria bunca wsteve em Cancun pelo jeito. Falar de Prizace bronzeadores é tipico de quem ignora que temos tambem um sol abrasador, alem de repelentes para aedes egypt e as toneladas de cocaina aspiradas nas orlas fluminenses e que saem…na urina! Ora , Estadão, as vezes vocês quase imploram para a gente cancelar a assinatura.

  15. Interessante observar o quanto o atual governo é culpado pelo desgoverno dos governos anteriores. Nada acontecia antes? Tudo o que vemos de errado é resultado de um governo de 5 meses? Penso que está na hora de encontrarmos culpados e vez por toda deixar o atual governo fazer gestão pública.

  16. Vai escrever sobre culinária, pra vcs da esquerda sempre tá tudo errado . Os 16 anos do PT e outros tantos dos amigos da esquerda disfarçada acabaram com tudo mas nem dá pra perceber né. Papo furado.

  17. Lendo essa Matéria inicio a compreensão dos porquês da Absurda queda de Qualidade do Estado. Se um Diretor do Jornal escreve asnices como essa , nada mais esperar do Estadão .Sou leitor e Assinante do Jornal há dezenas de anos. Essa foi a pior que li.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here