Barco de pesquisa e limpeza, financiado por milionário, é o maior e mais moderno do mundo
Para começar, ele começou como pescador. Depois, sensacional ascensão, tronou-se bilionário do petróleo. Agora, o norueguês Kjell Inge Røkke quer ajudar os oceanos. Para tanto, constrói um barco de pesquisa e limpeza que promete ser o maior do mundo!
Barco de pesquisa e limpeza terá 181 metros, e equipamentos de ponta
Antes de mais nada, o colossal super iate, batizado Rev Ocean, estava programado para iniciar operações em 2020. Contudo, problemas na montagem, aliado à pandemia, transferiram a viagem inaugural. Agora, será entre 2024 e 2026. Entretanto, até o momento foram investidos cerca de 2 bilhões de dólares.
O barco e os pesquisadores
Antecipadamente, dará aos pesquisadores ferramentas com que jamais sonharam. A estrutura foi construída no estaleiro VARD Tulcea, Romênia. Espen Oeino projetou o Rev Ocean. Para a Nina Jensen, CEO da empresa, “Estamos ansiosos com grande expectativa pela jornada da REV Ocean para a Noruega. Em consequência, será o próximo estágio de progresso em direção às nossas ambições de desenvolver soluções oceânicas”.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemRuanda, líder global na redução da poluição plásticaPresidente do STF intima Flávia Pascoal, prefeita de UbatubaMaior coral do mundo descoberto nas Ilhas SalomãoAntes de mais nada, os equipamentos permitirão medições da atmosfera. Ou até a 6.000 metros abaixo da superfície do mar – incluindo, até mesmo, 20 metros abaixo do assoalho marinho!
Barco de pesquisa e limpeza: minissubmarinos e drones a bordo
Além disso, minissubmarinos e drones, aquáticos e aéreos, igualmente, estarão no navio. além do mais, ainda terá auditório e sete laboratórios. De acordo com o site da embarcação, igualmente, será oferecido para charters. Um modo de gerar renda e contribuir com as pesquisa.
PUBLICIDADE
Coletando cinco toneladas de plástico por dia, com até 60 pesquisadores a bordo
Mas, esta será sua capacidade emblemática. Talvez, a mais urgente. Isso, quando se quantifica a quantidade de plástico, anualmente, nos oceanos.
Leia também
Houthis ameaçam Mar Vermelho com 1 milhão de barris de petróleoDesafios Ambientais: conheça boas ações, uma da sociedade, outra do governoO custo do desperdício mundial e o consumismoPara a ONU, “entre 22% e 43% do plástico usado no mundo inteiro são descartados em aterros (Produção mundial: 310 milhões de toneladas)”. Já, para a Ellen MacArthur Foundation, “pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico- equivalentes a um caminhão de lixo por minuto- vazam para os oceanos anualmente”.
Novas manchas no Ártico e no Pacífico
Aida assim, para piorar uma nova mancha foi descoberta no Ártico. E, numa área remota do Pacífico, também foi vista outra mancha de plástico. Além de, lixo humano e químico.
Acima de tudo, o tamanho da prova de nossa omissão é estimado em 386,100 milhas quadradas. Ou seja, quatro vezes o tamanho do Reino Unido ou, ainda, 1,5 vezes o tamanho do Texas.
Contudo, o super iate de Kjell Røkke será capaz de coletar e derreter até cinco toneladas de plástico, todos os dias sem, entretanto, emissões nocivas.
Quem é Kjell Inge Røkke?
Dono de 67% das ações públicas da Aker, conglomerado de transporte marítimo e perfuração offshore, Rokke começou a vender peixe em Seattle, antes de retornar à sua Noruega. Assim, ali construiu uma frota e ganhou reputação como investidor corporativo implacável.
Contudo, em 2016 a companhia diminuiu a exposição ao setor vendendo a participação na empresa de pesca Havsfisk. Isso o tornou ainda mais rico. Seu patrimônio, segundo a Forbes, é de US$ 2. 7 bilhões.
“O mar me deu grandes oportunidades. Sou grato por isso “
Foi o que declarou Røkke. Do mesmo modo, ele está financiando o projeto de seu bolso. Enquanto isso, paga uma soma desconhecida para a compra e manutenção da embarcação, bem como, manter tripulação de 30 pessoas. Entretanto, a equipe de pesquisa poderá contar com até 60 pessoas.
Cientistas e pesquisadores serão convidados a estudar e inovar em questões como mudanças climáticas, sobrepesca, poluição, além de tudo, extração mineral.
Ele fez bem feito!
VARD, a fabricante, “o desempenho ambiental era importante no projeto da embarcação. O REV será equipado com um “sistema de leme de recuperação de energia, motores de velocidade média. Um sistema de propulsão diesel-elétrico de transmissão direta com pacote de bateria, finalmente, um sistema de limpeza de exaustão”.
PUBLICIDADE
“Quero devolver à sociedade a maior parte do que ganhei”
Røkke disse à publicação Aftenposen de Oslo: “Quero devolver à sociedade a maior parte do que ganhei. Este navio faz parte disso . O mar cobre 70% da superfície da Terra e não é muito pesquisado”.
Que o exemplo gere frutos, é o desejo do Mar Sem Fim. Assista ao vídeo do barco de pesquisa e limpeza e agradeça Røkke.
Fonte: www.aftenposten.no; http://www.vard.com.
Impressionante, vivemos e dependemos totalmente deste Planeta mas mesmo assim de forma consciente, metódica e constante poluímos rios, mares e oceanos, queimamos florestas e destruímos tudo que foi elaborado pela Natureza ao longo de bilhões de anos. Mas a fatura da destruição já chegou é irreversível, infelizmente não há outras opções de Casa, as gerações futuras e atuais pagarão o preço da nossa ganância.
Os plásticos são a praga do Mundo Moderno. Não sei como não proibiram sua utilização em tão larga escala assim como o isopor p embalagens. Quem sabe no Futuro próximo vejam isso. O plástico deve ser utizado de forma restrita , assim como o isopor. Vejam o estado lamentável das praias e Oceanos, com essa poluição.
Parece clichê, mas o plástico não é um vilão popr si só. As pessoas, é que não mudam. Tenho uma filha de 4 anos de idade, e desde sempre, dissemos a ela que lixo, se joga no lixo. Hoje em dia, ela mesma chama atenção dos coleguinhas, que jogam lixo no chão. Tudo começa em nós.
Luiz Carlos o problema não é o plástico, mas nossos descasos e descartes como jogar a sujeira debaixo dos tapete e fingir que não temos responsabilidades.
Não sou melhor que ninguém, mas descarto todos os plásticos reduzindo-os no menor tamanho possível e os mantenho no formato final usando fita crepe. Também separo metais e vidros lavados e secos, mas depois que os coloco na rua me eximo de responsabilidades uma vez que as ditas autoridades não me ajudam a ser melhor.
excelente iniciativa deste empresário!!! Mão na consciência, visão de futuro e sentimento de co-responsabilidade!!!!
Entre outras providências, a mais simples, rápida e economica é a de limitar a utilização das embalagens de plástico. É imprescindível o rigoroso controle daquelas indispensáveis, como somente vender o produto mediante a entrega da embalagem de plástico anteriormente utilizada.
Pois e’ ,,,,,um dos comentarios diz que precisariamos de mais milhonarios desse tipo para limpar a sujeira que os pobres fazem com seus carros movidos a combustivel fossil.
O ser humano continua o de sempre, achando que a salvaçao do planeta precisa ser feita,,,MAS PELOS OUTROS
os porcos somos nos…
vamos de isar os milionarios como desculpa
vamos deixar de sujar vamos nos educar
O ser humano é o vírus da doença da terra. Vai se reproduzindo até matar o hospedeiro, não sabe se controlar, não sabe cuidar de seu meio. A estupidez dos sistemas sem reciclagem e sustentabilidade vai nos matar, basta pensar que queimamos o ar que respiramos para obter energia. Oras, isso um belo dia acaba, a natureza se vinga. Já estamos sentindo os efeitos da febre desse organismo doente.
Certeiro, no alvo!
Se houvesse mais ricos com mentalidade semelhante teríamos um incremento valioso na batalha contra a degradação do meio ambiente.Que tal vincular prêmios de loterias a ações deste tipo ?
Excelente, mas…
Por mais espetaculoso que seja, se recolher 5 Ton/dia todos os dias do ano, serão 1.285 Ton/ano, ou apenas 0,02% do que é despejado anualmente.
Precisamos mais 4.382 barcos com essa capacidade de limpeza apenas para deixar de aumentar a sujeira.
Sugiro começar uma lista para juntar 4.382 bilionários.
Bastante sensato uma pessoa que conseguiu se tornar bilionário graças ao mar e agora quer retribuir utilizando os seus recursos financeiros para contribuir na limpeza do mesmo.
Mas tem milionário que pensa que vai levar toda a sua fortuna para o túmulo ou para a vida além.
Meu sonho é trabalhar em um destes… criando sensores, painéis de controle…
Vá a luta entre em contato !
Formidavel, inacreditavel.
Espero que burocracias mundiais não atravanquem este belissimo projeto .
Estou emocionada e feliz.
IMPRESSIONANTE