Arquipélago de Alcatrazes – Parte 2

0
1033
views

Arquipélago de Alcatrazes – Acompanhe a segunda parte da visita do Mar Sem Fim às Ilhas de Alcatrazes

As ilhas de Alcatrazes, que formam o Arquipélago, podem ser consideradas entre as mais bonitas e ricas do Brasil. Estão localizadas a aproximadamente 45 km do Porto de São Sebastião e nos anos 80 do século passado foram escolhidas pela Marinha do Brasil como alvos para tiros de canhão.

Você fica conhecendo um pouco mais sobre essa antiga vítima da ação humana nesse episódio.

Assista ao vídeo

 

PUBLICIDADE

Biodiversidade ameaçada no Arquipélago de Alcatrazes

“É preciso algum tipo de controle. Alcatrazes abriga 150 tipos de peixes sendo que 50 estão sob algum tipo de ameaça”. Mais importante que a quantidade de espécies é o fato que no litoral paulista há apenas duas ilhas “que têm papel importante na reposição dos estoques: a Laje de Santos, e Alcatrazes.”

E não é só. O arquipélago é o maior ninhal de aves marinhas do litoral Sudeste, e ponto de parada de muitas outras.

Além disto a ilha principal abriga diversos tipos endêmicos entre anfíbios, um tipo diferente de jararaca, e espécies da flora, entre elas uma linda orquídea cujo nome me fascinou: Rainha do Abismo, por nascer nos enormes paredões de granito que formam Alcatrazes.

imagem das ilhas de alcatrazes
O Canal de São Sebastião e, ao fundo, Alcatrazes

Chegou a hora de Alcatrazes ter a paz que merece

Não há contestação, seja entre ambientalistas, seja entre pesquisadores. Chegou a hora de Alcatrazes finalmente ter a paz que merece e, sua beleza selvagem e  grande biodiversidade, franqueada a todos. Não há outro caminho que não passe por sua transformação em Parque Nacional Marinho.

Perdeu a primeira parte sobre as ilhas de Alcatrazes? Assista aqui o primeiro episódio de nossa visita ao Arquipélago de Alcatrazes.

» Expedição no Arquipélago de Alcatrazes, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here