APA de Piaçabuçú, litoral sul de Alagoas

0
1604
views

APA de Piaçabuçú, litoral sul de Alagoas

A APA de Piaçabuçú reserva muitos atrativos, são 22 quilômetros de dunas que seguem a Praia do Peba até à foz do rio São Francisco. Para o interior das dunas há ainda uma bonita mata de restinga.

Ela também foi criada para proteger a desova de tartarugas na Praia do Peba. Dos cinco tipos que frequentam a costa brasileira, quatro desovam aqui. A única que não o faz é a tartaruga de couro.

Por fim, a APA também se propõe a proteger as aves migratórias, e nativas, que se alimentam na mesma praia.

A cidade de Piaçabuçú, com 18 mil habitantes, vive da pesca, plantação de cocos, e turismo.

PUBLICIDADE

Bioma: Marinho Costeiro

Área: 9.106,8700 hectares

Criação: 21 de junho de 1983

Localização: Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas

Tipo: uso sustentável

APA de Piaçabuçú
APA de Piaçabuçú

Para que serviu a criação da APA de Piaçabuçú?

Esta é uma UC complicada. Há constante troca de gestores, equipe mínima como sempre, formada por apenas um analista ambiental e um fiscal, e não são cumpridas várias obrigações, entre elas reunião de conselho (ficaram quatro anos sem se reunir até que, dois meses atrás, houve mais uma reunião), e educação ambiental aos habitantes das cidades do entorno: Piaçabuçu e Pontal do Peba.

De acordo com um dos membros do conselho que entrevistei “o pessoal da cidade mal sabe que é uma Unidade de Conservação.”

Ponto positivo da APA

O único ponto positivo que consegui ver foi que a área da praia, e dunas,  ainda não está totalmente descaracterizada pela especulação imobiliária. Não se vê casas de forasteiros. O mesmo não acontece na restinga que já começa a ser ocupada. O mangue da região, que não é grande, também está desaparecendo, muito provavelmente em razão da cunha salina.

» Expedição à APA de Piaçabuçú, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here