Museu Nacional do Mar, Amyr Klink lamenta abandono

0
447
views

Museu Nacional do Mar, navegador lamenta abandono do Museu em São Francisco do Sul

Em entrevista, o navegador Amyr Klink lamenta o abandono do Museu Nacional do Mar. Ele conta que resolveu comprar uma casa ao lado do prédio para abrigar sua embarcação mais famosa: o barco IAT, com o qual  cruzou o Atlântico Sul em 1984.

Museu Nacional do Mar, imagem de amyr klink

O rico acervo do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, está em condições precárias.

No Museu Nacional do Mar o visitante ainda pode encontrar mais 60 barcos. Cada um com suas histórias. Mas não mais o IAT.

Museu Nacional do Mar, imagem de amyr klink no barco a remo

No vídeo, Amyr lamenta o descuido das instalações. Ele destacou que não quer transferir seu acervo para outra localidade. Por isso, resolveu comprar a casa que fica ao lado do Museu.

Klink diz que a diversidade das embarcações brasileiras é única no mundo. Ele diz que o Museu Nacional do Mar agrega todo este conhecimento, história e beleza, que são pouco conhecidos. A estrutura, diz ele, merece ser mais bem cuidada, expandida e modernizada.

O novo lar do IAT

A casa colonial verde contrasta com o amarelo das paredes do Museu Nacional do Mar. Ela sempre esteve ali. Mas só foi descoberta por Amyr Klink quando ele esteve em São Francisco do Sul, no final do ano passado, para uma reunião sobre as condições do museu.

A ideia do navegador é conectar a casa ao museu através de um salão de 250 m². O projeto de restauração já está sendo desenhado. E a expectativa é de trazer de volta o barco IAT até o mês de junho.

O navegador defende que o Museu Nacional do Mar seja expandido,  amplie a geração de receita para garantir a sustentabilidade econômica.  E também para a conservação do acervo. Para ele, o local pode servir para outras atividades, como a de marina, para receber embarcações.

 

Fonte: A Notícia

O mar sem fim é portuguez…Saiba porquê.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here