Pioneiros no uso da vela, quem foram eles?

2
344
views

Pioneiros no uso da vela: os egípcios foram os pioneiros no uso da vela como propulsão

O país das pirâmides também foi pioneiro em outra área: a navegação à vela. Os egípcios foram um dos povos pioneiros no uso da vela.  Eles influenciaram a navegação mundial desde 3 mil anos a.C, até o final do século XIX, quando surgiram os navios a vapor. No princípio, usavam  velas “quadradas”.

Navegação na antiguidade

O wikipedia diz que “a navegação na antiguidade foi impulsionada por povos antigos  que se lançaram aos mares. Entre eles os Vikings, Gregos  e Fenícios. A maioria dos povos antigos usava navios de guerra em grandes batalhas, como os Gregos nos 500 anos de guerra contra os Persas.

Quanto aos fenícios, também tidos como um dos primeiros a usarem velas, há relatos históricos como o de Heródoto (485?–420 a.C..), que conta sobre uma expedição que circumnavegou o continente africano pela primeira vez, por volta do ano 600. Eles começaram pelo Mar Vermelho, deram a volta no continente, e retornaram pelo estreito de Gibraltar, na época conhecido como ‘Colunas de Hércules’ . A viagem teria durado três anos. Não há provas, entretanto, que confirmem o relato, apesar de estar claro que foram um povo navegador. Provas concretas, quem deram foram os egípcios. Eles registraram seus barcos em hieróglifos.

Vela quadrada é registrada nos hieróglifos

A navegação pelo rio Nilo era vital para os egípcios. Tão importante, que a cena de um barco a vela subindo o Nilo acabou estampada nos hieróglifos.  O renomado historiador inglês, Paul Johnson, explica:

nos hieróglifos egípcios o determinativo ‘para o norte’ manifesta um simples barco, enquanto que, ‘para o sul’, um barco a vela

pioneiros no uso da vela

Vela triangular

Mas eles também experimentaram a vela triangular, ainda que usada com vento a favor. Veja na gravura: a vela triangular era usada de ponta- cabeça, a parte maior ficava acima do mastro, a menor, abaixo.

 

pioneiros no uso da vela

O egiptólogo brasileiro Moacir Santos (PPGH – UFF), entrevistado pelo Mar Sem Fim, explica que as velas triangulares surgiram no Reino Antigo, entre 2575 e 2134 a.C. Este tipo de vela coexistiu com as de forma retangular – que são mais antigas e que continuaram em uso pelos egípcios até a época romana.

Embarcações típicas da costa brasileira

Segundo o egiptólogo norte- americano Steve Vinson,

o modelo triangular foi banido dos registros no Reino Médio, a partir de 2040 a.C

Esta, e outras histórias, você encontra em Embarcações Típicas da Costa Brasileira.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here