Pioneiros no uso da vela, quem foram eles?

2
223
views

Pioneiros no uso da vela: os egípcios foram os pioneiros no uso da vela como propulsão

O país das pirâmides também foi pioneiro em outra área: a navegação à vela. Os egípcios foram pioneiros no uso da vela. O primeiro grupo humano a usarem, oficialmente e com provas históricas, velas em barcos. Eles influenciaram a navegação mundial desde 3 mil anos a.C, até o final do século XIX, quando surgiram os navios a vapor. No princípio eram velas “quadradas”, as mesmas que trouxeram Cabral e sua frota até a Bahia.

Navegação na antiguidade

O wikipedia diz que “a Navegação na Antiguidade foi impulsionada por povos antigos  que se lançaram aos mares. Entre eles os Vikings, Gregos  e Fenícios. A maioria dos povos antigos usava navios de guerra em grandes batalhas, como os Gregos nos 500 anos de guerra contra os Persas.

Quanto aos fenícios, tidos como um dos primeiros a usarem velas, não há provas, apenas relatos históricos.

Vela quadrada é registrada nos hieróglifos

A navegação pelo rio Nilo era vital para os egípcios. Tão importante, que a cena de um barco a vela subindo o Nilo acabou estampada nos hieróglifos.  O renomado historiador inglês, Paul Johnson, explica:

nos hieróglifos egípcios o determinativo ‘para o norte’ manifesta um simples barco, enquanto que, ‘para o sul’, um barco a vela

pioneiros no uso da vela

 

Vela triangular

Mas eles também experimentaram a vela triangular, ainda que usada com vento a favor. Veja na gravura: a vela triangular era usada de ponta- cabeça, a parte maior ficava acima do mastro, a menor, abaixo.

 

pioneiros no uso da vela

 

O egiptólogo brasileiro Moacir Santos (PPGH – UFF), entrevistado pelo Mar Sem Fim, explica que as velas triangulares surgiram no Reino Antigo, entre 2575 e 2134 a.C. Este tipo de vela coexistiu com as de forma retangular – que são mais antigas e que continuaram em uso pelos egípcios até a época romana.

Embarcações típicas da costa brasileira

Segundo o egiptólogo norte- americano Steve Vinson,

o modelo triangular foi banido dos registros no Reino Médio, a partir de 2040 a.C

Esta, e outras histórias, você encontra em Embarcações Típicas da Costa Brasileira.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here