Cancún em Angra dos Reis , nova bobagem de Bolsonaro
Alguns internautas observam que o Mar Sem Fim estaria exagerando nas matérias sobre a admInistração Bolsonaro. Como não fazê-lo? Ele está no poder há apenas cinco meses. Cinco meses de confusões, bate-cabeça entre a cúpula do governo; discursos desconexos, trocas de ministros, etc.
Na área ambiental não foi diferente
Exoneração do fiscal que flagrou Bolsonaro pescando na ESEC de Tamoios; abertura da área do banco de corais Abrolhos para prospecção de petróleo; ameaças infantis de abandonar o protocolo de Paris; de transformar o MMA em apêndice do ministério da Agricultura; acusação sem provas ao Fundo Amazônia cujos parceiros estranharam; ameaças de acabar com as multas do Ibama; creditar o aquecimento global a um plano orquestrado por comunistas e mais. Não por acaso, o desmatamento na Amazônia explodiu este ano. Agora vem a estapafúrdia ideia de importar a cafonice brega, criando uma Cancún em Angra dos Reis, justamente nos 5% da baía de Angra formada pela unidade de proteção integral, ESEC de Tamoios! Simplesmente, para um site especializado em meio ambiente marinho, não há como não repercutir mais esta idiotice.
A Cancún que encanta Bolsonaro
Ocorre que Cancún não protege nada, nem vida marinha, muito menos paisagem. Como se vê, Cancún dá para mar aberto, não está numa baía, como a ESEC de Tamoios (veja filme). Veja a foto. Aparecem apenas dois ecossistemas marinhos, já sem vida. Quais? A praia, toda ocupada por cadeiras, e gigantesca massa de pessoas que não aparecem na foto acima, mas lotam a dita cuja nas temporadas. Não sobra espaço para aves marinhas se alimentarem, ou para os micro organismos enterrados na areia sobreviverem; muito menos para tartarugas desovarem. O outro ecossistema é a zona de arrebentação. Mas ela está lá só pra ser fotogênica, nenhuma espécie de vida marinha suporta a superlotação humana.
Os problemas ambientais provocados pela massa
Pessoas fazem xixi no mar. Se fossem apenas algumas, nada de mais. Com milhares, compostos sintéticos como os do Prozac, e outros remédios campeões de venda, são expelidos pela urina. E são altamente tóxicos para a fauna. Sem falar nos cremes passados no corpo, seja para queimar, ou para evitar queimação, eles são extremamente danosos para a vida marinha. Tanto, que muitos foram banidos de áreas recifais protegidas espalhadas pelos oceanos. Sem falar no saneamento básico, que quase inexiste no País que ele governa, e os enormes problemas do recolhimento e processamento do lixo, também artigo de luxo no ‘nosso Brasil’. Pois é o que pretende o tosco Presidente do Brasil! Ora, se ele gosta tanto da massa que vá se balnear na Ilha das Couves e não aborreça mais.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueRuanda, líder global na redução da poluição plásticaDiferenças fundamentais entre Angra dos Reis e a Cancún de Bolsonaro
Ao contrário de mar aberto, Angra fica numa baía de águas ainda limpas e calmas, tem como ecossistemas as praias ainda intocadas, costões rochosos nas ilhas e continente, água salobra descendo de rios, trazendo rica massa orgânica transformada em alimento para a vida marinha, e mais, manguezais estão espalhados por sua borda continental, enquanto recifes de corais se espalham em águas rasas e quentes.Para não citar a mata atlântica de suas ilhas, e serra adjacente. Estas, as principais diferenças. Angra esbanja biodiversidade, Cancún, mau gosto.
Transformar a beleza de Angra dos Reis num monumento à breguice
No site do tripAdvisor, assim se referem à Cancún: too crowded for kids, not good…
PUBLICIDADE
O problema de Bolsonaro é sua abissal ignorância e desmedido voluntarismo. Destilou ódio por tudo que diz respeito ao meio ambiente, porque fez mal a ele, foi surpreendido, multado e desmascarado. Desde então, maltrata sistematicamente todo o sistema de conservação do País, desmoralizado por um presidente tosco, e por um ministro neófito condenado pela Justiça por improbidade administrativa. Estes são os fatos, apesar da turba Bolsonarista de plantão nas redes sociais, prontos a atacarem, sem jamais responder as críticas. Acusam-nos, sermos supostamente ressentidos, órfãos da canalha petista. Ou escrevem que ‘a matéria é tendenciosa’. Tendenciosa uma ova, é explícita! Coitados, são tão despreparados como o chefe. Não sabem argumentar.
Por quê Bolsonaro não pode intervir na ESEC de Tamoios e criar sua Cancún em Angra dos Reis
Simplesmente não está na alçada do Presidente, mas na do Congresso. Unidades de Conservação federais, como é o caso, são criadas por Medida Provisória presidencial, transformada em Lei, em seguida, pelo Congresso. Mas só se pode ‘descriá-las’, novamente, via Lei do Congresso Nacional. Mais uma vez, Bolsonaro perde a oportunidade de trabalhar para questões fundamentais, criando barulho desnecessário e inócuo já que nada pode fazer. Assim tem sido seu governo. Assim tem sido o MMA que, de tanta bobagem, conseguiu a união de oito ex-ministros que vieram a público denunciar o descalabro. Estarão todos eles ‘ressentidos’?
Assista a proposta
Assista a este vídeo no YouTube
Imagem de abertura – www.theodysseyonline.com/.
Repetirei aqui um comentário que já fiz em outro sítio. Morei em Angra. Visito frequentemente. O município só piorou. Favelização, poluição e violência. É um dos municípios que mais frequenta as páginas policiais dos jornais cariocas, ultimamente. Sabe o que de real trouxe a tal da reserva dos tamoios – nada. Transformar a baia da Ilha Grande em um destino turístico de auto nível, vai trazer trabalho aos locais e conservação. Turista rico gosta de limpeza e conservação da natureza.
Acabar com a ESEC de Tamoios iria transformar a Baía de Angra dos Reis em outra Baía da Guanabara, não em outra Cancún.
João, parabéns pela sua coragem de mostrar a realidade do nosso planeta e no que vai se tornar, o que já é incontornável. Acompanhei a saga do Mar sem Fim até seu resgate do fundo do mar antártico. Valeu o esforço coerente de retirá-lo de lá.
Um abraço!
João Mesquita, seja mais justo e menos apaixonado pela ideologia anti Bolsonaro. Vamos aproveitar nossas riquezas para o turismo e não para satisfazer o ego dos ecochatis. Bj b
ISSO MESMO!
vc acha possivel que alguem ou algum setor publico do brasil possa administrar algo parecido? ja que nem o mais basico funciona? nao e questao de 5 meses de governo, e questao de molecagem que tenho visto nas atitudes do bolsonaro. parece que ele ta com um carrinho e um revolvonho na mao!! as coisas reais e necessarias
sequer foram discutidas…