Matança de tubarões na pesca esportiva na Bahia
A associação Divers for Sharks – Mergulhadores pelos Tubarões, em nome de seus quase 150.000 apoiadores em 85 países, enviou carta aberta protestando contra a matança de tubarões em torneios de pesca baianos. Este site apoia o protesto em gênero, número e grau. Não é possível que pescadores esportivos, que têm informação, contribuam para a matança indiscriminada de tubarões considerados um dos grandes problemas mundiais dos oceanos.

Campeonato baiano recebe críticas
A atitude do clube baiano foi motivo de críticas de todos os lados. A internet e as redes sociais estão repletas de protestos. Não é para menos. Está na hora das pessoas que gostam do mar respeitarem um pouco mais a vida marinha.

Protesto pela matança de tubarões em campeonato de pesca na organizado pelo Yacht Clube da Bahia
HORA DE REVER PRÁTICAS PREDATÓRIAS EM CAMPEONATOS E CLUBES NÁUTICOS
Na manhã desta última sexta-feira (11), às vésperas do torneio de pesca oceânica do Yacht Clube da Bahia, foi desembarcado um tubarão Mako medindo aproximadamente três metros e pesando mais de 200kg. A excitação de alguns sócios, ao ver o animal abatido, se misturou à decepção de outros. A campanha Divers for Sharks – Mergulhadores pelos Tubarões, em nome de seus quase 150.000 apoiadores em 85 países, incluindo empresários e profissionais do Mergulho Recreativo, e os especialistas em conservação que subscrevem esta Nota, desejam expressar também sua decepção e preocupação com o que parece ser uma falta de consciência do meio náutico baiano para com a situação dos tubarões e raias.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaYacht Clube da Bahia promove evento onde espécies vulneráveis são mortas
O Yacht Clube tem orgulho de ser a única instituição da Bahia autorizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura a organizar campeonatos de Pesca Esportiva, e, no seu site, afirma o seu foco “na preservação das espécies e responsabilidade social” através do incentivo à prática do Pesque e Solte. O Clube tem ainda outras iniciativas ambientais relevantes, pelo que nos entristece ainda mais que esteja promovendo um evento no qual espécies vulneráveis e ameaçadas estejam sendo mortas, dando uma sinalização equivocada à sociedade como um todo em relação a esses animais.
Tubarão Mako – na lista vermelha de espécies ameaçadas
No caso em tela, o tubarão Mako (Isurus oxyrhincus) está na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção, listado pela IUCN (União Mundial para a Conservação da Natureza) como vulnerável. A população global continua em declínio, e a espécie sofre inúmeras pressões antrópicas, entre elas a pesca oceânica.
PUBLICIDADE

Tubarão Mako: ciclo reprodutivo extremamente longo, maturidade sexual aos 18 anos
O ciclo reprodutivo do tubarão Mako, como de diversas outras espécies de tubarões e raias, é extremamente lento o que dificulta a conservação da espécie. A maturidade sexual é atingida apenas aos 18 anos nas fêmeas, e o tubarão dá a luz a filhotes após um longo tempo de gestação, que dura de 15 a 18 meses.
40% das espécies de tubarão estão ameaçadas
Quase 40% de todas as espécies de tubarões encontram-se ameaçadas de extinção. Um artigo científico publicado recentemente na revista Marine Policy estima que cerca de 100 milhões de tubarões são perdidos para a pesca todos os anos. E nesta última sexta-feira, o Yatch Clube da Bahia se juntou a esta estatística alarmante.
Leia também
Visão diferente e menos assustadora dos tubarões brancos442 tartarugas marinhas morrem no litoral do Paraná em 6 mesesICMBio: omisso em Abrolhos, ameaça a fauna de UCs de proteção integralO tubarão Mako
O tubarão Mako se diferencia de outros peixes de profundidade pela resistência a mudanças súbitas de profundidade e pressão. A espécie, portanto, tem altas taxas de sobrevivência pós-soltura (mais de 90%). E aos que se preocupam com “ataques de tubarão”, é importante salientar que, apesar de ser uma espécie de grande porte, o tubarão Mako é uma espécie de hábito oceânico, e o encontro com banhistas é raríssimo, assim como são extremamente raros os incidentes com tubarões em geral.
Tubarões são aliados na conservação dos oceanos
Os tubarões são importantes aliados para a conservação dos oceanos e manutenção da própria pesca enquanto atividade comercial e esportiva. Estes predadores de topo de cadeia são responsáveis pela manutenção do equilíbrio no ecossistema marinho, se alimentando de peixes e invertebrados que estão menos aptos à sobrevivência garantindo a saúde dos estoques pesqueiros de todo o mundo.
Yacht Clube da Bahia devia proibir a captura de tubarões
Esperamos que o Yacht Clube da Bahia, enquanto uma instituição importante para o esporte náutico nacional, demonstre na prática o seu compromisso com a preservação das espécies, proibindo a captura de tubarões e raias em seus eventos esportivos, e considere proibir todo o desembarque de tubarões e raias em suas dependências. Que no futuro, o Clube incentive os seus sócios a devolverem ao mar quaisquer tubarões ou raias capturados durante, antes ou depois dos campeonatos, e ajude a educar seus sócios e frequentadores para a necessidade de proteger esses animais.
Quem assina o protesto
José Truda Palazzo, Jr. – Mergulhador Advanced Open Water PADI
Paulo Guilherme Alves Cavalcanti – Instrutor de Mergulho SSI Platinum 5000
Co-fundadores, Divers for Sharks – Mergulhadores pelos Tubarões
MSc. Luciana Leite
Mestre em Conservação Ambiental pela Cambridge University, UK
Doutoranda na Oregon State University, USA
MSc. José De Anchieta Nunes
PUBLICIDADE
Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, Universidade Federal da Bahia
Dr. Cláudio Sampaio, PhD
Professor da Universidade Federal de Alagoas – Unidade de Ensino Penedo, Engenharia de Pesca









