Animais e aves marinhas que valem a pena conhecer

0
2539
views

Animais e aves marinhas: saiba mais sobre os que valem a pena conhecer

Há muitos grupos de animais e aves marinhas, como cnidários, ctenophores, equinodermes ou anfioxo, que são bem conhecidos, principalmente porque são as escolas ensinam sobre eles, ou são mostrados por mergulhadores de todo mundo.

Mas não é porque você não estudou na escola, quando pequeno, que eles não existem… Muitos apresentam parentescos surpreendentes com outros animais, outros são difíceis de serem vistos a olho nu…

Papagaio do mar

Animais e aves marinhas, imagem de papagaio do mar
Animais e aves marinhas

Quando vemos um belo papagaio-do-mar, com seu bico cheio de peixes, a última coisa que imaginamos é uma gaivota, mas eles são parte da mesma ordem, os Charadriiformes, e são os parentes mais próximos dos trinta-réis e maçaricos. Charadriiformes significa “aves marinhas semelhantes à gaivotas”, e é uma ordem que inclui alguns dos caçadores mais eficientes do mundo.

Os papagaios-do-mar têm ossos mais densos que as gaivotas, o que permite que mergulhem dezenas de metros na água para capturar peixes que nadam em regiões mais profundas, em vez de serem forçados a se alimentar na superfície. As gaivotas, entretanto, costumam roubar de seus primos, e os grandes alcatrazes chegam até mesmo a caçá-los.

Cracas

Animais e aves marinhas, imagem de cracas
Animais e aves marinhas

As humildes cracas, que são a desgraça de quem quer caminhar na praia, ou quem gosta de remar no mar, bem como a miséria das baleias desde tempos imemoriais parecem, em uma primeira olhada, apenas algum tipo de marisco que gosta de incomodar. Só que este animalzinho estranho não tem parentesco próximo com ostras, mariscos e mexilhões.

As cracas são parentes próximas de caranguejos, lagostas e camarões. Elas começam a vida na forma de larvas planctônicas semelhantes a camarões. Depois de um período em que vivem como nadadoras livres, as cracas se prendem a um objeto sólido, às vezes até mesmo um grande mamífero, como uma baleia, e tratam de se cercar com um cone feito de carbonato de cálcio.

As cracas se alimentam estendendo seus tentáculos por uma abertura do cone, agarrando o plâncton que estiver passando.

Peixe Esgana Gatas

Animais e aves marinhas, imagem de Peixe Esgana Gatas

O peixe esgana-gatas é agressivo, e capturado com frequência por jovens pescadores. Eles estão entre os tipos mais antigos de peixes, com características estranhas e uma categoria taxonômica bastante surpreendente.

Embora se pareça com um peixinho, o esgana-gatas é  um parente do cavalo-marinho, com muitas semelhanças físicas escondidas entre as placas de sua armadura e os três espinhos. Eles têm pequenas nadadeiras que permitem que se movam como um cavalo-marinho. E também têm a mesma boca tubular. Mais ainda, os machos do esgana-gatas são responsáveis por proteger os filhotes, exatamente como os cavalos-marinhos.

Peixe-Boi ou Manati

Animais e aves marinhas, imagem de peixe boi
Animais e aves marinhas

O peixe-boi, ou manati, é um mamífero marinho enorme, que se parece com uma morsa. É nativo das mornas águas costeiras equatoriais. Entretanto, mesmo com esta aparência, ele não é parente dos cetáceos ou focas, como muitos poderiam imaginar, mas sim é o parente vivo mais próximo dos elefantes.

E, surpreendentemente, a sua similaridade genética com elefantes é compartilhada somente com outra família, os musaranhos-elefantes. Estas criaturinhas tem apenas 15 cm, mas se você olhar bem, vai ver algumas semelhanças com o gigante animal.

Abaixo, mais 4 grupos de animais marinhos que, provavelmente, se você não é biólogo, não conhece.

1. Placozoa
O Placozoas são um grupo de animais marinhos descobertos em 1883, em um aquário da Áustria. São animais planos (espessura de 0,01 a 0,015 mm),  pequenos (cerca de 3 mm de comprimento), que não têm qualquer simetria ou morfologia específica. O corpo dos placazoas é constituído por quatro tipos de células diferentes. Mas eles têm células nervosas, musculares ou sensoriais. Vivem no fundo do mar de áreas tropicais e subtropicais. Para se alimentarem, envolvem o corpo em torno das partículas de alimentos e formam uma espécie de cavidade.

Animais e aves marinhas, imagem de QUINORRINCOS
Animais e aves marinhas

2. GNATOSTOMÚLIDOS

Os gnatostomúlidos são um grupo de 100 organizações de pequenas dimensões (0,5 a 1 milímetro), em forma de verme. Vivem entre grãos de areia do fundo do mar. Algumas curiosidades sobre estes animais: eles não têm ânus, normalmente têm um pênis, testículos e ovários (hermafroditas). E colocam um único ovo. Apesar da simplicidade do corpo, eles têm sensoriais do sistema nervoso, músculos e sedas protonefridios para o sistema de excreção. Alimentam-se as bactérias e  fungos.

31-26a
3. QUINORRINCOS

Os quinorrincos são um grupo de menos de 1 mm de espessura. Os corpos são cobertos com placas de quitina (como insectos e outros artrópodes). Se movimentam graças à presença de um tronco com muitos espinhos . Eles têm todos os sistemas anatômicos, exceto a circulação e respiração, que é por difusão. Esses animais marinhos têm um monte de elementos sensoriais para detectarem a luz. Se alimentam de detritos e vivem entre grãos de areia no fundo do mar.

Animais e aves marinhas, imagem de QUINORRINCOS
4. CICLIÓFOROS

Esses são os animais que vivem nas placas bucais das lagostas. O macho tem um tamanho minúsculo, tão pequeno que se tornou um saco de esperma, e vive ao lado do feminino. As fêmeas têm sistema digestivo, uma coroa de cílios e um disco adesivo na base para manter os camarões. Se reproduzem assexuadamente, formando uma larva conhecida como Pandora.

c-zappingsymbionpandf1

Fontes: http://www.skullsunlimited.com/record_order.php?id=32; http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcatraz-comum.

Conheça o único animal imortal do planeta.

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here