Você quer aprender sobre oceanos? SP Ocean Week 2024

0
484
views

Você quer aprender sobre oceanos? SP Ocean Week 2024

Eventos como o SP Ocean Week 2024 são raros no Brasil. Portanto, se você tem curiosidade sobre o maior e mais importante ecossistema da Terra, aquele que gerou vida neste planeta, não perca a oportunidade. De 18 a 22 de setembro, no Memorial da América Latina, participe da quinta edição, uma iniciativa da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico (IO) e de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), e organizada pela MidiaMar Comunicação. Acredite, não há nada melhor no País. A Unesco, em conjunto com a melhor universidade do Brasil,  é sinônimo de extrema seriedade e qualidade. Proposta e coordenada pelo professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico (IO), a Cátedra tem como gestores do convênio o próprio IO e o IEA – Instituto de Estudos Avançados da USP.

SP Ocean Week 2024

A programação para 2024

Esta quinta edição contará com vários ‘encontros com gente com água salgada nas veias‘, como informa o site do evento. Entre eles estarão Rico de Souza, surfista; Beto Pandiani, navegador; Ernesto Paglia, jornalista; Amyr Klink, navegador; Evaldo Pereira, caiçara; Laura Piatto, oceanógrafa e surfista; Tatiana Zanardi e Alcides Falanghe, skippers de vela; e David Schurmann, navegador e cineasta, entre outros.

Você vai aprender que os oceanos são muito mais que ‘apenas’ as 4 mil praias existentes no Brasil. Já no dia da abertura, quarta-feira, 18 de setembro, a partir das 19h30, haverá uma sucessão de entrevistas com artistas e personalidades ligadas ao mar, misturadas com apresentações musicais. Entre as atrações, o cantor e compositor Lenine. Mas tem mais:  bate-papos com Alexander Turra, Karina Oliani, exploradora e documentarista; Tatiana Neves, CEO do Instituto Albatroz, e Vilfredo Schurmann, navegador.

O Cais do Porto

Assim a SP Ocean Week 2024 batizou um dos espaços da imensa mostra programada. Ele será dedicado a várias exposições com múltiplas atividades.

cais do porto da SP Ocean Week 2024
O espaço cais do porto da SP Ocean Week 2024.

Haverá um pouco de tudo. Por exemplo,  tanques de mergulho para a prática do mergulho autônomo por parte dos visitantes.

mergulhos na SP Ocean Week 2024
Pela primeira vez na SP Ocean Week, a NAUI – a mais importante agência de certificação internacional de treinamentos para a prática do mergulho autônomo – está levando ao Memorial da América Latina durante os dias do evento, um tanque de mergulho para que os visitantes possam viver essa experiência.

Ou uma seleção dos melhores documentários brasileiros sobre o oceano, comentados por especialistas de diversas áreas. E, para a felicidade deste escriba, haverá uma exposição das espetaculares maquetes de embarcações tradicionais do Museu Nacional do Mar, de São Francisco do Sul, SC.

maquetes de barcos na SP Ocean Week 2024

Duvideodó que alguém não se encante ao apreciar a riquíssima diversidade e beleza dos barcos de construção artesanal do Brasil, especialmente, mas não apenas, as crianças. Esta é mais uma riqueza, atualmente quase exclusiva do litoral do Brasil, infelizmente muito pouco conhecida. O livro que publiquei sobre este tesouro de nossos mares dá uma pista do que se verá: Embarcações Típicas da Costa Brasileira.

O evento é gratuito e não é preciso fazer inscrição. Basta escolher entre as múltiplas atividades e comparecer. É um programa que vai encantar os menores, e ensinar aos maiores.

Ideais azuis – caminhos para um oceanos sustentável

Esta será outra das atividades previstas. Trata-se de uma série de conversas em formato de podcast com renomados especialistas. Eles apontarão caminhos para atingir as metas do ODS Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Vida na Água – e da própria Década do Oceano da ONU.

Entre outros, estão previstos programas com José Pedro de Oliveira Costa, Márcia Hirota, da SOS Mata Atlântica, Andrea Junqueira, da UFRJ, Ana Carolina Lobo, do WWF, e vários outros notáveis da área.

Movimento Pororoca – a vida da maré pelo oceano

Segundo o  site da SP Ocean Week 2024, ‘o objetivo é aproximar o oceano da sociedade, unindo e compartilhando esforços e iniciativas para promover a Cultura Oceânica e a sustentabilidade do oceano’. Em Tupi-Guarani, Pororoca significa estrondo. E assim como uma Pororoca, a Virada da Maré fará um grande barulho ao criar uma enorme onda oceânica que inundará a mente, o coração e a alma das pessoas.

Os oceanos estão no centro do debate mundial só a mídia de Pindorama não sabe

Poucos no Brasil se dão conta de que os oceanos ocupam hoje o centro do debate ambiental mundial. Quando o tema é meio ambiente, dois grandes tópicos dominam as manchetes globais — com exceção, infelizmente, do Brasil. O primeiro é o aquecimento global, que já está completamente fora de controle. O segundo são os serviços essenciais que os oceanos prestam para a manutenção da vida no planeta, cada vez mais ameaçado.

Por aqui, a mídia ainda não deu a devida atenção a esse tema. Um exemplo claro é a recente eleição da brasileira Leticia Carvalho, oceanógrafa e diplomata, para o cargo de secretária-geral da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA), fato que passou quase despercebido.

Foco internacional no iminente início da mineração submarina

A ISA é uma organização intergovernamental autônoma, criada pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, com o objetivo de gerir os recursos minerais do fundo do mar. Enquanto isso, no cenário internacional, o foco está no iminente início da mineração submarina, que se tornou urgente com a transição energética global.

A partir de 2025, Leticia Carvalho, a brasileira eleita para a secretaria-geral da ISA, assumirá a gestão de “um dos maiores bens comuns da Terra”, como ela mesma declarou em entrevista a este site. Ela prometeu apresentar, ainda em 2025, o código de mineração que, provavelmente, dará início a essa nova e extremamente perigosa atividade. Mesmo assim, a mídia brasileira pouco se importou. Alguns jornais deram uma nota breve sobre a eleição; outros, nem isso.

O fato de os oceanos estarem no centro do debate internacional prova que, pelo menos, alguns brasileiros mais atentos estão de olho na questão. Um exemplo disso é o grupo que organiza o SP Ocean Week 2024.

Você encontra mais informações sobre o evento no site, através do [email protected], pelo telefone 3871-2997, ou nas redes sociais.

A importância do som para a vida marinha

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here