José Pedro de Oliveira Costa volta ao MMA

0
887
views

José Pedro de Oliveira Costa volta ao MMA

José Pedro de Oliveira Costa volta ao MMA: o ambientalista paulista José Pedro de Oliveira Costa, com vasta folha de bons serviços prestados, volta a ocupar cargo relevante no Ministério do Meio Ambiente. Zé Pedro, como é mais conhecido, foi o primeiro Secretário de Biodiversidade e Florestas, durante o governo de FHC. Agora, acaba de ser chamado novamente pelo Ministro Zéquinha Sarney. Esta é uma notícia em primeira mão, ainda não divulgada pela imprensa.

José Pedro de Oliveira Costa volta ao MMA, imagem de josé pedro de oliveira costa
José Pedro de Oliveira Costa volta ao MMA. Foto: USP

José Pedro de Oliveira Costa volta ao MMA: breve currículo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968). Mestrado em Planejamento Ambiental – University of California Berkeley (1979). E doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987). Primeiro Secretário do Meio Ambiente de São Paulo. É professor doutor da USP, conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Secretario do comitê pró-criação – Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes e, entre outros, foi um dos criadores do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, maior parque nacional de florestas tropicais do planeta com 3,8 milhões de hectares.

Para José Pedro

Somos parte da natureza e dependemos dela. O Homem precisa da natureza, da água, dos alimentos. Existe também um principio ético: porque uma única espécie, como nós, teríamos o direito de destruir todas as outras, como estamos vendo por aí?

Zéquinha Sarney no Ministério do Meio Ambiente

Esta é a segunda vez que Zéquinha Sarney ocupa o cargo de Ministro do Meio Ambiente. A primeira aconteceu durante o governo FHC. A maioria dos ambientalistas de renome considera que ele foi um dos melhores Ministros do Meio Ambiente que o país já teve. Conhecedor da matéria, Zéquinha costuma delegar e deixar os técnicos trabalharem. Outra característica destacada por todos, é que o Ministro tem o costume de se aproximar das lideranças civis. Sabe ouvir e, ainda por cima, conhece melhor que ninguém como lidar com os entraves do Congresso Nacional.

Ao escolher um dos melhores nomes disponíveis para o segundo principal cargo do MMA, Zéquinha Sarney confirma o prognóstico que  tem tudo para fazer um belíssimo trabalho.

Por seu currículo Zé Pedro poderá, mais ma vez, dar notável contribuição às questões do meio ambiente. Entre outras está a criação do almejado Parque Nacional Marinho de Alcatrazes, unidade de conservação importantíssima, parada nos escaninhos do MMA.

O site Mar Sem Fim deseja pleno sucesso ao novo Secretário.

Aves morrem com o estômago cheio de plástico

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here