Vazamento de óleo da Transpetro detona Angra dos Reis

7
438
views

Vazamento de óleo da Transpetro detona Angra dos Reis

Eu preveni, faz muito pouco tempo, quando visitei a ESEC de Tamoios.  Nossa falida Petrobras, dilapidada desde o início do Governo PT, está quebrada. Além das falcatruas, a empresa está sem rumo, sem direção. Mais recentemente falei dos 120 vazamentos de óleo da área do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Agora vazamento de óleo da Transpetro detona Angra dos Reis.

Operação arriscada

No caso de Angra fiz questão de explicar  a arriscada operação conhecida como  “ship to ship”, ou seja, a transferência de óleo cru do pré-sal de um navio para outro. E expliquei:

dois navios param no meio da baía, a contrabordo um do outro, para a transferência de óleo. Um descuido e toda a baía pode ser contaminada. Num dos passeios que fizemos, a bordo da lancha da ESEC, assistimos, com frio na barriga, mais uma operação deste tipo.

O acidente aconteceu nesta segunda, 16 de março, bem antes que eu imaginava. Pior: a empresa omitiu informações (não é a primeira vez) ao Inea, Instituto Estadual do Ambiente, do Rio de Janeiro, declarando que o vazamento seria de apenas 560 litros de óleo. Por isso seria multada em 2,38 milhões de reais.

Vazamento de óleo da Transpetro, imagem de V]vazamento de óleo da Transpetro em Angra dos Reis.
Vazamento de óleo da Transpetro detona Angra dos Reis (Foto YV Record).

Post do Mar Sem Fim alertou sobre o risco

Na matéria que fiz para este site fotografei a operação. Repito  a mesma foto e legenda:

Vazamento de óleo da Transpetro, imagem de navios em Angra dos Reis.
A perigosa operação de transferência de óleo, ship-to-ship, em plena baía.

Na quarta, 18 de março, descobriu-se a mentira. Uma equipe do Inea sobrevoou a área e descobriu que “a extensão da mancha é muito maior, o que leva a crer que a empresa omitiu informações”,por isso a multa passou dos 2,38 milhões, para 50 milhões de reais.

Vazamento de óleo da Transpetro , imagem de óleo-cru-na-baía-de-Ilha-Grande,Vazamento de óleo da Transpetro detona Angra dos Reis.
Vazamento de óleo da Transpetro detona Angra dos Reis (foto, TV Record).

Vazamento de óleo da Transpetro detona Angra dos Reis..

Atualização

Mancha de óleo se espalha para 30 quilômetros

Segunda- feira, 23 de Março.

No fim de semana tentei falar com o chefe da ESEC de Tamoios mas não consegui. Esta manha liguei para a sede da UC e perguntei sobre o vazamento. Sugeriram que eu procurasse Leonardo Flach, do Instituto Boto- cinza.

Conversei com Leonardo. Ele não acredita que o vazamento possa ser de apenas 560 litros de óleo cru, conforme informação inicial da Transpetro. Leonardo contou que a mancha já se espalhou para 30 quilômetros do ponto inicial do acidente, missão quase impossível para um vazamento de apenas 560 litros. Disse ainda que 48 horas após o acidente, “não havia ninguém fazendo contenção apesar de serem avisados”. O  Ministério Público Federal entrou com ação para saber quem autorizou a operação ship to ship.

Transpetro envolvida na operação Lava Jato

Em tempo: a Transpetro, subsidiária da Petrobras, também esta envolvida no esquema Lava Jato. Seu diretor, Sérgio Machado, foi citado pelo ex- diretor (da Petrobras) Paulo Roberto Costa em acordo de delação premiada. Um dia depois do afastamento de Graça Foster, Machado pediu demissão. É nisso que dá o aparelhamento praticado pelos PeTralhas. Também lamentáveis  os jornais de São Paulo, que sequer mencionaram o acidente. Uma rápida pesquisa no Google, e você verá a quantidade de matérias publicadas pelos jornais do Rio, além da ação do Ibama, e das ONGs locais.

Ibama e o vazamento

O site do Ibama confirma a operação ship-to-ship que gerou o despejo de óleo na baía de Ilha Grande.

Veja as consequências do desastre.

Sobre poluição, cuidado com as praias paulistas.

COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. João, primeiramente os meus parabéns para você! Vc é um abençoado, pois cuida da criação da forma que Deus nos deixou e de forma que se mantenha como tal! Além disso, como se não bastasse, se engaja na luta contra essa petralhada que assolou o Brasil, infestação mais danosa do que o óleo derramado em nossos mares! Obrigado com muita sinceridade e que Nosso Senhor o proteja e lhe dê coragem sempre para levar essa luta adiante!

    • Luiz, bem- vindo a bordo do Mar Sem Fim! E muitíssimo obrigado pela mensagem. Não mereço metade do que vc diz, mas vá lá…Seguinte: só faço o que faço porque sei que tem muita gente como você que também se sensibiliza com o meio ambiente, e se irrita, e fica profundamente indignado, com a ação da corja PeTralha. O Brasil e os brasileiros não merecem isso.
      Grande abraço e volte sempre!

  2. Caros, tragédias como esta, ocorrem em todos os cantos do país! São tantas que nem conseguimos contar e monitorar todas elas. Dentro e fora de unidades de conservação, junto a berçários marinhos, áreas de manguezais, enfim, é só pesquisarem um pouco que verão como a indústria do petróleo e gás trata de nosso meio ambiente. Estas são vistas e as outras, que ocorrem junto a plataformas e nos testes de perfuração – água oleosa que é descartada direta nos oceanos, perfurações mal sucedidas, etc. Não é à toa que os estoques pesqueiros de nosso oceano estão diminuindo, estão aniquilando toda a cadeia alimentar, tudo em razão do lucro para os seus acionistas e para as bolsas de valores. Há mais de 10 anos enfrentamos estes conflitos ambientais e socioambientais e as mazelas sociais que deixam, ao fim e ao cabo, são assustadoras. É um modelo fracassado em termos de responsabilidade ambiental. A única alternativa que consegui enxergar até agora é em cobrar um custo tão alto que eles não consigam suportar, tornando esta atividade inviável para seus acionistas, afinal, o único deus que eles respeitam é o dinheiro.

    • Olá, Luiz Afonso, bem- vindo a bordo! Concordo que as multas devem ser astronômicas. Só assim vão diminuir os vazamentos. Mas saiba que, de todo óleo derramado nos oceanos, apenas cerca de 20% vem de acidentes. O resto somos nós e nossos carros. Somos sete bilhões no Planeta Mar, que dizer, Terra…e 50% moram nas regiões costeiras. A cada acelerada a fumaça sai pelo escarpamento e sobe pra atmosfera. Depois, com as chuvas, elas descem em forma de gotículas de óleo direto por mar. Pense sobre isto. Abraços e obrigado

  3. Caro amigo, o vazamento foi com navios atracados no terminal, o SHIP to SHIP está suspenso a bastante tempo, vamos colocar esse barco para navegar é faça uma visita a Angra dos Reis

    • Olá, César, vc não deve ter lido a matéria. Se tivesse feito isto veria a matéria de O Globo, mostrando os navios em plena ação, assim como a foto que tirei do ship-to-ship menos de um mês atrás, quando visitava a ESEC de Tamoios e flagrei o lance. Leia, não vai te custar mais que alguns minutos. Caramba, porque será que as pessoas deitam falação sem conhecimento de causa? Aproveito para dizer que entre hoje e amanhã vou entrevistar o chefe desta Unidade de Conservação federal marinha, para que ele nos conte sobre o prejuízo desta desastrada operação. abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here