USA criam a maior reserva marinha da Terra com meio milhão de milhas quadradas, presente de Obama para nós
USA criam a maior reserva marinha da Terra: Atualizado
Nesta sexta- feira, 26 de agosto, Barack Obama ampliou em quatro vezes o Monumento Nacional Marinho Papahanaumokuakea, criado por George W. Bush em 2006, e declarado Patrimônio Mundial da Unesco. Agora, com 1,5 milhões de Kms 2, quatro vezes o tamanho da Califórnia, ela se tornou a maior área protegida do mundo.
(Em 28 de Outubro de 2016 foi criada a Área Marinha Protegida do Mar de Ross, Antártica, com 1.55 milhões de Km2, portanto, a Reserva do Havaí passa a ser a segunda maior em extensão)
Biodiversidade marinha protegida: mais de 7 mil espécies
De acordo com matéria da National Geographic,
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueOs montes submarinos e ilhas submersas de suas águas mais profundas são habitadas por mais de 7.000 espécies, incluindo os animais mais antigos da Terra, os corais negros, que ali vivem há mais de 4.000 anos. Um quarto das criaturas marinhas que vivem no monumento só são encontradas ali.
USA criam a maior reserva marinha da Terra: Sylvia Earle aplaude a iniciativa
A mais notória cientista engajada na causa da proteção aos oceanos, Sylvia Earle, disse que
PUBLICIDADE
com esta ação os Estados Unidos podem liderar o movimento pelas reservas marinhas, uma rede global de áreas marinhas protegidas, grandes o suficiente para salvar e restaurar a vida marinha. Não são um luxo – um lugar para ir e divertir-se. A resistência às mudanças climáticas depende de termos áreas significativas de proteção da biodiversidade. Isso é de vital importância para proteger o nosso sistema de suporte de vida.
USA criam a maior reserva marinha da Terra: agora, 26% do mar territorial norte- americano está protegido
Alguns cientistas, e ambientalistas, dizem que é preciso proibir qualquer tipo de extração, ou pesca, em pelo menos 30% do espaço marítimo da Terra, para proteger a vida marinha e os serviços prestados pelos oceanos. Com esta ampliação, os USA somam 1.200 áreas marinhas protegidas, o que abrange cerca de 26% de suas águas territoriais.
Leia também
Ilha da Queimada Grande, ou Ilha das Cobras, e a ameaçada Jararaca-ilhoaPiauí, o ‘pole position’ na destruição da Mata AtlânticaGestão da APA de Ilha Comprida e a omissão da Fundação FlorestalÁreas marinhas protegidas nos USA, exemplo para o mundo
Nem todas as 1.200 áreas marinhas protegidas são de proteção integral, aquelas em que é proibido qualquer tido de extração ou pesca. A expansão de Papahanaumokuakea aumenta as áreas de proteção integral de 3%, para 13%, um exemplo para o mundo.
Reservas marinhas norte- americanas, só no Pacífico
A matéria da NG lembra que, até agora, todas as reservas marinhas de proteção integral ficam no Pacífico. Para a revista,
os 400 anos de tradição da pesca em New England, no Atlântico, são um desafio político mais difícil
A indústria da pesca combateu a ampliação de Papahanaumokuakea. National Geographic diz que
a indústria pesqueira do Havaí combateu vigorosamente a ampliação da reserva, com anúncios na TV, vídeos no You Tube, lobbie no Congresso etc. O ponto a favor da decisão de Obama veio dos legisladores havaianos favoráveis a ampliação
O Brasil continua patinando
Enquanto as nações de primeiro mundo correm para atingir as metas de Aichi, cuja décima- primeira propõe que todos os países com saída para o mar, membros da ONU, deveriam separar 10% de sua zona costeira, e mar territorial, em área protegidas, o Brasil continua a dar o mau exemplo. Os órgãos ambientais brasileiros, Ibama e ICMBio, não têm a menor condição de cumprirem suas funções. Falta verba, pessoal, planejamento; falta harmonia entre os dois braços, Ibama/ICMBio. Falta ainda instituir a meritocracia aos gestores do ICMBio.
Não basta um novo Ministro, faltam políticas públicas
A biodiversidade tupiniquim teve recentemente um momento de alívio, ao ser anunciado Zéquinha Sarney como novo Ministro do Meio Ambiente. Tido como conhecedor do tema, alguém que delega e deixa os técnicos trabalharem, Zéquinha custou a fazer o Presidente assinar o decreto tornando Alcatrazes uma Unidade de Conservação. E olhe que o decreto, e projeto da UC, estavam prontos há muito tempo. O país continua com menos de 2% de áreas marinhas protegidas.
Fonte: http://news.nationalgeographic.com/2016/08/obama-creates-world-s-largest-park-off-hawaii/.