Pesqueiros na costa da Argentina: satélite da Nasa capta luzes

0
600
views

Pesqueiros na costa da Argentina equipados com holofote buscam a lula-da-Argentina.

Pesqueiros na costa da Argentina: Imagens sugerem presença maior do que licenças emitidas.

Pesqueiros na costa da Argentina, mapa da nasa mostrado pesqueiros no litoral argentino
Fotos noturnas de satélite da Nasa mostram atividade humana pela costa da América do Sul. (Foto: Nasa Earth Observatory/NOAA National Geophysical Data Center)

Pesqueiros na costa da Argentina: imagens noturnas feitas por satélite da Nasa

Imagens noturnas feitas por satélite da agência espacial americana (Nasa) revelaram intensa concentração de luzes no sul do Oceano Atlântico, entre 300 km a 500 km da costa da Argentina.

Pesqueiros na costa da Argentina, imagem de barco pesqueiro argentino
Os enormes navios pesqueiros se concentram em Puerto Deseado

O motivo da grande quantidade de pontos de luz é a presença de barcos de pesca. Eles são equipados com holofotes para ajudar na captura durante a noite.

A lula-da-Argentina: segunda espécie mais pescada do planeta

A espécie que  buscam é a Illex argentinus, a lula-da-Argentina. Um tipo de molusco de barbatanas finas que é a segunda espécie mais pescada do planeta. O animal vive a uma profundidade marinha de 80 metros a 600 metros, onde se alimenta de camarões, caranguejos e peixes.

Pesqueiros iluminam o oceano

Para capturar os animais, os pesqueiros  iluminam o oceano para atrair plâncton e espécies de peixes que a lula-da-Argentina costumam seguir. Os barcos podem transportar mais de centenas de lâmpadas, que geram até 300 kw de luz.

Pesqueiros na costa da Argentina, imagem de enorme navio pesqueiro de lula argentina
Os enormes navios pesqueiros de lula

As imagens registradas pela Nasa mostram a aglomeração de embarcações ao longo da plataforma continental da Argentina e das Ilhas Malvinas.

Cem barcos recebem a permissão para pescar a lula-da-Argentina

Segundo  a agência espacial, a cada ano cem barcos recebem a permissão para pescar a lula-da-Argentina. No entanto as imagens de satélite sugerem quantidade maior de pesqueiros atuando na região. Além de grandes frigoríficos e navios de reabastecimento que operam distantes da costa.

300 mil toneladas de lula-da-Argentina sem licença

Pesquisadores e gestores de pesca indicam que a cada ano são capturadas do Atlântico Sul 300 mil toneladas de lula-da-Argentina sem licença.

Pesqueiros na costa da Argentina
Mapa mostra a localização de barcos pesqueiros em nove noites consecutivas de abril de 2012 (Foto: (NASA Earth Observatory/NOAA National Geophysical Data Center)

Pesca, uma tragédia mundial

A pesca industrial, e mesmo artesanal, é uma tragédia mundial ainda sem respostas dos vários governos envolvidos. Pescadores artesanais ainda utilizam bombas, no Brasil, e no mundo. Enquanto isso a pesca industrial corre solta, sem ações mitigatórias de governos que não querem mais desemprego.

Muitos governos ainda subsidiam a pesca. Mais uma vez, no Brasil, e em vários países do mundo. Enquanto isso, áreas do chamado alto- mar, sem ainda uma legislação internacional, são saqueadas sem que se tome providências. Do jeito que vai, a pesca estará liquidado em poucos anos.

Em colaboração do G1, São Paulo.

Ambientalistas do Brasil correm risco de vida

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here