Programa Mar Brasil estréia no BandNews TV

1
107
views

Programa Mar Brasil, estréia no BandNews TV

No domingo, último fim de semana de novembro de 2019, tivemos uma excelente novidade no BandNews TV. Às 12 horas, com duração de meia hora, estreou o programa Mar Brasil, apresentado por Tamara Klink. A moça, de 22 anos, é filha de peixe, quer dizer, do maior navegador brasileiro e ícone mundial da vela, Amyr Klink (Conheça uma excepcional entrevista com o navegador). Mais uma vez a TV, o grande veículo de massa, abre suas portas para focar o mais importante ecossistema, sem o qual não haveria vida no planeta: o mar. Vida longa ao Mar Brasil!

imagem de tâmara klink apresentadora do programa mar Brasil
Tamara Klink.

Programa Mar Brasil

Dado o grau de desconhecimento da maioria do público sobre os serviços prestados pelos oceanos, e seu estado de semi calamidade, o programa Mar Brasil é muito bem-vindo. Especialmente porque é comandado por uma jovem. Faz tempo que este site sabe que é quase inútil esperar dos mais velhos as necessárias mudanças de hábitos. Parece que com a idade ficamos cada vez mais céticos e acomodados. Aquecimento global? Ora, isso não é comigo…

O foco do primeiro programa Mar Brasil

Em sua estréia o programa, bem editado, e apresentando com charme e convicção pela talentosa Tamara, mostrou lindas cenas dos oceanos. E teve como foco o aquecimento global e suas terríveis consequências para o planeta, notadamente, os oceanos. Com pertinentes entrevistas com especialistas, o episódio mostrou uma vez mais a importância dos corais e manguezais, não só para a vida marinha, mas para a proteção dos continentes agindo como espécie de barreira que contribui para evitar a erosão, as ressacas (saiba o que são e como e formam) cada vez mais poderosas, e o aumento do nível do mar.

Pequena participação do pai

Amyr, o grande navegador brasileiro, cuja casa tem filial na Antártica, deu um depoimento. Ele falou do aumento da força dos ventos em mais uma consequência das mudanças climáticas. Klink, que já foi dezenas de vezes para a Antártica, contou que nas primeiras vezes em que atravessou o Drake, o estreito que separa a América do Sul da Antártica, e pior lugar do mundo para a navegação, era raro os ventos ultrapassarem os 100 quilômetros por hora. Mas isso parece que é parte do passado. Os ventos ali são cada vez mais fortes.  Amyr atribui a mudança à crise climática, como não poderia deixar de ser.

As correntes marinhas em destaque

Tamara Klink explicou a importância dos oceanos para o clima na Terra. Ilustrações mostraram as correntes marinhas como transmissoras de calor ao longo do globo. E foi dado grande destaque aos problemas do aumento do nível dos oceanos. Da Antártica, as imagens deram um salto para o lagamar do sudeste brasileiro, mais especificamente, para a vila de Ararapira, fronteira entre o Paraná e São Paulo. Ali, a erosão, consequência do aumento do nível do mar, dividiu a ilha do Cardoso em dois ao abrir uma nova barra. Em seguida a câmera foca o que restou das casas dos nativos que lá viviam há gerações. Um cenário desolador, e mais uma prova da força do mar anabolizada pelo aquecimento.

imagem da nova barra de Ararapira, no lagamar
A força do mar dividiu a Ilha do Cardoso em dois pedaços ao abrir uma nova barra.

As mudanças na Antártica provocadas pelo aquecimento

Tamara Klink, que já passou mais de meia-dúzia de verões na Antártica a bordo do barco do pai, o Parati, informou que, mesmo com a pouca idade, já se pode ver os efeitos do aquecimento no manto de gelo da Antártica e suas geleiras, que têm diminuído a olhos vistos. Aos olhos dela mesma. A moça mais uma vez alertou para a nossa ação, somo nós, disse ela, a humanidade, quem provoca o aquecimento. E provou: que mundo vamos deixar para nossos netos?

Não perca o programa Mar Brasil, aos domingos, 12 horas, no BandNews TV. Não é sempre que este imenso e desconhecido ecossistema ganha a visibilidade da televisão. Assista, e espalhe a boa nova.

Ar-condicionado, sua escolha minimiza o aquecimento global

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here