Pinguim-rei amarelo chama atenção nas redes sociais

0
2692
views

Pinguim-rei amarelo chama atenção nas redes sociais

A imagem incomum chamou a atenção nas redes sociais. Matérias pipocaram nas mídias sociais, afinal a raridade da situação flagrada justifica o alvoroço. A foto do pinguim-rei amarelo correu o mundo desde que um fotógrafo belga o encontrou em uma das ilhas da Geórgia do Sul, numa expedição de 2019. Não se trata de uma nova espécie, mas apenas uma ave com problemas genéticos que nasceu sem pigmentação.

Imagem de pinguim-rei amarelo
A ave fotografada na Geórgia do Sul pelo belga Yves Adams em 2019.

Pinguim-rei amarelo chama atenção nas redes

O fotógrafo belga de vida selvagem Yves Adams estava visitando uma das ilhas do arquipélago das Geórgia do Sul. Em meio a uma das maiores colônias de pinguins-rei, avaliada em 120 mil indivíduos, havia um diferente. Bastou o olho treinado de Yves flagrar a ave para começar o processo que a tornou vedete das redes sociais.

Não é a primeira vez que pinguins descoloridos são avistados. Trata-se de um ‘defeito genético’ conhecido como leucismo que provoca perda parcial da pigmentação em um animal, levando-o à coloração branca, pálida, ou irregular da pele.

Imagem de pinguins-rei
Imagem, Yves Adams.

A CNN ouviu o veterinário brasileiro Ralph Vanstreels, coordenador científico do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).

O especialista explicou: “Essa palidez generalizada sugere que esse pinguim possui alguma desordem genética relacionada à produção ou ativação da melanina, que é o pigmento que dá a coloração negra às penas dos pinguins. Por outro lado, é interessante notar que a produção de spheniscinas, que são os pigmentos que dão a cor amarelada às penas dos pinguins, não parece ter sido afetada.”

Ele pode ser mais impressionante para os próprios animais

Sem dúvida que a foto de Adams ganhou, por sua raridade, grande notoriedade entre os humanos. Mas, segundo o veterinário ouvido pela CNN, o pinguim-rei amarelo ‘pode ser ainda mais extraordinário aos olhos de outros animais.

Imagem de colônia de pinguins-rei
A Geórgia do Sul reúne a maior colônia de pinguins-rei. Imagem,Yves Adams.

“Vale notar que as spheniscinas refletem a luz ultravioleta (algo que nossos olhos não percebem, mas que as aves conseguem enxergar), então é provável que a plumagem desse pinguim seja ainda mais impressionante aos olhos dos demais pinguins do que aos nossos.”

Para o especialista “essas anormalidades de coloração acontecem esporadicamente na natureza, tanto em pinguins quanto em outros animais.”

O site weather.com diz que a mesma condição do pinguim-rei já foi vista em raros indivíduos brancos nas populações de tigre de Bengala ou girafa.

A mesma fonte diz que ‘Pinguins descoloridos semelhantes, como um pinguim completamente branco em uma colônia de pinguins barbicha na Antártica, já foram avistados em algumas ocasiões. No entanto, o pinguim-rei amarelo foi visto pela primeira vez!’

O fotógrafo Adams descreveu a descoberta como “ganhar na loteria da natureza”.

Assista ao vídeo e saiba mais

Imagem de abertura: Yves Adams

Fontes: https://weather.com/en-IN/india/environment/news/2021-02-24-rare-yellow-king-penguin-photographed-near-antarctica; https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/02/24/rarissimo-pinguim-rei-amarelo-e-fotografado-em-ilha-do-atlantico-sul?fbclid=IwAR2wfP1arRTw9OmmgPynqrXUesHobfRN3mTxq1V6jrap-Lj_-I_lyXG7Af0.

Corrente do Golfo atinge nível mais fraco em mil anos

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here