Dez corais mais fantásticos do mundo, conheça

0
1038
views

Dez corais mais fantásticos do mundo: veja a lista

Ao longo da costa de uma das regiões desérticas do planeta, encontra-se um mundo submarino repleto de vida marinha. São os recifes de coral do Mar Vermelho. Com fronteira com o Sahara de um lado, e deserto da Arábia de outro, este recife tem mais de 1.200 milhas de comprimento . E existem há mais de 5.000 anos. Suas origens estão em algum momento antes do reinado dos antigos faraós egípcios. Eles fazem parte dos dez corais mais fantásticos do mundo.

10. Coral do Mar Vermelho

dez corais mais fantásticos, imagen de corais do mar vermelho

Abrangendo cerca de 6.300 milhas quadradas entre Península do Sinai, no Egito, e o Golfo de Aden, os recifes do Mar Vermelho são considerados um  dos mais espectaculares do mundo.

dez corais mais fantásticos, imagens de corais do mar vermelho
Corais do mar vermelho

Os recifes do Mar Vermelho estão entre os mais resistentes e preservados.

9. Barreira de Coral da Mesoamérica, Caribe.

dez corais mais fantásticos, imagens dos arrecifes mesoamericanos
Os dez corais mais fantásticos

Centenas de espécies de peixes e muitos animais marinhos em perigo de extinção  vivem nas águas do Caribe que cercam a Mesoamérica. Um dos maiores sistemas de recifes de coral do mundo.

É também um dos mais intensivamente estudados. Essa região é constantemente desafiada por muitas ameaças de uma só vez – peixes exóticos, subida do nível do mar, temperaturas da água em aquecimento, mudança química dos oceanos,  barcos de turismo e navios.

reefs-mesoamerican-4_980x551-2

Dois milhões de pessoas ao longo das costas do México, Belize, Guatemala e Honduras dependem diretamente do recife Mesoamericano para sua subsistência.

8. Barreira de coral em Florida Keys, Estados Unidos.

dez corais mais fantásticos, imagem da Barreira de coral em Florida Keys

Durante séculos as águas rasas ao largo das ilhas de Florida Keys têm oferecido condições perfeitas para o o desenvolvimento de recifes que estão entre os dez mais fantásticos do mundo.

dez corais mais fantásticos, imagem da Barreira de coral em Florida Keys

7. Recife Apo, Filipinas.

dez corais mais fantásticos, imagens dos recifes -apo

Muitos anos de pesca intensiva – incluindo por envenenamento por cianeto e dinamite, que envolve lançando explosivos no oceano para atordoar ou matar tudo nas proximidades – o Recife Apo, nas Filipinas, quase foi totalmente destruído no início de 1990. Sobrou apenas um terço  restante.
O governo filipino proibiu a pesca nas 170 milhas quadradas em todo o tesouro submarino. Agora estão protegidos como parque nacional Apo Reef.

6. Barreira de Coral Andros, Bahamas.

dez corais mais fantásticos, imagem da Barreira de Coral Andros

Situado a cerca de uma a duas milhas ao largo da costa leste da ilha de Andros, nas Bahamas, com 124 milhas de comprimento, a barreira de Coral Andros é a terceira maior do mundo. Perde para o Belize Barrier Reef, e a famosa Grande Barreira de Corais da Austrália.

reefs-andros-29_980x551

Mergulhadores podem explorar uma variedade de zonas dentro dos recifes.

Barreira de Coral Andros, imagem da Barreira de Coral Andros,

Arraias, lagostas, polvos, moréias, tubarões tigre, tubarões de recife e barracuda podem ser encontrados em diferentes pontos ao longo do Andros Barrier Reef.

5. Barreira de Coral de Belize, Belize

Barreira de Coral Andros, imagem dos recifes de belize

Em 1971 o lendário Jacques Cousteau levou seu navio Calypso para o Recife Lighthouse, um pequeno atol de pouco mais de 40 milhas ao largo da costa de Belize. Ele mergulhou nos 400 pés de profundidade do Grande Buraco Azul. Ele é um sumidouro gigante com várias cavernas subterrâneas que inundaram após o nível do mar subir dezenas de milhares de anos atrás.

Barreira de Coral Andros, imagem dos recifes de belize

Os impactos do turismo, combinados com os danos ocasionados por navios de grande porte e tempestades devastadoras , como em 1998 quando o furacão Mitch destruiu 190 milhas de coral, fez com que a UNESCO  nomeasse a Barreira de Coral de Belize como Patrimônio Mundial em Perigo.

4. Atol Maldivas- Chagos-Lakshadweep, Oceânico Índico.

dez corais mais fantásticos, imagem de recifes nas ilhas-maldivas

Os profundos tons de azul escuro do oceano parecem ser de outro planeta neste que também faz parte da lista dos dez corais mais fantásticos do mundo.

dez corais mais fantásticos, imagem dos recifes de maldivas

Os Atols das Maldivas-Chagos-Lakshadweep são a maior coleção de pequenas ilhas amarradas juntas. São compostas por cerca de 1.300 ilhas e bancos de areia perto do equador, no Oceano Índico. Esses atóis são o lar de muitos corais encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

3. Recife Raja Ampat, Indonésia.

dez corais mais fantásticos, imagem dos recifes raja-ampat

Espalhados por mais de 15.000 milhas quadradas ao largo da costa noroeste da Indonésia, o nome de “Raja Ampat” significa os “quatro reis”. As quatro principais ilhas são Batanta, Misool, Salawati e Waigeo. Elas se juntam com centenas de outros ilhotes para formar este grande sistema de recifes  no coração do Triângulo de Coral.

dez corais mais fantásticos, imagens dos recifes -raja-ampat

A região é considerada a mais rica em termos de biodiversidade de coral. Só o recife Raja Ampat é o lar de mais de 550 espécies registradas.

dez corais mais fantásticos, imagem de recifes raja-ampat-

2. Barreira de Recife Nova Caledônia- Nova Caledônia.

dez corais mais fantásticos, imagem dos recifes da nova caledonia-

Um dos mais diversos e mais extenso sistemas de recifes de coral do mundo, o New Caledonia Barrier Reef é também a segunda maior barreira, atrás apenas da Austrália. É um dos mais espetaculares e belos recifes do mundo, um lugar conhecido por sua água cristalina ao longo de 750 milhas pelo Pacífico Sul.

dez corais mais fantásticos, imagem dos recifes da nova caledonia-

Na região já foram descobertos e classificados diversos novos tipos de vida marinha, peixes e invertebrados. As maiores ameaças são muitas vezes tanto naturais como provocadas pelo homem.

1.Grande Barreira de Coral da Austrália, Austrália.

dez corais mais fantásticos, imagem dos recifes da grande barreira de corais

Muito maior e mais imponente do que  qualquer outro recife de coral na Terra, a Grande Barreira de Corais é tão grande (mais de 130.000 milhas quadradas) que é maior do que o Reino Unido e da Irlanda juntos. Essa barreira encabeça a lista dos dez corais mais fantásticos do mundo.

dez corais mais fantásticos, imagem dos recifes da grande barreira de corais

Localizado na costa do estado australiano de Queensland, muitas partes do recife são difíceis de alcançar. Exigem dias de viagem de barco . Mais de 1.500 espécies de peixes vivem na região. Assim como mais de 130 espécies diferentes de tubarões e raias, e sete espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

dez corais mais fantásticos, imagem dos recifes da grande barreira de corais

Infelizmente o grande recife está sob crescente estresse ao longo dos últimos 20 a 30 anos. Com o aumento das temperaturas dos oceanos, a acidificação das águas e o El Niño, o branqueamento do coral em massa desde a década 90 tem sido inevitável.

dez corais mais fantásticos, imagem dos recifes da grande barreira de corais

Mais da metade da cobertura dos corais da Grande Barreira da Austrália já foi perdida. Quaisquer que sejam as razões, a mensagem é clara: se você quiser ver a Grande Barreira de Corais, não espere muito tempo.

Perigos dos agrotóxicos e aves da Antártica

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here