Orcas atacam, pinguim foge, turista registra

0
11772
views

Orcas atacam, pinguim foge, e turista registra luta da ave para escapar

Eles formam um par curioso. Ele é norte-americano, ela é polonesa. Ambos adoram viajar, têm blogs sobre viagens e registraram recentemente uma cena  pra lá de especial na Antártica. Matthew Karsten se apresenta como ‘um blogueiro de viagens de aventura, fotógrafo e nômade digital que explora o mundo há mais de 10 anos’. Ele é casado com Anna Karsten que em seu site diz que ‘estou aqui para provar que você pode nascer em um país que não fala inglês, sofrer de doenças crônicas e ainda viver um estilo de vida aventureiro onde quer que você queira estar’. Orcas atacam, pinguim foge, turista registra.

Iamgem de pinguim e bote de turistas na Antártica
A cena inusitada e salvação do Gentoo. Imagem,

Na Antártica em 2019

No verão de 2019 o casal aproveitou a crescente onda do turismo na Antártica e embarcou em um navio. Em geral estes cruzeiros na Antártica duram em torno de uma semana a dez dias. É o tempo suficiente para um primeiro olhar ao último continente a ser descoberto, onde as condições são tão críticas que o ser humano não conseguiu se fixar.

Foi o que fez a Antártica ser hoje a cereja do bolo do planeta Terra para pessoas que gostam da natureza ainda selvagem. Ali, pela pouca presença humana, a paisagem permanece igual por centenas de anos e os animais não se sentem intimidados com os seres humanos e continuam com seus hábitos como se nada estivesse acontecendo, mesmo quando rodeados por turistas.

Regras e locais mais visitados

Na tentativa de evitar acidentes e estresse aos animais, há regras para o turismo. Uma delas, por exemplo, proíbe mais de um navio no mesmo local. Outra impõe uma distancia mínima entre os turistas e os animais. E há sítios onde o turismo é proibido.

imagem de Port Lockroy,
Port Lockroy. Arquivo, MSF.

Entre os pontos mais visitados estão alguns dos sítios históricos, como Port Lockroy, antiga base inglesa aberta em 1945, hoje um museu onde se pode ver como os pesquisadores pioneiros viviam e trabalhavam.

PUBLICIDADE

E além disso, alguns locais de extrema beleza também fazem parte da maioria dos roteiros. Entre estes locais estão o estreito de Gerlache, nome que homenageia o belga Adrien de Gerlache, o primeiro navegador a invernar na Antártica em uma épica viagem.

Orcas atacam, pinguim foge, turista registra

Foi justamente no estreito de Gerlache que aconteceu a cena inusitada que tanto sucesso fez nas redes sociais. O pinguim Gentoo agradece até hoje a presença dos turistas em botes de borracha. Foi graças a um deles que este pinguim sobreviveu.

Imagem de orcas no estreito de Gerlache
Orcas no estreito de Gerlache. Imagem, arquivo MSF.

O blogueiro Matt Karsten estava filmando a paisagem quando um grupo de orcas aparece. Os animais não se intimidam, chegam perto dos botes. Neste momento um distraído pinguim Gentoo passa a lutar pela vida flagrado pela câmera de Matt que passa a narrar o que ocorre.

Orcas são predadores do topo da carreira e costumam caçar em grupo. É muito, mas muito difícil conseguir escapar dos ataques mortais das orcas. Mas este teve sorte. Ele passa como um torpedo de um lado para o outro tentando se desvencilhar das orcas. Mas onde? E mar aberto é uma luta perdida.

Então o pequenino pinguim tenta pular para dentro de um dos botes. Na primeira tentativa ele bate na lateral e espirra para o mar mais uma vez. Parece que não haverá mais jeito, os turistas assistirão a mais uma cena de predadores satisfazendo suas necessidades.

Mas eis que o pequeno Gentoo consegue saltar para dentro do Zodiac, o bote de borracha, para surpresa geral dos turistas que mal conseguem acreditar que sua presença o salvou desta vez.  As orcas ainda rodeiam o bote enquanto o piloto vira 180º e começa a se afastar até que elas desistem de segui-lo. Vendo-se livre, o pinguim dá adeus aos seus companheiros, e salta para o mar novamente.

Assista ao vídeo que demonstra o certeiro ditado: um dia é da caça, outro do caçador. Este foi o dia da caça

Imagem de abertura: Matthew Karsten

Fontes: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/117943-pinguim-foge-de-orcas-pulando-em-barco-de-turistas-video.htm; https://expertvagabond.com/about/; https://annaeverywhere.com/about-2/.

Pantanal atravessa pior seca em 60 anos

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here