Morte de baleias, Nasa, e tempestades solares

1
6377
views

Morte de baleias e golfinhos pode estar relacionada a tempestades solares, avisa a NASA

Um mistério de longa data entre os biólogos marinhos: afinal, qual é  o motivo da morte de baleias saudáveis, e golfinhos, coletivamente conhecidos como cetáceos? Muitos acabam  encalhados ao longo de áreas costeiras em todo o mundo. Poderiam as tempestades solares severas, que afetam campos magnéticos da terra, confundir suas bússolas internas e fazê-los perder sua rota?

Assim começa a matéria publicada no site da NASA em 2 de fevereiro de 2017.
 imagem de baleias mortas em praia
Foto: UOL

Relação entre tempestades solares e morte de baleias

Para começar, os cientistas informam que os cetáceos se orientam utilizando os campos magnéticos da Terra. Não são os únicos, alguns pássaros e, possivelmente, tartarugas marinhas também o fazem. Assim, anomalias magnéticas poderiam ser  uma  das responsáveis pelo encalhe de centenas desses animais ao mesmo tempo.

Investigação vai desvendar se tempestades solares são a causa da morte de baleias

Ao todo, três instituições participam da pesquisa, a Goddard Space Flight Center; o Bureau of Ocean Energy Management (BOEM) e o Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (IFAW).

Uma equipe do Goddard Space Flight Center analisará as bases de dados espaço-temporais da Nasa relativos a tempestades solares, ao mesmo tempo em que verificam dados sobre o encalhe de animais coletados pelo Bureau of Ocean Energy Management (BOEM), assim como pelo Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (IFAW).

Desse modo, talvez a grande dúvida poderá ser respondida. Caso a hipótese seja provada, os cientistas avisarão as regiões mais propícias a receberem estes fenômenos, em outras palavras, a Nova Zelândia, Austrália, costa da Grã-Bretanha, e  Cape Cod, Massachusetts, EUA.

Entre os mamíferos marinhos, os mais ameaçados são as baleias. Enquanto países como o Japão, Noruega e Islândia, persistem na caça anual aos animais, ambientalistas tentam criar um santuário de baleias no Atlântico Sul, sem, entretanto, êxito até agora.

(Foto de abertura: O Globo)

Situação da Pesca e Aquicultura Mundial, relatório da FAO de 2021

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. as pessoas não conseguem entender , que a diferenças do magmatismo terrestre, é tão grande devido as nossas criações que colocam na atmosfera ondas eletromagnéticas que interferem sentidos de epécies que usam como navegação, temos as abelhas também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here