Santuário de baleias no Atlântico Sul

0
247
views

Santuário de baleias no Atlântico Sul: faltam poucos votos

Atualizado em 20 de abril de 2017

Apesar de faltarem poucos votos, mais uma vez o Japão e seus aliados, países cuja economia depende do Japão, impediram a criação do Santuário. Mas ele sairá, cedo ou tarde, esta ‘guerra’ vai terminar. E a vitória será dos que defendem o santuário. Além dos países favoráveis, a comunidade científica também é a favor. Os recursos marinhos ‘estão por um fio’. Todos sabem disso. A tendência é a pressão aumentar em prazo médio obrigando o Japão a aceitar o santuário.

Segue matéria original:

Brasil, Argentina, Uruguai, África do Sul e Gabão são os autores da proposta para a criação do Santuário de baleias no Atlântico Sul. Ela vai à votação em Outubro, na Eslovênia, no âmbito da Comissão Baleeira Internacional. A CBI é uma organização internacional que existe desde 1946 e reúne 80 países. Desde 1998 o Brasil defende a criação deste santuário que precisa da aprovação de 75% dos países membros.

Santuário de baleias no Atlântico Sul

Japão impede a criação do santuário de baleias

Historicamente o Japão sempre foi contrário ao santuário atuando fortemente no sentido de não permitir que a área protegida saia do papel. O país já foi acusado de comprar votos de outros países com os quais mantém relações comerciais.

Conheça outros países contrários

Ao lado do Japão estão a Noruega e Islândia, países que ainda caçam o cetáceo. Rússia e Coréia do Sul também são contrários.

Faltam apenas 4 votos para a criação do santuário de baleias do Atlântico Sul

Durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, cinco países se uniram para lançar a campanha final para a criação do santuário de baleias: Brasil, Argentina, Uruguai, África do Sul e Gabão. Através de petições, e um grande abaixo- assinado nas redes sociais mundo afora, a campanha pressiona para sensibilizar os membros da CBI a finalmente criarem mais esta área protegida.

Para Sarney Filho, Ministro do Meio Ambiente,

o Brasil sempre teve uma postura ativa na conservação das espécies. Vamos aproveitar este momento de união dos países nos jogos Olímpicos para lançar esta campanha global.

Como você pode participar da campanha

Use a hashtag #SantuarioEuApoio, e assine o abaixo- assinado neste link do Greenpeace. É fácil participar. Basta colocar nome e email. Mais de 400 mil pessoas já assinaram. E mais importante: passe adiante, avise os amigos, compartilhe nas redes socais.

Vídeo  Santuário de Baleias do Atlântico Sul.

Saiba mais sobre o Japão e a caça as baleias.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here